PUBLICIDADE

Mossoró, 03 de Abril 2015 - 15:58hs

Noticias

Comitiva potiguar com 70 prefeitos reivindica melhorias em Brasília

09 de Julho de 2013

Reivindicações têm foco no aumento do Fundo de Participação dos Municípios, reposição das desonerações de impostos como o IPI e reajuste dos programas federais.

A capital do Brasil receberá mais de quatro mil representantes de municípios de todo o país a partir desta segunda-feira (8) para debater o equilíbrio das finanças e os repasses federais para os municípios. A comitiva potiguar será formada por mais de 70 prefeitos e 80 participantes entre vice-prefeitos e secretários de saúde.

A “marcha dos prefeitos” como é conhecido evento terá foco na discussão nacional de melhorias administrativas como o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a reposição das desonerações de impostos como o IPI e o reajuste dos programas federais.

No caso dos prefeitos do Rio Grande do Norte, a pauta de reivindicações inclui ainda a crise financeira dos municípios que sofrem com o aumento no salário mínimo e a questão dos aumentos obrigatório do piso dos professores. “A comitiva do Rio Grande do Norte vai a Brasília buscar apoio do governo federal para manutenção e continuidade dos programas que sofreram reajustes nos últimos anos”, comenta Benes Leocádio, prefeito de Lajes e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

O prefeito explicou que os prefeitos do Rio Grande do Norte irão à Brasília acompanhados dos secretários municipais de saúde para reivindicar também pelos aumentos nos procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os reajustes federais para a saúde estão defasados com o governo pagando R$ 10 por consulta, enquanto o município tem que pagar R$ 100 ao médico”, argumenta Benes Leocádio.

Além do desequilíbrio financeiro da saúde, o presidente da Femurn aponta a crise enfrentada pelos aumentos no salário mínimo. “O reajuste é duas vezes maior do que o reajuste do Fundo de Participação dos Municípios. Como podemos equilibrar as contas?”, questiona Benes.

Esse ano a “Marcha dos Prefeitos” completa 16 edições e deverá contar com uma reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT) e os representantes municipais.

Fonte: no minuto
Foto:

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com