Sucot, Sukkot ou Festa dos Tabernáculos

Curso Herança Judaica do Novo Testamento
Diretor do Cafetorah
Sukkot, a Festa dos Tabernáculos
Sukkot, a Festa dos Tabernáculos
Sukkot, a Festa dos Tabernáculos
Sukkot, a Festa dos Tabernáculos
Sukkot, a Festa dos Tabernáculos
Sukkot, a Festa dos Tabernáculos
Sukkot, a Festa dos Tabernáculos

Sucot ( em hebraico : סוכות ou סֻכּוֹת, Sucot, Festa das Tendas, Festa dos Tabernáculos) é uma festa judaica celebrada no dia 15 do mês de Tishrei (final de setembro até ao final de outubro). É um dos três biblicamente ordenados Sheloshet Haregalim (Três Festas) em que os israelitas fizam peregrinações ao Templo em Jerusalém .

A Festa Santa dura sete dias, incluindo Chol Hamoed e é imediatamente seguido por um dia festivo conhecido como Shemini Atzeret. A palavra em hebraico Sucot é o plural da sucá ", estande , tenda ". A sucá é concebida como uma reminiscência do tipo de habitações frágeis em que os antigos israelitas habitaram durante seus 40 anos de peregrinação no deserto após durante o Êxodo.

Durante todo os dias de sucot, a sucá torna-se a sala de estar da casa, e todas as refeições são feitas na mesma. Em cada dia dos feriados, com todos os membros da casa, e recitam uma bênção sobre o lulav e o etrog , ou quatro espécies.

De acordo com Zacarias, na era messiânica, Sucot vai se tornar um festival universal e todas as nações farão peregrinações anuais a Jerusalém para celebrar a festa lá.

Sucot é uma festa de sete dias, com o primeiro dia comemorado como uma festa completa com serviços especiais de oração e as refeições do feriado. Os restantes dias são conhecidos como Chol HaMoed (festival nos dias úteis "). O sétimo dia de Sucot é chamado Hoshana Rabá (Grande Hoshana ", referindo-se à tradição que os fiéis na sinagoga a pé ao redor do perímetro do santuário durante a manhã de serviços) e tem um respeito especial do seus próprios. Fora de Israel, os dois primeiros dias são celebradas como festas completo. Durante a semana de Sucot, as refeições são comidos na sucá e algumas famílias dormir lá, embora a exigência é dispensada em caso de chuva. Todos os dias, uma bênção é recitada sobre o lulav eo Etrog . Observância de Sucot é detalhada no livro de Neemias na Bíblia , o Mishnah (Sukkah 1:01-05:08), o Tosefta (Sukkah 01:01 - 04:28) eo Talmud de Jerusalém (Sukkah 1a) e Babilónia Talmud ( Sucá 2a-56b).Origem e antiga observância

R$52,00

CSucot era de origem agrícola. Isto é evidente a partir do nome bíblico de "A Festa da Colheita" Hag Haasif, das cerimônias que o acompanham, a partir da época - "A festa do sétimo mês" - e por ocasião da sua celebração: "No final da do ano, quando vocês se reúnem em seus trabalhos fora do campo "(Ex. 23:16)," depois que você recolheu dentro de sua eira e do seu lagar "(Dt 16:13). Foi uma ação de graças pela colheita dos frutos. Visto como o fez no final da colheita, Sucot era considerado como um agradecimento geral para a generosidade de Deus através da natureza, pelo o ano que passou. 

Sucot se tornou uma das festas mais importantes do judaísmo, como indicado pela sua designação como "a Festa do Senhor", ou simplesmente A Festa. Talvez por causa da sua participação de extensão, Sucot tornou-se o momento adequado para Importantes cerimônias de Estado. Moisés instruiu os filhos de Israel a se reunir para uma leitura da lei durante Sucot a cada sete anos (Dt 31:10-11). O rei Salomão dedicou o Templo de Jerusalém em Sucot (1 Reis 8, 2 Chron. 7 º). E Sucot foi o dia sagrado em que pela primeira vez foi observada após a retomada dos sacrifícios em Jerusalém após o cativeiro na Babilônia (Esdras 3:2-4).

