PUBLICIDADE

Mossoró, 24 de Março 2015 - 17:29hs

Noticias

Pesquisadores do RN estudam leite bovino que não causa intolerância

11 de Setembro de 2013

Estado pode ser 1º a produzir leite bovino sem restrições para alérgicos.
Amostras de raças criadas no RN serão analisadas por um mês em SP.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão estudando a existência de animais do estado que produzem leite sem os elementos causadores de alergia e intolerância a lactose. O estudo feito em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e a Universidade de São Paulo (USP) identificou raças criadas no RN que possuem esse potencial.

De acordo com o professor Adriano Rangel, que coordena o projeto, a pesquisa tem potencial para o mercado. "É algo interessante porque vai gerar novas perspectivas para o mercado, gerar valor a produtos e derivados. Indústrias de países como Nova Zelândia e Austrália já trabalham com leite livre de problemas", afirma. Entre as raças pesquisadas está a guzerá.

Se comprovada a teoria, o estado será o primeiro estado brasileiro a produzir leite bovino sem restrições para alérgicos. A aluna de mestrado da UFRN, Thábata Lima, coletou sangue e amostras do rabo dos animais. O material será levado para a USP na próxima segunda para ser analisar durante um mês. "Muitas pessoas sabem que o leite é base de uma alimentação saudável e querem consumir, mas não podem por causa da alergia", diz Thábata Lima.

Fonte: www.g1.globo.com
Foto: Reprodução

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com