mormon.org Mundial

Prestar Serviço ao Próximo

Todos Podemos Servir

Jesus Cristo disse: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). Isso não significa que vamos morrer para demonstrar amor a nossos amigos. Nós damos nossa vida toda vez que colocamos a necessidade de outra pessoa antes da nossa. (E os “amigos” mencionados na escritura acima podem ser interpretados como toda pessoa que encontramos, já que Jesus também nos deu o mandamento “amai-vos uns aos outros”.)

Damos nossa vida ao servir. Os membros da Igreja têm muitas oportunidades de servir. Podemos fazer pequenos atos de bondade para nossos vizinhos, participar de serviço comunitário, cumprir com nossas responsabilidades nas congregações locais ou contribuir com o trabalho humanitário em larga escala da Igreja. Essas ações, grandes ou pequenas, fazem-nos sentir a felicidade de estarmos ligados a nossos irmãos e nossas irmãs e lembram-nos de que Deus frequentemente permite que sejamos a resposta à oração de alguém.

O Propósito do Serviço

Um casal vizinho apressou-se a ajudar quando viu uma mãe que cria os filhos sozinha mudar-se para uma pequena casa ao lado da sua. Passaram todo o sábado carregando caixas, limpando o assoalho e brincando com as duas crianças pequenas da mulher. Quando o trabalho terminou, a mãe convidou seus novos vizinhos para jantar na semana seguinte para demonstrar sua gratidão. A princípio, recusaram já que era evidente que ela não tinha muitos recursos, mas ela insistiu com lágrimas nos olhos. O casal percebeu que, aceitar sua hospitalidade, ajudaria a fortalecer os laços de amizade e respeito muito mais do que faria a simples cortesia.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensina que, já que tudo o que temos vem de Deus, devemos estar desejosos de compartilhar tudo — de bens e dinheiro até nosso tempo e talentos — para ajudar as pessoas em necessidade (e é importante lembrar que nós todos somos necessitados de uma forma ou de outra). Quando servimos ao próximo, somos lembrados de que nada na vida dura tanto quanto os laços que criamos com outras pessoas, e não há melhor maneira de unir-nos a elas do que trabalhando juntos para nosso bem comum. Spencer W. Kimball, um antigo profeta, explicou: “Deus Se importa conosco e zela por nós. Mas geralmente é por meio de outra pessoa que Ele atende a nossas necessidades” (“The Abundant Life [A Vida Abundante]”, Tambuli , junho de 1979, p. 3). Deus tem o poder de fazer Sua obra sozinho, mas Ele permite que ajudemos devido ao sentimento fantástico que temos quando servimos.

Como Podemos Servir

Pense em alguém que pareça ser completamente autossuficiente — alguém que tenha um bom emprego, uma bela casa e seja, em geral, feliz. Ainda assim podemos prestar serviço a essa pessoa? Precisamos mesmo, já que ela não parece necessitar de ajuda? O evangelho de Jesus Cristo nos ensina que todos se beneficiam ao servir e serem servidos pelos outros. O serviço não é somente atender a uma necessidade, mas também demonstrar amor a nossos irmãos e nossas irmãs.

Uma pessoa se sentiria muito pressionada ao dizer que é cristã, mas sem sentir um desejo profundo de servir seus semelhantes. Jesus Cristo nos ensinou a “amar uns aos outros” quando estava na Terra, e também disse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35). A maneira de demonstrar nosso amor por Deus é servir ao próximo. Felizmente, as diferentes maneiras de carregar o fardo uns dos outros é quase infinita. Pense em todas as maneiras de ajudar o próximo, seja ajuda financeira, emocional, física e espiritual. Pense nos seus talentos. Talvez você seja bom com números, ou seja criativo, não se irrite facilmente — não importa o que aconteça. Pense no valor desses talentos quando você os compartilha com alguém que precisa de um deles em especial. Mesmo as pequenas coisas que fazemos, como ajudar uma pessoa no jardim ou segurar a porta para outra passar, tornam a vida mais fácil para elas e um pouco mais feliz para nós. Não é necessário procurar muito para encontrar oportunidades de doar nosso tempo e nossa energia. A beleza de seguirmos o exemplo de Cristo é que não precisamos avaliar a quem, quando ou como vamos servir, precisamos somente agir. Pode ser planejado ou espontâneo, para alguém que conhecemos ou um desconhecido. O serviço cristão não busca reconhecimento, não aceita recompensas e é motivado pelo amor.

Oportunidades de Serviço

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias administra vários centros de armazenamento de alimentos, enlatados e instalações de processamento que oferecem inúmeras oportunidades de serviço aos voluntários.

