PUBLICIDADE

Mossoró, 24 de Março 2015 - 03:52hs

Noticias

Médico treina cegas para detectar câncer de mama pelo tato

21 de Outubro de 2013

Uma moça cega se especializou em detectar precocemente o câncer de mama. Pia Hemmerling, de 25 anos, trabalha em um hospital de Hamburgo, na Alemanha. Ela passou os últimos quatro transformando sua deficiência visual em uma ferramenta valiosa para encontrar tumores em estágio inicial. Seu toque é capaz de detectar nódulos cancerígenos entre seis e oito milímetros na mama. "É excelente para os pacientes, pois oferece maior precisão no diagnóstico e maior probabilidade de curar, mas ( é bom) também o cego, porque criou um campo de trabalho especialmente adequado para nós. Na maioria das vezes um homem cego perde condições de competir , mas neste caso a nossa deficiência é uma vantagem " , diz Pia.
A ideia
Frustrado com sua incapacidade de detectar casos assim, Frank Hoffmann, um ginecologista alemão com 20 anos de experiência, teve há 6 anos a ideia de formar mulheres cegas para a exploração de tumores.
Ele acredita que a deficiência de Pia "é um dom" para seus pacientes.
Antes de aprender a técnica, a jovem foi garçonete ( e guia no escuro) em um restaurante onde se come na escuridão.
Ela é uma das 23 meninas com pouca, ou nenhuma visão, treinadas como Médicos Legistas de Toque. “A Pia é o primeiro diagnóstico, mas não elimina o ultrassom , mamografia, biópsia, ou outro exame subsequente necessário " , diz Hoffmann. O médico ofereceu sua experiência e colaboração a outros países. "Estamos em contato com Israel , Turquia, África do Sul e em breve vamos conversar com a Coreia do Sul", disse ele. O próximo passo dele será treinar examinadores cegos, do sexo masculino, para detectar câncer de próstata.

Com informações da BBC.

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com