Em Levítico , Deus disse a Moisés para comandar o povo: "No primeiro dia você deve tomar o fruto hadar(cítrico) das árvores, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas, e salgueiros do ribeiro"(Levítico 23:40), e "Você deve viver em cabanas por sete dias, todos os cidadãos de Israel viverá em barracas, a fim de que as futuras gerações saibam que eu fiz o povo israelita viver em tendas quando os tirei da terra do Egito "(Levítico 23: 42-43).

Interpretações rabínicas

O Talmud têm um trabalho importante de comentários no judaísmo rabínico, expande-se em muitas das passagens que referem-se a Sucot no Tanakh (Bíblia Judaica). Por exemplo, revela uma nova perspectiva sobre a história da observância do Sucot no Livro de Neemias. O Livro de Neemias descreve como, depois do cativeiro babilônico, em que os israelitas celebraram Sucot fazendo e habitando em tendas. Neemias relata que "os israelitas não tinham feito assim desde os dias de Josué "(Neemias 8:13-17). No entanto, o Talmud (Erkhin 32b) têm razões para que isso não signifique que os israelitas de fato absteveram-se de construir barracas por mais de novecentos anos, já que "é possível que justamente o rei Davi nunca tinha construído um estande para Sucot?". O Talmud conclui que Neemias teria se referido a algumas características específicas das cabanas no seu tempo, ao invés de cabanas próprias. A santidade que os israelitas tinham transmitido para a terra de Israel quando eles entraram inicialmente com Josué - que a terra tinha perdido uma vez que as tribos começaram a ser exilado - agora voltou-se para sempre com o retorno dos exilados

(Por esta razão, também, as leis da Shmita e Yovel , que são mandamentos que têm efeito somente sobre a terra santa, foram recentemente reintegrado pelos que retornaram do exilio. Malbim acrescenta que a observação de Neemias aqui era exclusiva para a cidade de Jerusalém, ou seja, que nunca havia sido permitido ter cabanas construídas dentro dela durante o primeiro templo e era desta forma - ao contrário do resto de Israel - não foi repartido exclusivamente a qualquer uma das treze originais tribos de Israel, e foi o coletivo de todas as tribos. Assim, Jerusalém era até agora considerada de domínio público e, portanto, não pode conter uma cabana, que só pode ser construída, de acordo com a Halachá , dentro de um domínio privado.

Leis e Costumes

Sucot é uma festa de sete dias, com o primeiro dia comemorado como uma festa completa com serviços especiais de oração e as refeições da festa. Os restantes dias são conhecidos como Chol HaMoed (festa nos dias úteis). O sétimo dia de Sucot é chamado Hoshana Rabá (Grande Hoshana, Grande Salvação) referindo-se à tradição que os fiéis na sinagoga a pé ao redor do perímetro do santuário durante a manhã de serviços) e tem um respeito especial aos seus próprios. Fora de Israel, os dois primeiros dias são celebrados como festa completa. Durante a semana de Sucot, as refeições são comidas na sucá e algumas famílias dormem nela, embora a prática é dispensada em caso de chuva. Todos os dias, uma bênção é recitada com o lulav e o Etrog. A observância de Sucot é detalhada no livro de Neemias na Bíblia, o Mishnah (Sukkah 1:01-05:08), o Tosefta (Sukkah 01:01 - 04:28) e o Talmud de Jerusalém(Sukkah 1a) e o Talmud da Babilónia ( Sucá 2a-56b).

Orações

Orações durante Sucot inclui-se a leitura da Torá a cada dia, dizendo o Mussaf (adicional) de serviço depois das orações da manhã, lendo o Hallel(Louvor), e adicionando súplicas especiais na Amidá e orações de graça após as refeições. Além disso, as Quatro Espécies são tomadas em todos os dias de Sucot, exceto no Shabbat e estão incluídas no Hallel Hoshanot e nas porções das oração.

Hoshanot

Em cada dia do festival, adoradores caminham ao redor da sinagoga carregando suas quatro espécies recitando o Salmo 118:25 e orações especiais conhecidas como Hoshanot. Isso acontece, quer depois da leitura da Torá pale manhã ou no final de Mussaf . Esta cerimônia comemora o Salgueiro, cerimônia no Templo de Jerusalém, em que os ramos de salgueiro estavam empilhados ao lado do altar com os fiéis que desfilavam em torno do altar recitando orações.

