PUBLICIDADE

Mossoró, 24 de Março 2015 - 17:42hs

Noticias

Feira do bode : Laboratório itinerante previne doenças em caprinos e ovinos

08 de Agosto de 2013

Sebrae disponibiliza diversos tipos de atendimentos aos criadores durante a Festa do Bode, que começa nesta quinta-feira (8)

Mossoró - Referência na caprinovinocultura do Rio Grande do Norte, a Região Oeste concentra mais de 50% do rebanho de caprinos e 40% dos ovinos existentes no estado. Para garantir a qualidade e saúde do rebanho potiguar, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove, durante a edição 2013 da Festa do Bode, um plantão de atendimento para orientar os criadores de caprinos e ovinos. As atividades têm início nesta quinta-feira (8) e seguem até o domingo (11) no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá, em Mossoró.

Em uma estrutura dotada de equipamentos laboratoriais específicos, denominada de Bode Móvel, serão realizados diversos exames, a exemplo do OPG – Contagem de ovos por gramas de fezes -, capaz de detectar a presença de doenças nos animais, tais como verminoses e emerioses. Apesar de comuns aos rebanhos, a falta do diagnóstico precoce dessas doenças pode causar a morte dos animais. As verminoses e emerioses prejudicam diretamente a produção leiteira e de carne.

“É uma ação que já acontece há alguns anos. É uma preocupação do projeto Aprisco garantir mais qualidade ao rebanho da região para que a cadeia produtiva da caprinovinocultura se fortaleça”, explica Gustavo Cosme, gestor estadual do projeto Aprisco do Sebrae no estado. No local também serão feitas ultrassonografia, orientação no processo de escolha de animais durante a comercialização, assim como dicas de melhoramento genético do rebanho. O atendimento faz parte das ações do projeto Aprisco, que atende cerca de 400 criadores instalados nas regiões Oeste, Alto Oeste e Sertão Central do Estado. A iniciativa está presente em diversos municípios do Rio Grande do Norte desde 2005, com ações permanentes de capacitação e estratégias que garantem inserção no mercado e inovação tecnológica nos rebanhos.

Fonte : Sebrae
Foto: Reprodução

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com