PUBLICIDADE

Mossoró, 24 de Março 2015 - 17:42hs

Noticias

Empreendedor exibe talento ao repaginar móveis antigos

08 de Agosto de 2013

SÃO UTILIZADOS PAPEL RECICLADO, FIBRA DE BANANEIRA E OUTROS MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS PARA DAR UM NOVO VISUAL A UTENSÍLIOS, COMO PRATELEIRAS, BAÚS, MESAS E CRISTALEIRAS

A arte de manusear a madeira, retirar as imperfeições e dar formas a objetos normalmente fica restrita aos domínios de marceneiro, mas o potiguar Macabeu Carvalho prova que determinação vale mais que experiência, principalmente na hora de conceber um negócio. O empreendedor abriu formalmente sua empresa, a Sabiá Móveis, em 2002, mesmo sem ter noção de marcenaria, já que atuava no setor de turismo. Hoje, é considerado um verdadeiro artista pelo trabalho de renovação de móveis antigos. O negócio evoluiu tanto que a empresa, além de revitalizar e estilizar, também passou a fabricar os móveis artesanalmente.

Quando Macabeu Carvalho trocou, há 15 anos, a cidade de Ceará-Mirim por Pium, comunidade que fica nas divisas dos municípios de Parnamirim e Nísia Floresta, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, não imaginara que naquele vilarejo, anos mais tarde, teria ali o negócio capaz de muda a sua vida. A atividade de renovação surgiu como uma alternativa e agora é a principal fonte de renda para o empreendedor.

Macabeu Carvalho teve de aprender sobre marcenaria e o resultado do aprendizado não poder ser melhor. O trabalho chama a atenção. Ele usa papel reciclado, fibra de bananeira e outros materiais reaproveitáveis para dar cara nova a utensílios, como gavetas, baús, caixas de madeiras, cristaleiras, aparadores, mesas de centro e cadeiras, que ganham um visual rústico com um toque artístico, usando as técnicas de pátina.

Por mês, produz mais de trinta tipos de móveis diferentes. Produção que já caiu no gosto de turistas que visitam a região e moradores locais. “A gente vai produzindo e descobrindo os gostos dos clientes”, diz Macabeu Carvalho, tentando justificar o sucesso que conquistou.

Além do showrrom, que fica localizado no Centro de Pium, o empreendedor abriu um outro espaço, exclusivo para a fabricação dos móveis sob encomenda. A fábrica está localizada na estrada que segue de Parnamirim em direção a Pium. Atualmente, a atividade garante uma renda superior a R$ 100 mil por ano ao empreendedor. A demanda cresceu o suficiente para que fosse necessária a contratação de pessoal para dar suporte. Atualmente, a Sabiá Móveis possui sete funcionários registrados.

Caminhos de Pium

A empresa de Macabeu Carvalho é apenas uma das dezenas de empreendimentos do lugar que contam com o suporte técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte, através do projeto Caminhos de Pium, um roteiro alternativo capaz de proporcionar aos visitantes uma experiência de bem-estar, sabores exóticos, contato com a natureza e turismo de aventura.

O projeto Caminhos de Pium surgiu ano passado a partir da iniciativa do Sebrae de fazer um levantamento das potencialidades da área no segmento de produção associada ao turismo. A iniciativa visa consolidar no Rio Grande do Norte uma nova tendência de destino, que considera o conceito de turismo com vivência e interação com a cultura local.

Foram identificados 27 negócios, capazes de ofertar 36 tipos de atividades e serviços voltados para pequenos grupos de visitantes, com foco principalmente na Copa da FIFA 2014. A ideia é apresentar aos turistas que visitarão a capital em função da dos jogos do mundial um roteiro diferenciado que os leve a ver, gostar, provar e levar os valores, os sabores e a riqueza da cultura potiguar.

Fonte: Sebrae
Foto: Reprodução

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com