PUBLICIDADE

Mossoró, 03 de Abril 2015 - 15:48hs

Noticias

Vigilância Epidemiológica divulga novos dados sobre a Influenza A no RN

16 de Julho de 2013

A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) emitiu nota sobre a situação epidemiológica do vírus influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte. As informações se referem ao período entre os dias 14 e 28 de junho de 2013.

No ano de 2013 já foram recebidas 156 notificações para H1N1, dentre estas, três casos confirmados de Influenza A (H1N1). Dentre os 18 casos de óbitos suspeitos do ano de 2013, continuamos com 2 óbitos confirmados para Influenza A(H1N1), 1 confirmado para Influenza A não subtipado e 7 casos descartados, os demais encontram-se em investigação.

Dos 42 laudos emitidos pelo Instituto Evandro Chagas (Belém-PA) de casos suspeitos para Influenza A (H1N1), um caso foi confirmado para a referida doença. O novo caso confirmado foi de uma gestante de 28 anos, residente em Natal, que foi hospitalizada no dia 04/06/2013, recebeu alta em 10/06/2013 e passa bem. Dos demais casos, 16 foram confirmados para outros vírus respiratórios e 25 laudos foram negativos para vírus respiratórios.

SINTOMAS

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

BOX

Recomendações para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus

* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;

* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;

* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

Fonte: Gazeta do Oeste
Foto: Reprodução

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com