PUBLICIDADE

Mossoró, 03 de Abril 2015 - 02:40hs

Noticias

Projeto da deputada Larissa fortalece saúde da mulher

07 de Agosto de 2013

Proposta é aprovada na Comissão de Constituição e Justiça

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira, mais um projeto da deputada estadual Larissa Rosado (PSB): oferecimento de vacinas contra HPV na rede pública de saúde.É a segunda proposta sobre papilomavírus aprovada na Assembleia, por iniciativa da parlamentar. No último dia 28 de junho, o plenário da Casa aprovou instituição da Semana Estadual de Conscientização e Prevenção ao HPV no RN. “São duas ações complementares. A campanha alertará para os perigos do HPV e estimulará a procura da vacina, que estará disponível nas unidades de saúde. Essa cadeia fortalecerá atenção à saúde da mulher”, explica Larissa.

Risco

Estima-se que o HPV provoque cerca de 90% dos casos de câncer do colo do útero; que 25% a 50% das mulheres estejam infectadas no mundo; 75% delas contraiam o vírus na vida e 50% dos homens estejam infectados, segundo a OMS. O Ministério da Saúde estima 137 mil novos casos de HPV a cada ano no Brasil, e registrou morte de 96 mulheres no RN vítimas de câncer do colo do útero, em 2011. São mais de 100 tipos de HPV, e 13 têm maior potencial para causar câncer.

“E como a vacina tem prevenção comprovada, sobretudo em meninas de 10 e 11 anos, é que precisamos estimular o conhecimento sobre o assunto, porque prevenção precisa ser atrelada à informação para funcionar”, observa Larissa.

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com