Descoberto Poço de 1.400 anos dentro de Tel Aviv

Curso Herança Judaica do Novo Testamento
Diretor do Cafetorah

Poço grande e impressionante, com cerca de 1.400 anos foi descoberto pela primeira vez em Tel Aviv - foi exposto em escavações arqueológicas da Autoridade de Antiguidades de Israel no bairro de Ramat Hachayal.

O poço teria sido construído no final da era bizantina e começo da israelâmica. Ao contrário de poços simples, em que o homem iria extrair água do poço usando baldes, foram descobertas instalações de bombeamento, uma estrutura que fornecia água para a agricultura e para as necessidades da população.

O poço está localizado a cerca de 150 metros do riacho de Yarkon, até o lençol freático, situado a uma profundidade de mais de 9 metros e consiste de um eixo vertical, com um diâmetro de cerca de 3,5 metros, as paredes são feitas de pedras de cascalho.

"A descoberta acrescenta mais informações sobre o aspecto da vida cotidiana na região do riacho de Yarkon entre 1400-1110 atrás", disse com entusiasmado Eli Haddad, o diretor da escavação em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel.

"Esses sistemas de bombeamento que operavam no país começaram no período romano (2000 anos atrás), mas poucos têm sido estudado em profundidade."

Na parte superior do poço, em torno das paredes foram expostos entalhes superiores para colocar vigas de madeira que seguravam o sistema de bombagem de água. Ele era operado com uma roda de madeira com uma corda para baixar vasilhas especiais. Esta roda era acionada por um animal e ela girava horizontalmente. A força horizontal era transferida através de uma roda vertical, com engrenagens sofisticadas. Panelas de barro eram amarradas com cordas e usadas para elevar água que era derramada sobre um canal através do reservatório a partir do qual foram levados para beber ou para a irrigação. Além disso foram encontradas piscinas rebocadas que foram descobertas na escavação atual cerca de 15 m de distância da cabeça do poço.

Perto do reservatório também foram encontrados restos de construções do período bizantino, aparentemente relacionados com a totalidade do imóvel da região e do reservatório.

De acordo com os resultados, podemos dizer que ele foi utilizado durante o período bizantino tardio (séculos VI e VII AD) e no período islâmico (séculos VII e VIII AD). Quando parou de funcionar e abandonado, a instalação foi bloqueada com areia.