  • A United Way é uma rede mundial que promove o bem comum e cria oportunidades de uma vida melhor para todos, centrando-se nos três pilares-chave da educação, do emprego e da saúde. LIVE UNITED [Viver em União] é um chamado para todos tornarem-se parte da mudança. Para encontrar oportunidades de servir e ser um voluntário da United Way em sua área, acesse:

    http://www.liveunited.org

  • Além de prestar socorro em desastres domésticos, a Cruz Vermelha Americana oferece serviço de solidariedade em cinco outras áreas: serviços na comunidade para ajudar os necessitados; apoio e consolo a membros militares e suas famílias; coleta, processamento e distribuição de sangue para salvar vidas e produtos que usam sangue; programas educacionais que promovem saúde e segurança; e programas de prestação de assistência e desenvolvimento internacionais. Para oportunidades de ser um voluntário na Cruz Vermelha Americana em sua área, acesse:

    http://www.redcross.org

  • Você está procurando formas de retribuir sua comunidade? All for Good [Tudo pelo Bem] torna mais simples encontrar e compartilhar atividades voluntárias com amigos e familiares. Inspirada no pedido do Presidente dos Estados Unidos de engajar mais americanos no serviço voluntário, um grupo de pessoas dos setores de tecnologia, marketing e serviço público juntou-se para construir um aplicativo de código aberto que permite encontrar e compartilhar atividades voluntárias. Para encontrar oportunidades de servir e ser um voluntário em sua área, acesse:

    http://www.allforgood.org

Jesus Cristo É o Exemplo Perfeito de Serviço

Depois da última ceia na Terra, Jesus Cristo sentou-Se com Seus discípulos, já sabendo que Sua vida mortal seria tirada em breve. Ele sabia que teria que sofrer pelos pecados do mundo. Sabia que um de Seus apóstolos iria traí-Lo e que a multidão pediria Sua crucificação. Ainda que tenha sentido o peso de todos esses pensamentos sombrios, Jesus Cristo humildemente Se ajoelhou e lavou os pés de Seus discípulos antes de deixá-los. O Filho de Deus, Que viveu uma vida perfeita, com poder para curar os doentes e levantar os mortos, Que transformou água em vinho, realizou esse simples e humilde ato de serviço. Não havia ninguém mais poderoso ou mais merecedor de devoção do que Ele, mesmo assim Se ajoelhou e lavou os pés de Seus discípulos. O Salvador deu o exemplo perfeito de serviço. Cada minuto de Seu ministério na Terra foi gasto a serviço de Seus semelhantes.

Ele alimentou os famintos. Curou os doentes. Abençoou os necessitados. Serviu ao ensinar. Mesmo sendo apenas um menino de doze anos, Ele cuidava “dos negócios de [Seu] pai” (Lucas 2:49).Pode ser muito difícil tentar viver à altura do exemplo de serviço perfeito de Cristo, mas podemos lembrar que mesmo nossos pequenos atos de serviço mostram nossa determinação de ser como Ele. Quando visitamos o doente e o solitário, estamos sendo como Jesus. Quando ajudamos nosso vizinho a consertar o telhado, servimos uma refeição para quem precisa, fazemos doações em tempos de tragédias e perdoamos a quem nos ofende, estamos servindo como Ele serviria. Servir como Jesus Cristo tem um efeito purificador em nós. Ajuda-nos a entender a ideia de que nosso tempo, nossos talentos e bens não pertencem somente a nós.

Serviço na Igreja

Todo o trabalho local feito nas congregações de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é feito voluntariamente. Os bispos e outros líderes têm outras profissões e não recebem pagamento pelo serviço que prestam na Igreja. A cada membro da Igreja é dada a chance de servir em sua congregação, também. Os mórmons (os membros da Igreja) contribuem ao organizar atividades para grupos de rapazes e moças, dar aulas para crianças e adultos na Escola Dominical, reger a música na Igreja, limpar a capela, trabalhar na biblioteca e de muitas outras maneiras. Fora de sua congregação, alguns são chamados para trabalhar nos templos, outros para ajudar as pessoas a encontrar emprego, outros vão servir missão e assim por diante. Os membros são “chamados” para essas áreas de serviço por seus líderes locais, mas podem escolher se querem ou não e se são capazes de aceitar a designação. O serviço na Igreja não é feito para ser reconhecido ou somente por um senso de obrigação, mas também porque os membros desejam edificar aqueles que os cercam e devolver um pouco do tempo e dos talentos com que Deus os abençoou.

Os Esforços da Igreja

Além de atos de serviço pequenos e pessoais, os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fornecem ajuda em larga escala e de forma organizada para áreas necessitadas. Desde 1985, quando começou a fazer esse monitoramento, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já doou mais de um bilhão de dólares em dinheiro e suprimentos para ajudar 167 países que precisavam de ajuda humanitária. Ela enviou um avião carregado com tendas, lonas, fraldas e outros suprimentos para as áreas do Chile sacudidas pelo terremoto de fevereiro de 2010, e dois aviões com mais de 30.000 quilos de alimento e recursos de emergências para o Haiti em janeiro de 2010, devido ao terremoto catastrófico que lá ocorreu. A organização local, nacional e internacional da Igreja faz com que os esforços coordenados de assistência cheguem rapidamente, para que haja alimentos, suprimentos e voluntários para trabalhar quando são mais necessários.

Saiba mais sobre os esforços de ajuda humanitária