Ushpizin

Durante o feriado, alguns judeus recitam a oração Ushpizin que simboliza as boas-vindas de sete "clientes exaltados" na sucá. Estes Ushpizin ( aramaico "convidados" אושפיזין), representam os sete pastores de Israel: Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, Arão, José e David. Segundo a tradição, a cada noite um convidado diferente entra na sucá seguido por outros seis. Cada um dos Ushpizin tem uma lição que ensina os paralelos do foco espiritual do dia em que eles visitam.

Chol HaMoed

Após o segundo dia até o sétimo dia de Sucot (terceiro dia até o sétimo dia fora de Israel) são chamados de Chol HaMoed (חול המועד - lit. Semana de Festa). Estes dias são considerados pela Halachá mais do que dias de uma semana regular, mas menos do que dias de festa. Na prática, isso significa que todas as atividades que são necessárias para a festa, como comprar e preparar alimentos, limpar a casa em homenagem ao feriado, ou viajar para visitar outros em Sucot ou em passeios familiares são permitidas pela lei judaica. Atividades que irá interferir com o relaxamento e gozo de férias, tais como, remendar roupas, engajar-se em atividades de trabalho intensivo, não são permitidas. Judeus praticantes tipicamente tratam Chol HaMoed como um período de férias, comer refeições mais agradável do que o normal em seu sucá, convidados, visitantes de outras famílias em sua Sucot, e em passeios familiares.

R$52,00

No Shabat , que cai durante a semana de Sucot (ou, no caso quando o primeiro dia de Sucot é no Shabat), o livro de Eclesiastes é lido durante a manhã nos serviços das sinagogas em Israel. (Comunidades da diáspora lê no Shabat seguinte). A ênfase deste livro sobre a efemeridade da vida ("Vaidade das vaidades, tudo é vaidade ...") ecoa o tema da sucá, enquanto a sua ênfase sobre a morte reflete a época do ano em que ocorre Sucot (O Outono da vida ).  À última segunda estrofe reforça a mensagem de que a adesão a Deus e Sua Torá é o único "trabalho" vale a pena.

Sucot ( em hebraico : סוכות ou סֻכּוֹת, Sucot, Festa das Tendas, Festa dos Tabernáculos) é uma festa judaica celebrada no dia 15 do mês de Tishrei (final de setembro até ao final de outubro). É um dos três biblicamente ordenados Sheloshet Haregalim (Três Festas) em que os israelitas fizam peregrinações ao Templo em Jerusalém .

A Festa Santa dura sete dias, incluindo Chol Hamoed e é imediatamente seguido por um dia festivo conhecido como Shemini Atzeret. A palavra em hebraico Sucot é o plural da sucá ", estande , tenda ". A sucá é concebida como uma reminiscência do tipo de habitações frágeis em que os antigos israelitas habitaram durante seus 40 anos de peregrinação no deserto após durante o Êxodo.

Durante todo os dias de sucot, a sucá torna-se a sala de estar da casa, e todas as refeições são feitas na mesma. Em cada dia dos feriados, com todos os membros da casa, e recitam uma bênção sobre o lulav e o etrog , ou quatro espécies.

De acordo com Zacarias, na era messiânica, Sucot vai se tornar um festival universal e todas as nações farão peregrinações anuais a Jerusalém para celebrar a festa lá.

Sucot é uma festa de sete dias, com o primeiro dia comemorado como uma festa completa com serviços especiais de oração e as refeições do feriado. Os restantes dias são conhecidos como Chol HaMoed (festival nos dias úteis "). O sétimo dia de Sucot é chamado Hoshana Rabá (Grande Hoshana ", referindo-se à tradição que os fiéis na sinagoga a pé ao redor do perímetro do santuário durante a manhã de serviços) e tem um respeito especial do seus próprios. Fora de Israel, os dois primeiros dias são celebradas como festas completo. Durante a semana de Sucot, as refeições são comidos na sucá e algumas famílias dormir lá, embora a exigência é dispensada em caso de chuva. Todos os dias, uma bênção é recitada sobre o lulav eo Etrog . Observância de Sucot é detalhada no livro de Neemias na Bíblia , o Mishnah (Sukkah 1:01-05:08), o Tosefta (Sukkah 01:01 - 04:28) eo Talmud de Jerusalém (Sukkah 1a) e Babilónia Talmud ( Sucá 2a-56b).Origem e antiga observância

