PUBLICIDADE

Mossoró, 21 de Março 2015 - 16:25hs

Noticias

Materiais elétricos vendidos em Natal e Mossoró estão regulares

18 de Março de 2014



O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou na última semana a Operação Especial Eletros. O objetivo da ação, que aconteceu em todo o país, era checar se estabilizadores monofásicos de até 3kVA, disjuntores, cordões prolongadores/extensões, interruptores e fios e cabos elétricos atendem ao regulamento, sendo comercializados com um conjunto de informações obrigatórias e com o selo de identificação da conformidade.



De 10 a 15 de março, 45 estabelecimentos da capital potiguar e de Mossoró foram visitados pelos fiscais do Ipem, nos quais foram verificados 9.517 itens, todos dentro da normalidade. Operação similar foi realizada em 2012 e contabilizou apenas 0,1% de produtos irregulares, índice que a Chefe do Setor de Verificação da Conformidade do Ipem-RN, Fabiana Macedo, atribui às frequentes fiscalizações dos órgãos delegados do Inmetro.



“Essa foi uma operação específica, mas a fiscalização de rotina acontece durante o ano todo, o que coíbe a comercialização de produtos fora do padrão. Os comerciantes e fabricantes já estão cientes de que as penalidades são altas em caso de infração, e passaram a atender as exigências, que visam sempre à segurança do consumidor”, ressalta Fabiana.



Além de estarem dentro do novo padrão de plugues e tomadas, os produtos precisam conter aprovação do Inmetro, comprovada pela presença do selo de certificação no produto ou embalagem.



Quem vende esse tipo de produto sem atender às exigências pode sofrer processo administrativo, que pode gerar desde a interdição da mercadoria até multa de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dependendo da gravidade da infração, do tamanho do estabelecimento e se o mesmo é reincidente ou não, dentre outros fatores.

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com