Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Rugendas: Aldeamento indígena no centro do Brasil

As missões jesuíticas na América, também chamadas de reduções, foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo, como parte de sua obra de cunho civilizador e evangelizador. O objetivo principal das missões jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã europeia, mas isenta dos seus vícios e maldades. Essas missões foram fundadas pelos jesuítas em toda a América colonial, e segundo Manuel Marzal, sintetizando a visão de outros estudiosos, constituem uma das mais notáveis utopias da história.

Para conseguirem seu objetivo os jesuítas desenvolveram técnicas de contato e atração dos índios e logo aprenderam suas línguas, e a partir disso os reuniram em povoados que por vezes abrigaram milhares de indivíduos. Eram em larga medida auto-suficientes, dispunham de uma completa infraestrutura administrativa, econômica e cultural que funcionava num regime comunitário, onde os nativos foram educados na fé cristã e ensinados a criar arte – sempre em moldes europeus – às vezes com elevado grau de sofisticação. Depois de um início assistemático marcado por tentativas frustradas, em meados do século XVII, o modelo missioneiro já estava bem consolidado e disseminado por quase toda a América, mas teve de continuar enfrentando a oposição de setores da Igreja Católica que não concordavam com seus métodos, do restante da população colonizadora, para quem os índios não valiam a pena o esforço de cristianizá-los, e os bandos de caçadores de escravos, que apresavam os índios para submetê-los ao trabalho forçado na economia colonial exploradora e destruíram diversos povoados, causando muitas mortes. (leia mais…)


Lista destacada aleatória

O MTV Video Music Award (VMA) para Video of the Year (em Portugal "Vídeo do Ano" e no Brasil "Clipe do Ano") é uma das mais prestigiadas categorias da MTV Video Music Awards, uma cerimónia estabelecida a 14 de Setembro de 1984 que presenteia músicos pelos seus melhores vídeos musicais. Originalmente, foi concebida como alternativa para os Grammy Awards, reconhecido mais tarde como "Óscares para a juventude" por atrair milhões de jovens na faixa etária dos 20 anos. As várias categorias são apresentadas anualmente pelo canal televisivo MTV dos Estados Unidos, em arenas localizadas em Nova Iorque, Los Angeles e Miami.

O primeiro prémio foi atribuído em 1984 à banda The Cars pela canção "You Might Think". Em 2001, os VMA tornaram-se numa das cerimónias com mais visibilidade, atraindo a atenção dos media principalmente para a categoria presente. O troféu atribuído aos vencedores é um astronauta na Lua intitulado Moonmen, uma das primeiras representações da MTV.

Imagem destacada aleatória

ST vs LOU - 21.jpg Um line-out durante o jogo Stade Toulousain - Lyon OU, num encontro no Stade Ernest-Wallon.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais