O Casamento Judaico e Seu Significado em Hebraico

Curso Herança Judaica do Novo Testamento
Diretor do Cafetorah

O casamento judaico é uma cerimônia religiosa que inclui muitos rituais simbólicos e significativos. Muitos desses rituais são apenas Minhagim (מנהגים), significando que são costumes e não obrigações. Por exemplo, é costume que a noiva (kalah - כלה) e o noivo (chatan - חתן) jejuem no dia do seu casamento, mas é apenas comum entre judeus ashkenazitas. Para muitos, também é costume que a noiva e o noivo se separem por uma semana antes do casamento para aumentar a empolgação do reencontro no dia do casamento.
 
O véu da noiva (הינומה) simboliza modéstia e a importância do caráter e alma sobre a aparência física. Também é uma lembrança da história de como Jacó foi enganado pelo seu sogro, Laban, e entregue a mão de Leia como noiva ao invés da sua amada Raquel (Gênesis 29).
 
A cerimônia acontece debaixo de um toldo conhecido como Chuppah (חופה) com os pais da noiva e do noivo e um rabino fazendo a cerimônia. A Chuppah simboliza a casa que o casal construirá junto. A cerimônia geralmente acontece fora como sinal da bênção de Deus para Abraão (Gênesis 15:5) de que seus filhos serão “tão numerosos quanto as estrelas nos céus”.
 
Ao final da cerimônia, o noivo quebra uma taça com seu pé direito. Isto tem vários significados de acordo com diferentes rabinos e intérpretes, mas o motivo mais comum é a lembrança da destruição do Segundo Templo.
 
Estas são algumas palavras relacionadas com a cerimônia de casamento judaica:
 
Ketubbah - כתובה – O contrato de casamento
Taba'at - טבעת Anel
Sheva Brachot - שבע ברכות – Sete bênçãos recitas por membros da família (é considerado uma honra ser convidado para recitar uma das bênçãos) ou o rabino.
 
Harei at mekudeshet li ke'dat Moshe v'Yisrael - הרי את מקודשת לי כדת משה וישראל - " Contemplem, você está ligada a mim com este anel, de acordo com as Leis de Moisés e Israel ". O noivo recita esta bênção colocando o anel no dedo indicador da noiva.
Matricule-se em um curso da eTeacher para aprender mais sobre Hebraico e as tradições judaicas com os melhores professores de Israel!

Tags: