PUBLICIDADE

Mossoró, 24 de Março 2015 - 17:41hs

Noticias

Amaro Sales acredita que Pró-Sertão e Mais RN podem reacender “chamas da economia” do RN

08 de Agosto de 2013

Presidente da Fiern afirma que os programas vão promover emprego e dar rumo ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

O Presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Amaro Sales, acredita na importância de iniciativas como Mais RN e o Pró-Sertão e destaca que os programas deverão reacender a “chamas da economia” e dar rumo ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, nessa quinta-feira (7) o presidente discutiu o atual cenário econômico do estado, a participação da FIERN em projetos proativos para mercado e evidenciou a importância de uma organização nos planejamentos governamentais.

“Acredito na iniciativa do Pró-Sertão porque a indústria têxtil é uma prática já existente no estado. O Seridó possui empresas no ramo como a Hering e a R M Nor”, disse Amaro Sales. Segundo o presidente da Fiern, a iniciativa deverá aquecer a economia do estado e atrair novos empreendimentos para o RN.

A geração de emprego também foi apontada como fator positivo do Pró-Sertão pelo presidente. “Na hora que se gera emprego, o desenvolvimento econômico surge em qualquer parte do país. A expectativa de 20 mil novos empregos nos dá uma proporção de 5 novas vagas para cada serviço gerado. No final, haverá uma oportunidade de 100 mil vagas no estado”.

Ao ser questionado sobre os motivos para o desaquecimento do setor industrial do país nos últimos dois anos, Amaro Sales aponta o “Custo Brasil” como fator determinante. “Ele segura o crescimento econômico na hora de competir os produtos nacionais com os estrangeiros na exportação, tornando a competitividade injusta”, destaca Amaro.

O presidente também afirma que é necessário rever alguns aspectos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “A CLT precisa ser revista. Ela tem mais de 70 anos e foi criada em um período com economia diferente da atual” disse. De acordo com Amaro Sales, o empregador ao promover serviços acaba por gerar mais encargos financeiros do que promove oportunidades.

O presidente afirma que está muito preocupado com atual crise do governo e acredita que se os compromissos não forem assumidos a crise poderá tomar proporções ainda maiores. “Acredito que, a priori, o governo deva convocar os demais poderes e discutir os cortes orçamentários, afinal, se o estado passa mal devemos permanecer juntos para minimizar as dificuldades”.

No entanto, Amaro Sales explica que os cortes no orçamento necessitam ser estudados e não podem ser linear. “O corte linear não é a proposta com melhor resultado. Setores como a saúde não podem ser prejudicados, pois são serviços essenciais”.

Amaro Sales finalizou dizendo que a Federação das Indústrias tem se preocupado com a situação de crise no estado e afirma que todos os projetos em parceria com o governo são proativos para o desenvolvimento econômico.

Pró-Sertão

O projeto “Pró-Sertão” tem o objetivo de interiorizar a indústria do Rio Grande do Norte através da abertura de 300 facções – pequenas confecções – até 2017 na região Seridó.

Mais RN

O Mais RN é um projeto idealizado para planejar o futuro econômico do Rio Grande do Norte, onde todas as informações necessárias para investimentos e negócios possam ser encontradas de forma sistematizada, analisada e trabalhada. O banco de dados reunirá atividades econômicas, dados estatísticos, meio físico, social, infraestrutura e redes de serviços para análise das oportunidades e gargalos com a identificação de ações de Governo.

Dividido em três fases – diagnóstico, mapeamento de oportunidades de negócios e definição de políticas públicas – o MAIS RN definirá as diretrizes de uma política de desenvolvimento sócio-ambiental e econômico para o Rio Grande do Norte com ações a curto, médio e longo prazo.

Fonte:Nominuto.com

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com