PUBLICIDADE

Mossoró, 03 de Abril 2015 - 15:51hs

Noticias

Inep divulga edital para avaliação de estudantes de cursos de Medicina do Brasil

15 de Julho de 2013

O Governo Federal publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15), o edital do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior estrangeiras, o chamado Revalida. Além deste, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), também publicou edital para a realização de provas por estudantes de faculdades de Medicina do Brasil, em caráter de "pré-teste".

O MEC já havia informado que realizaria o teste junto a estudantes. A justificativa para o estudo é subsidiar análises sobre a avaliação aplicada na primeira etapa do Revalida. As provas, inclusive, serão aplicadas no mesmo dia em que os profissionais formados no exterior serão submetidos ao teste, dia 25 agosto. Os estudantes de cursos no Brasil não serão submetidos à avaliação de habilidades, prevista para os dias 19 e 20 de outubro.

A participação no estudo é voluntária. As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente via internet, no website do Estudo, entre os dias 15 a 25 de julho de 2013. Para que possam realizar a provas, os estudantes precisarão ser inscritos previamente pelos coordenadores dos cursos das faculdades que também tiverem decidido pela adesão ao estudo. Só assim o discente poderá proceder a própria inscrição e ser habilitado a realizar a prova.

Os estudantes que decidirem participar do estudo vão responder a 110 questões objetivas e cinco discursivas, no mesmo dia de aplicação das provas para os candidatos que desejam revalidar os diplomas. A avaliação de habilidades, no entanto, será realizada somente com os candidatos formados no exterior, nos dias 19 e 20 de outubro, em Brasília.

A amostra de instituições de ensino superior participantes do estudo visa compor um quadro representativo e proporcional das matrículas em escolas médicas de todo o país. Para isso, foram levados em consideração o número de cursos de Medicina do Brasil por natureza jurídica e organização acadêmica, e número médio e proporção de concluintes por curso. O Inep não descarta a reformulação da aplicação das provas, utilizando os mesmos critérios.

Revalida

Para a revalidação do diploma, o edital aborda a realização do exame obrigatório para brasileiros que cursaram Medicina em instituições estrangeiras e para médicos de fora do Brasil que desejam trabalhar no país.

As inscrições estão sendo realizadas a partir de hoje exclusivamente pelo site do Revalida. O participante tem até o dia 30 de julho para realizar a inscrição na prova, que será em duas etapas e contará com três provas: objetiva, discursiva e um teste de habilidades clínicas.

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no mesmo dia, em 25 de agosto. A avaliação clínica, na qual os examinandos precisarão realizar tarefas específicas ao longo de um certo período de tempo, será aplicada nos dias 19 e 20 de outubro.

Todas as provas terão caráter eliminatório com 110 questões da prova escrita objetiva, cinco da escrita discursiva e 10 da avaliação médica. Apesar dos locais ainda não terem sido divulgados, o Governo informou que a prova de habilidades clínicas será realizada em Brasília e os participantes poderão escolher onde farão as provas objetivas e discursas. Na primeira etapa, o examinando deverá pagar R$ 100. Se aprovado, deve pagar a taxa de inscrição de R$ 300 para participar da segunda etapa.

Os profissionais que aderirem ao programa 'Mais Médicos', por outro lado, não precisarão realizar a prova devido a determinação do Governo Federal. Esses médicos, no entanto, só poderão atuar nas áreas para as quais foram contratados.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Reprodução

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com