PUBLICIDADE

Mossoró, 24 de Março 2015 - 17:27hs

Noticias

Cerca de 80% dos bancários aderem ao movimento paredista

20 de Setembro de 2013

Iniciada ontem, 19, em todo o Brasil, a greve dos bancários alcançou somente no primeiro dia 80% de adesão em Mossoró. A expectativa da categoria é que esse percentual cresça ainda mais a partir das atividades que serão realizadas na programação do movimento paredista.
"Esse primeiro dia foi de esclarecimentos, de informações. O número de bancários que aderiram à paralisação já é muito bom, mas esperamos que aumente a cada dia. A Federação Nacional dos Bancos e o Governo Federal não sinalizaram para um acordo, então nossa única alternativa foi a greve", explica o presidente Anchieta Medeiros, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Mossoró e Região (SEEB). Entre as principais reivindicações da categoria, está o reajuste salarial de 11,92%, sendo que a Fenaban propõe um aumento de 6,1%, o que não contempla as expectativas dos bancários em greve. "Não é só uma questão salarial, também reivindicamos mais segurança nas agências, melhor qualidade de vida para os trabalhadores, que são submetidos a metas abusivas, rotinas que os fazem adoecer", diz.
A pauta dos grevistas inclui ainda a não-aprovação do Projeto de Lei 4.330, que prevê a regulamentação da terceirização no serviço público de forma geral. "Queremos ainda a contratação de mais bancários, para atender melhor a população", complementa Anchieta Medeiros.
Em Mossoró, há aproximadamente 350 bancários, distribuídos em 17 agências, sejam elas públicas ou privadas. "A população precisa entender que a responsabilidade da greve é da Fenaban e do Governo Federal. Os trabalhadores não fazem greve por fazer", afirma o presidente do Sindicato, acrescentando que os caixas eletrônicos e os correspondentes bancários continuarão em atividade, como alternativas para os usuários dos serviços da categoria.

Greve dos bancários não isenta o consumidor de pagar suas contas dentro do prazo

A paralisação não isenta o consumidor de pagar suas contas dentro do prazo estipulado pelo credor. Para evitar eventuais encargos, como multas e juros pelo não-pagamento da dívida em dia, a primeira atitude é ligar para a agência na qual possui conta para saber se ela aderiu à greve. Caso tenha aderido, procure saber se outra agência está operando.
Na impossibilidade de utilizar uma agência bancária, a solução é procurar, o quanto antes, o credor e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, e outros.
De acordo com o Procon, diante de um cenário de greve, as empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento. Se o fornecedor se recusar a disponibilizar uma alternativa, o cliente deve documentar sua tentativa e registrar uma reclamação junto ao órgão.
Comprovantes
O cliente deve guardar os comprovantes, tanto os que indicam que ele buscou o credor para solicitar outra forma de pagamento, quanto os comprovantes de pagamento feitos por outros canais, como internet e telefone. No caso da internet, o comprovante pode ser impresso. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo.

ÁGUA, LUZ E TELEFONE
As contas de serviços públicos como água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nas agências bancárias. É possível quitar em casas lotéricas e em alguns supermercados.

CONTAS EM ATRASO

Para quem tem conta como luz, água, telefone, gás em atraso, a orientação é fazer o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco (internet, telefone, correspondente bancário). As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte. No caso dos títulos de cobrança, condomínio, escola, academia, financiamentos, a orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é pedir ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou fazer o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA). Com o boleto atualizado, é possível pagá-lo pelos canais alternativos do banco.

Fonte: omossoroense.com.br
Foto:
Por Redação. Jornal O mossororoese

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com