Sucot era de origem agrícola. Isto é evidente a partir do nome bíblico de "A Festa da Colheita" Hag Haasif, das cerimônias que o acompanham, a partir da época - "A festa do sétimo mês" - e por ocasião da sua celebração: "No final da do ano, quando vocês se reúnem em seus trabalhos fora do campo "(Ex. 23:16)," depois que você recolheu dentro de sua eira e do seu lagar "(Dt 16:13). Foi uma ação de graças pela colheita dos frutos. Visto como o fez no final da colheita, Sucot era considerado como um agradecimento geral para a generosidade de Deus através da natureza, pelo o ano que passou.

Sucot se tornou uma das festas mais importantes do judaísmo, como indicado pela sua designação como "a Festa do Senhor", ou simplesmente A Festa. Talvez por causa da sua participação de extensão, Sucot tornou-se o momento adequado para Importantes cerimônias de Estado. Moisés instruiu os filhos de Israel a se reunir para uma leitura da lei durante Sucot a cada sete anos (Dt 31:10-11). O rei Salomão dedicou o Templo de Jerusalém em Sucot (1 Reis 8, 2 Chron. 7 º). E Sucot foi o dia sagrado em que pela primeira vez foi observada após a retomada dos sacrifícios em Jerusalém após o cativeiro na Babilônia (Esdras 3:2-4).

Em Levítico , Deus disse a Moisés para comandar o povo: "No primeiro dia você deve tomar o fruto hadar(cítrico) das árvores, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas, e salgueiros do ribeiro"(Levítico 23:40), e "Você deve viver em cabanas por sete dias, todos os cidadãos de Israel viverá em barracas, a fim de que as futuras gerações saibam que eu fiz o povo israelita viver em tendas quando os tirei da terra do Egito "(Levítico 23: 42-43).

Interpretações rabínicas

O Talmud têm um trabalho importante de comentários no judaísmo rabínico, expande-se em muitas das passagens que referem-se a Sucot no Tanakh (Bíblia Judaica). Por exemplo, revela uma nova perspectiva sobre a história da observância do Sucot no Livro de Neemias. O Livro de Neemias descreve como, depois do cativeiro babilônico, em que os israelitas celebraram Sucot fazendo e habitando em tendas. Neemias relata que "os israelitas não tinham feito assim desde os dias de Josué "(Neemias 8:13-17). No entanto, o Talmud (Erkhin 32b) têm razões para que isso não signifique que os israelitas de fato absteveram-se de construir barracas por mais de novecentos anos, já que "é possível que justamente o rei Davi nunca tinha construído um estande para Sucot?". O Talmud conclui que Neemias teria se referido a algumas características específicas das cabanas no seu tempo, ao invés de cabanas próprias. A santidade que os israelitas tinham transmitido para a terra de Israel quando eles entraram inicialmente com Josué - que a terra tinha perdido uma vez que as tribos começaram a ser exilado - agora voltou-se para sempre com o retorno dos exilados

(Por esta razão, também, as leis da Shmita e Yovel , que são mandamentos que têm efeito somente sobre a terra santa, foram recentemente reintegrado pelos que retornaram do exilio. Malbim acrescenta que a observação de Neemias aqui era exclusiva para a cidade de Jerusalém, ou seja, que nunca havia sido permitido ter cabanas construídas dentro dela durante o primeiro templo e era desta forma - ao contrário do resto de Israel - não foi repartido exclusivamente a qualquer uma das treze originais tribos de Israel, e foi o coletivo de todas as tribos. Assim, Jerusalém era até agora considerada de domínio público e, portanto, não pode conter uma cabana, que só pode ser construída, de acordo com a Halachá , dentro de um domínio privado.

