PUBLICIDADE

Mossoró, 22 de Março 2015 - 08:12hs

Noticias

Carnaval deste ano contará com mais seis novas bases descentralizadas do SAMU 192 RN

25 de Fevereiro de 2014




Cerca de 140 profissionais do SAMU 192 RN estarão de prontidão durante todo o carnaval até a quinta-feira, dia 05/03, em todas as bases de todas as regiões do Estado, dentre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, motoristas, operadores de rádio, operadores de frota e telefonistas. Todas as 25 bases vão funcionar normalmente, mas o diferencial deste ano é que o SAMU vai contar com mais seis bases descentralizadas, fruto de um projeto de regionalização que vem ocorrendo desde 2011. As novas bases estão em Baraúna, Currais Novos, Parelhas, Macau, Caicó e Santa Cruz.


Além disso, o SAMU está colocando mais uma ambulância de suporte básico para reforçar o serviço em Apodi e outra em Macau e manterá toda a equipe de prontidão para um acionamento rápido, caso ocorram acidentes com múltiplas vítimas. O SAMU 192 RN manterá contato permanente com o Potiguar 01, helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Estado para os casos de necessidade de um deslocamento mais rápido do paciente.


Segundo a coordenadora do Samu 192 RN, Cecília Picinin, permanece o atendimento intensificado no litoral do estado e nos municípios com mais tradição carnavalesca. Essa intensificação está relacionada ao número de acidentes nesse período do ano, quando aumenta a população flutuante e há uma elevação nos casos de emergência”, declarou.


Para diminuir o tempo resposta e atender melhor à população neste período, o Samu 192/RN acrescentou mais duas viaturas de suporte básico à sua frota, sendo uma para atuar na Praia de Búzios, litoral sul, e outra para a Praia de São Miguel do Gostoso, no litoral norte. “Os veículos extras possuem tração 4x4 e podem atender a ocorrências em dunas, beira mar e em outros lugares de difícil acesso. Desde o início da operação verão reforçamos o nosso efetivo com mais 15 condutores de veículos de urgência e 15 técnicos de enfermagem”, disse Cecília Picinin.



Ela ainda destaca que além deste reforço de veículos e efetivo, toda a frota que habitualmente presta assistência à população para os atendimentos de urgência e emergência será mantida, com exceção da Unidade de Suporte Básico (USB), que normalmente fica no Posto de Atendimento da Avenida Maria Lacerda e será remanejada para a comunidade de Pium, onde o fluxo de veículos aumenta.


Ao todo, a Região Metropolitana contará com 19 ambulâncias (sendo 15 de suporte básico e 04 de suporte avançando, incluíndo uma para atendimento neonatal e pediátrico) e 02 motolâncias.


As ambulâncias de suporte básico contam com um condutor e um técnico de enfermagem, para atender casos clínicos e de trauma de menor complexidade. As ambulâncias de suporte avançado possuem médico, enfermeiro e contam com equipamentos como um cardioversor, bomba de infusão, respirador mecânico, e outros aparelhos de reanimação e trauma.



Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com