Paridade do poder de compra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
PIB per capita por país em 2013, calculado com base na paridade do poder de compra.

Em economia a paridade do poder de compra (PPC) ou paridade do poder aquisitivo (PPA), é um método alternativo à taxa de câmbio para se calcular o poder de compra de dois países. A PPC mede o quanto uma determinada moeda pode comprar em termos internacionais (normalmente dólar), já que bens e serviços têm diferentes preços de um país para outro, ou seja, relaciona o poder aquisitivo de tal pessoa com o custo de vida do local, se ele consegue comprar tudo que necessita com seu salário.

A PPC é necessária porque a comparação dos produtos internos brutos (PIB) em uma moeda comum não descreve com precisão as diferenças em prosperidade material. A PPC, ao revés, leva em conta tanto as diferenças de rendimentos como também as diferenças no custo de vida. Isto é complicado porque os preços não flutuam num nível uniforme; na verdade, a diferença nos preços dos alimentos pode ser maior que a dos preços de habitação ou a dos preços de entretenimento. Ademais, os padrões de compra e até mesmo os bens disponíveis para compra são diferentes de país para país, portanto uma cesta constante de bens não pode ser utilizada para comparar preços em diferentes países.

As diferenças entre a PPC e a taxa de câmbio real podem ser significativas. Por exemplo, o PIB per capita na República Popular da China é cerca de 5000 dólares, enquanto que com base na PPC, passa a 8400 dólares. Na outra ponta, o PIB per capita nominal do Japão é cerca de 37600 dólares, mas o valor em PPC é de apenas 31400 dólares.

Medir o padrão de vida de um país apenas com a taxa de câmbio pode ser ilusório. Por exemplo: se o valor do peso mexicano cai em comparação com o dólar americano, o PIB mexicano medido em dólares também cairá. Mas a variação da taxa de câmbio é apenas resultado do comércio internacional e do mercado financeiro - isto não quer dizer que os mexicanos ficaram efetivamente mais pobres, desde que os salários e os preços em pesos permaneçam estáveis.

Os quinze países com o maior poder de compra do mundo em 2010[editar | editar código-fonte]

# País PIB (PPC)
mundo Mundo 74430 bilhões
União Europeia União Europeia 14900 bilhões
1 Estados Unidos EUA 14720 bilhões
2  República Popular da China 10084 bilhões
3 Japão Japão 4338 bilhões
4 Índia Índia 4046 bilhões
5 Alemanha Alemanha 2960 bilhões
6 Rússia Rússia 2229 bilhões
7 Brasil Brasil 2194 bilhões
8 Reino Unido Reino Unido 2181 bilhões
9 França França 2160 bilhões
10 Itália Itália 1782 bilhões
11 México México 1560 bilhões
12 Coreia do Sul Coreia do Sul 1460 bilhões
13 Espanha Espanha 1347 bilhões
14 Canadá Canadá 1335 bilhões
15 Indonésia Indonésia 1030 bilhões

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]