PUBLICIDADE

Mossoró, 03 de Abril 2015 - 15:51hs

Noticias

Festival de Martins retorna ao calendário cultural

15 de Julho de 2013

O roteiro gastronômico do Estado volta a apontar para o oeste. O Festival Gastronômico de Martins anunciou seu retorno, de 01 a 04 de agosto, dentro da temporada invernosa das serras locais. O evento está completando dez anos e abriu caminhos para que o interior potiguar exibisse suas potencialidades culinárias para um público maior. A diversidade das primeiras edições está prometida para 2013, bem como, várias novidades.

“A gente pretende fazer um festival como nos velhos tempos, com oficinas, chefs renomados, concurso gastronômico, e reforçando a importância da turismo cultural para a cidade”, explica Sanylle Faraj, coordenadora gastronômica do festival. Uma novidade é o tema para 2013: sai o cordeiro como ingrediente principal, e entrarão os pescados da região, especificamente o tucunaré e a tilápia. Os chefs poderão criar à vontade em cima da iguaria do mar. A programação também não ficará restrita à noite, ressalta Sanylle. “Já teremos programação a partir das 14h, com direito a concurso e restaurantes abrindo para o almoço. Os oficinais serão feitas à noite”, diz. O espaço Cozinha Show, onde são realizadas as oficinas receberá 14 chefs, a maioria ainda inéditos no evento. Entre eles estão Joelson Leite (Lótus), Gláucia Veras (Bendita’s Buteco), Severo Marques e Roberta (Dois Vinhos e Gastronomia), Fernando Gomes (Eloi Chaves), Francisco Gasteasoro (Oui), Daniel Cavalcanti (Cascudo Bistrô), Gracinha Ferreira, Felipe Barreto (Munganga, de Olinda), François Schimtt, Sanylle Faraj, Adriana Lucena (Taiá Bistrô), Cacau Wanderley e Gabriel Camilo (Cozinharia).

Os restaurantes participantes criarão um prato especial para o evento, ao preço de R$10. Na tenda de degustação-show, os chefs servirão pratos especiais a R$5. Outros ingredientes que a própria Martins servirá ao festival e seus participantes virão do projeto Horta de Quintal, que foi implantado em anos passados pelo festival. Os restaurantes e chefs se servirão de hortaliças orgânicas como salsinha, tomate cereja, manjericão e berinjela, antes difíceis de achar na cidade. Também será reativado o projeto “Cama, Café e Rede”, em parceria com o Sebrae, com objetivo de cadastrar residências para alugueis temporários de quartos.

Durante o lançamento, realizado ontem (sexta), a prefeita Olga Fernandes destacou ações focadas na proteção do meio-ambiente e apresentou o projeto do 1º teleférico do Rio Grande do Norte, que será construído no Mirante do Canto.

Fonte: Tádzio França - Repórter. / Tribuna do Norte

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com