PUBLICIDADE

Mossoró, 23 de Março 2015 - 13:11hs

Noticias

4 dicas para aumentar os músculos na malhação

26 de Dezembro de 2013

Verão, praia, corpo em forma! É o sonho da juventude: corpo forte, sarado.
Para que o músculo cresça é preciso intensificar carga na malhação, mas não adianta morar na academia e descuidar da alimentação: sem repouso e dieta apropriada, não há resultado.

Confira algumas dicas do personal trainer norte-americano Michael Matthews, autor do livro Malhar, secar, definir – a ciência da musculação (Editora Princípio):

1. Os músculos crescem apenas se forem forçados a crescer.
Quando a pessoa levanta pesos, as fibras dos músculos são microlaceradas. O organismo entende o que aconteceu como uma agressão e vai tentar recuperar a fibra lacerada e, com isso, adapta o músculo para que ele consiga aguentar mais força – causando a hipertrofia, ou seja, o crescimento muscular. Agora, se o exercício que foi feito só provocou um pouco de microlacerações nas fibras, o organismo não terá do quê se recuperar e os músculos não vão crescer. O contrário também acontece: se o exercício é muito intenso e provoca muitas microlacerações, o corpo não conseguirá recuperar toda essas lesões, paralisando o crescimento muscular. A melhor combinação, portanto, é o equilíbrio de pesos

2. Os músculos crescem se sobrecarregados, não por fadiga ou inchaço
Sentir os músculos queimando não significa que eles estejam crescendo. Essa queimação é sinal de que o ácido lático está sendo derramado nos músculos, avisando o corpo para produzir hormônios anabólicos, que ajudam no crescimento. No entanto, o excesso dessa queimação prejudica o crescimento muscular – e faz até com que os tecidos se desmanchem.
Aquela sensação de que os músculos estão inchados, logo após um treino, acontece porque há sangue retido nos músculos. Ela não determina o quanto os músculos estão crescendo.
A sobrecarga, no entanto, é a chave para o crescimento muscular. Isso significa que séries curtas e intensas com pesos grandes são a melhor forma de fazer o músculo “acordar”, microlacerar na medida certa e, consequentemente, crescer.

3. É preciso repouso para os músculos crescerem
Muitos pensam que, desde que de forma correta, o ideal é exercitar-se todos os dias. Errado. Os músculos precisam de repouso para se reconstruírem. Se você exagerar na dose de exercícios – e na frequência deles – as microlacerações serão excessivas e você terá o nível de cortisol elevado, prejudicando o crescimento muscular.
Treinar sem o músculo estar recuperado causa perda de força e de tamanho. Dependendo da intensidade do treino, os músculos levam de 2 a 5 dias para se recuperar. Apenas quando a sensação de músculo dolorido vai embora é que ele está recuperado.
O sono também influencia: é preciso dormir o suficiente para acordar descansado. Para algumas pessoas, bastam 6 horas. Para outras, o número de horas pode chegar a 12.
O personal trainer da academia BodyTech explica que é fundamental que o aluno esteja descansado para ter um poder de concentração maior. “A noite regenera as células musculares e os tecidos. Para hipertrofiar, é preciso treinar, pegar peso, ter essa sobrecarga. Se a fibra muscular não estiver 100% recuperada e descansada, ela não terá esse poder de contração, consequentemente não terá um desgaste muscular”, explica.

4. Nenhum músculo cresce se o corpo não estiver bem alimentado
Segundo Michael Matthews, a boa nutrição representa de 70% a 80% da aparência da pessoa, seja ela magra, musculosa, em forma ou flácida. Ela pode fazer os exercícios com a sobrecarga correta e dormir bem, mas se não se alimentar bem, não há crescimento. É necessário, portanto, dosar a quantidade proteínas, carboidratos e gorduras para potencializar os resultados.

Com informações do IG.

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com