PUBLICIDADE

Mossoró, 03 de Abril 2015 - 16:04hs

Noticias

Municípios pedem mudança na portaria que obriga prefeituras à garantir a qualidade da água distribuída em carros-pipa

05 de Julho de 2013

Os Municípios do Nordeste passam pela pior seca dos últimos 50 anos e agora se preocupam com a qualidade da água. O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), disse que vai sugerir ao governo federal mudança na Portaria Interministerial dos Ministérios da Defesa e Integração Nacional, que prevê que as prefeituras façam um laudo mensal para avaliar a qualidade da água fornecida nos carros-pipa. O parlamentar que pediu a audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família nesta quinta-feira, 4 de julho, defende que os Municípios não têm condições de garantir a qualidade da água distribuída pelo Exército em carros-pipa. “Todos passam a responsabilidade para o Município. Ele não tem nem laboratórios para fazer a análise da água, como vai assumir essa responsabilidade?”, questionou. O deputado sugeriu que o governo federal forneça instrumentos para purificar a água e garantir a qualidade.

Para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) os laudos mensais para avaliar a qualidade da água distribuída não garantem que ela possa ser potável. E os representantes do Exército e da Funasa negaram a responsabilidade de garantir a qualidade da água distribuída para os 810 Municípios nordestinos atingidos pela pior seca dos últimos 50 anos. Durante audiência da Comissão de Seguridade Social e Família nesta quinta-feira, 4 de julho, eles explicaram que essa é uma responsabilidade das prefeituras, como estipulado na Portaria Interministerial dos Ministérios da Defesa e da Integração Nacional.

Água contaminada

Em Alagoas, foram registradas em junho 37 mortes por diarreia, decorrentes da água sem tratamento, de acordo com o Ministério da Saúde. Só no Município de Palmeira dos Índios (PB), de janeiro a junho, os atendimentos por diarreia passaram de sete mil.

A Operação Carro-pipa, coordenada pelo Comando de Operações Terrestres do Exército, distribuiu 25 bilhões de litros de água em 2012 para os 810 Municípios nordestinos atingidos pela seca.

Fonte: www.cnm.org.br
Foto: Reprodução

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com