PUBLICIDADE

Mossoró, 21 de Março 2015 - 16:17hs

Noticias

OAB propõe homenagem às vítimas do Golpe Militar

28 de Março de 2014



A Comissão da Memória e da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Mossoró, quer que a Câmara dos Vereadores reconheça o esforço dos mossoroenses que lutaram contra a Ditadura Militar. A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte também sofreu com a repressão militar. Políticos locais tiveram seus mandatos cassados, civis foram perseguidos e mortos. A real dimensão do estrago provocado pela Ditadura no município é alvo de investigação feita pela Ordem.
As investigações, realizadas pela Comissão da Memória e da Verdade da OAB/Mossoró, começaram em julho do ano passado e ainda estão em andamento. Segundo o presidente da comissão, José Wellington Barreto, já existem indícios que comprovam os atos praticados pelos militares em Mossoró. Ele cita, por exemplo, o caso do vereador Vicente Lopes, que seria empossado presidente da Câmara Mossoró, mas foi cassado. O mesmo ocorreu com Vivaldo Dantas, eleito vereador.
A sugestão da OAB, feita à Câmara dos Vereadores de Mossoró, é que seja realizada uma Sessão Magna para homenagear as vítimas dos crimes praticados no regime ditatorial. Wellington propõs ao Poder Legislativo mossoroense que sejam concedidas Comendas de Gratidão às famílias das vitimas. “É uma forma de reconhecermos o esforço empreendido por todos aqueles que lutaram pela democracia, contra o sistema opressor que assolou nosso país”, explica Barreto.
Muita gente não sabe que Mossoró foi uma das cidades que sofreram com a perseguição dos militares. Além dos políticos, que foram cassados e presos, várias outras pessoas sofreram com a Ditadura. “Foi uma cidade muito visada, de sindicalistas perseguidos. Tínhamos sindicalistas fortes na época. Trabalhadores, intelectuais, estudantes e muitos outros sofreram com a perseguição. Seria justo que Poder Legislativo promovesse essa homenagem, como forma de reconhecimento”.

50 ANOS DO GOLPE
O Golpe Militar ocorreu em 1º de abril. Segundo os historiadores, iniciou-se com uma série de atos desencadeados no fim de março de 1964. O golpe encerrou com o governo de João Goulart (Jango), que tinha claras aproximações com as ideias da esquerda. Ao longo dos anos, o regime militar foi endurecendo o governo e tornando legalizadas práticas de censura e tortura, por exemplo. A Ditadura Militar acabou em 1985, com a eleição de Tancredo Neves, primeiro presidente civil desde o golpe de 64.

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com