Descoberto mais um monastério Bizantino no Negev

Curso Herança Judaica do Novo Testamento
Diretor do Cafetorah
Monastério e Mosaico Bizantino de Hura no Deserto do Negev
Monastério e Mosaico Bizantino de Hura no Deserto do Negev, Vista Aéria
Monastério e Mosaico Bizantino de Hura no Deserto do Negev
Monastério e Mosaico Bizantino de Hura no Deserto do Negev

Escavações de resgate revelaram uma vista de tirar o fôlego: um impressionante mosteiro bizantino com um belo pavimento em mosaico foi exposto na entrada da Hura no norte do Deserto do Neguev. O edifício, medindo 35 metros por 20 metros, dividido em salas que foram construídas no sentido leste-oeste, o que coincide com a sala de oração e sala de jantar, devido a seus pisos magníficos que foram pavimentados com mosaicos.

A sala de oração foi pavimentada com um padrão de mosaico de folhas em cores brilhantes: azul, vermelho, amarelo e verde. Mas a "sala de jantar" foi pavimentada com mosaico colorido , que ilustra o mundo das plantas, diversas formas geométricas, ânforas, cestas e um par de pássaros.

De acordo com Daniel Varga, diretor da escavação, em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel, parece que o mosteiro está localizado perto do assentamento bizantino Hura é parte de uma seqüência de mosteiros situado ao longo de uma estrada que liga a Judeia ao Vale de Beer Sheva .

Quatro pisos em mosaicos foram encontrados com inscrições gregas, indicando os nomes dos líderes do mosteiro: Elias , Shemona, Salomon e Ilrion, e as datas da execução dos vários setores da pavimentação, dando a entender que o mosteiro teria sido construído na segunda metade do século VI DC. Uma das inscrições é bi-lingue, além do grego existe uma secção em língua siríaco ou melhor aramaico.

A entrada para o mosteiro era pelo Ocidente. O setor ocidental do mosteiro é dividido em quatro salas de serviço, pavimentado com mosaico branco, que foi grande parte destruído por deslizamentos de terra, depois do colapso do edifício no final do período bizantino(século VI).

Durante as escavação no mosteiro foram descobertos vários itens de cerâmica, incluindo grandes recipientes de armazenamento, ânforas e jarros de vários tipos, panelas, potes e tigelas. Além disso, o site continha muitas esferas de vidro típicos pertencentes ao período, e moedas bizantino. Estes resultados indicam uma cultura prospera do local.

O local foi escavado como parte de escavações de resgate da Autoridade de Antiguidades de Israel antes de ser realizada a construção de um trevo na rodovia 31 iniciado por Israel. O local da escavação está fechado para os visitantes por motivos de segurança . A  Autoridade de Antiguidades de Israel e a Compania Municipal de Hura pretendem associar o monastério e os mosaicos de seu projeto de enriquecimento do turismo na região agrícola e municipal de Hura no Deserto do Negev.

Photo by Assaf Peretz cortesia da Autoridade de Antiguidades de Israel

Mosteiro bizantino . Foto: Cortesia da Autoridade de Antiguidades de Israel Skyview