R$52,00

Leis e Costumes

Sucot é uma festa de sete dias, com o primeiro dia comemorado como uma festa completa com serviços especiais de oração e as refeições da festa. Os restantes dias são conhecidos como Chol HaMoed (festa nos dias úteis). O sétimo dia de Sucot é chamado Hoshana Rabá (Grande Hoshana, Grande Salvação) referindo-se à tradição que os fiéis na sinagoga a pé ao redor do perímetro do santuário durante a manhã de serviços) e tem um respeito especial aos seus próprios. Fora de Israel, os dois primeiros dias são celebrados como festa completa. Durante a semana de Sucot, as refeições são comidas na sucá e algumas famílias dormem nela, embora a prática é dispensada em caso de chuva. Todos os dias, uma bênção é recitada com o lulav e o Etrog. A observância de Sucot é detalhada no livro de Neemias na Bíblia, o Mishnah (Sukkah 1:01-05:08), o Tosefta (Sukkah 01:01 - 04:28) e o Talmud de Jerusalém(Sukkah 1a) e o Talmud da Babilónia ( Sucá 2a-56b).

Orações

Orações durante Sucot inclui-se a leitura da Torá a cada dia, dizendo o Mussaf (adicional) de serviço depois das orações da manhã, lendo o Hallel(Louvor), e adicionando súplicas especiais na Amidá e orações de graça após as refeições. Além disso, as Quatro Espécies são tomadas em todos os dias de Sucot, exceto no Shabbat e estão incluídas no Hallel Hoshanot e nas porções das oração.

Hoshanot

Em cada dia do festival, adoradores caminham ao redor da sinagoga carregando suas quatro espécies recitando o Salmo 118:25 e orações especiais conhecidas como Hoshanot. Isso acontece, quer depois da leitura da Torá pale manhã ou no final de Mussaf . Esta cerimônia comemora o Salgueiro, cerimônia no Templo de Jerusalém, em que os ramos de salgueiro estavam empilhados ao lado do altar com os fiéis que desfilavam em torno do altar recitando orações.

Ushpizin

Durante o feriado, alguns judeus recitam a oração Ushpizin que simboliza as boas-vindas de sete "clientes exaltados" na sucá. Estes Ushpizin ( aramaico "convidados" אושפיזין), representam os sete pastores de Israel: Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, Arão, José e David. Segundo a tradição, a cada noite um convidado diferente entra na sucá seguido por outros seis. Cada um dos Ushpizin tem uma lição que ensina os paralelos do foco espiritual do dia em que eles visitam.

Chol HaMoed

Após o segundo dia até o sétimo dia de Sucot (terceiro dia até o sétimo dia fora de Israel) são chamados de Chol HaMoed (חול המועד - lit. Semana de Festa). Estes dias são considerados pela Halachá mais do que dias de uma semana regular, mas menos do que dias de festa. Na prática, isso significa que todas as atividades que são necessárias para a festa, como comprar e preparar alimentos, limpar a casa em homenagem ao feriado, ou viajar para visitar outros em Sucot ou em passeios familiares são permitidas pela lei judaica. Atividades que irá interferir com o relaxamento e gozo de férias, tais como, remendar roupas, engajar-se em atividades de trabalho intensivo, não são permitidas. Judeus praticantes tipicamente tratam Chol HaMoed como um período de férias, comer refeições mais agradável do que o normal em seu sucá, convidados, visitantes de outras famílias em sua Sucot, e em passeios familiares.

No Shabat , que cai durante a semana de Sucot (ou, no caso quando o primeiro dia de Sucot é no Shabat), o livro de Eclesiastes é lido durante a manhã nos serviços das sinagogas em Israel. (Comunidades da diáspora lê no Shabat seguinte). A ênfase deste livro sobre a efemeridade da vida ("Vaidade das vaidades, tudo é vaidade ...") ecoa o tema da sucá, enquanto a sua ênfase sobre a morte reflete a época do ano em que ocorre Sucot (O Outono da vida ).  À última segunda estrofe reforça a mensagem de que a adesão a Deus e Sua Torá é o único "trabalho" vale a pena.

Enciclopédia da Páscoa Judaica Messânica 
 Enciclopédia da Páscoa Judaica Messânica 
 ISBN-1453608 
 R$48,00 
 Festas e Memoriais de Israel ( Em Português ) 
 Festas e Memoriais de Israel ( Em Português ) 
 ISBN-1453622 
 R$52,00 
 Geografia de Israel, Geografia Histórica e Sub Divisões 
 Geografia de Israel, Geografia Histórica e Sub Divisões 
 ISBN-1452899 
 R$67,00 
Compre Agora  Compre Agora  Compre Agora