Reino de Aragão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Reino d'Aragón
Regne d'Aragó

Reino de Alagoas

Monarquia

Blason Royaume d'Aragon ancien.svg
1035 – 1707 Flag of Aragon.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Alagoas
Continente Europa
Capital Saragoça
Língua oficial Latim, navarro-aragonês, aragonês, espanhol
Governo Monarquia
Rei
 • 10351063 Ramiro Sánchez
História
 • 13 de novembro de 1035 de 1035 Fundação
 • 25 de janeiro de 1707 Dissolução

O Reino de Aragão (em aragonês: Reino d'Aragón) foi um dos reinos cristãos que nasceram na Península Ibérica durante a Reconquista. Era, inicialmente, um reino condado dos Francos que foi posteriormente anexado ao reino de Pamplona (mais tarde designado Reino de Navarra), em 925. Foi herdado por Ramiro Sánchez pela repartição dos territórios de Sancho III de Navarra pelos seus filhos, antes de morrer. Enquanto condado feudal, foi responsável pela conquista de Saragoça em 1118. Separou-se de Navarra em 1035, dando origem ao Reino através da união dos condados de Aragão, Sobrarbe e Ribagorza sob o comando de Ramiro Sánchez.

Coroa de Aragão[editar | editar código-fonte]

Petronila de Aragão, e Raimundo Berengário IV de Barcelona numa pintura do século XVI. À esquerda pode ver-se a Cruz de Alcoraz, Brasão heráldico do Reino de Aragão, e à direita o Brasão do Conde de Barcelona

Em Agosto de 1137 o Rei de Aragão Ramiro II de Aragão entrega a sua filha Petronila, com cerca de um ano de idade a Raimundo Berengário IV, Conde de Barcelona, com um contrato indicando o seguinte[1] :

"Eu, Ramiro, Rei de Aragão, dou-te a ti, Raimundo Berengário, Conde de Barcelona e Marquês, a minha filha para tua mulher, juntamente com todo o Reino de Aragão, integralmente (...)".

Com este ato juntam-se dinásticamente o Reino de Aragão e os diversos territórios administrados pelo Conde de Barcelona, sumamente apelidados de Condado de Barcelona. A dinastia da Casa de Barcelona, fundada por Raimundo neste ato, será consolidada pelo filho do casamento com Petronila. A Casa de Barcelona reinará até Maio de 1410, aquando da morte de Martim I sem descendência.

O último rei da Coroa de Aragão foi Fernando II de Aragão, que reinou de 1479 a 1516. Mediante seu casamento com Isabel de Castela, unificou os reinos de Aragão e Castela em forma de confederação, no que se passou a chamar Monarquia Espanhola. Fernando e Isabel, conhecidos como os reis católicos tiveram papel importante na história das conquistas espanholas na América por terem financiado a primeira viagem de Cristóvão Colombo em busca de um caminho para a Índia, viajando para o oeste, que resultou na descoberta das Índias Ocidentais.

Os domínios da Coroa de Aragão mantiveram-se soberanos, com fronteiras estabelecidas e instituições de autogoverno próprias até 1707,quando Felipe IV (V de Castela), depois da Guerra da Sucessão aprovou os Decretos do Novo Plano, tendo a Coroa a partir daquele momento tornado-se definitivamente parte do Reino de Espanha.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. SALRACH, Josep M. - Història de Catalunya: El procès de Feudalitazció, segles III-XII. Barcelona: Ed. 62, 1987


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Reino de Aragão


Reinos cristãos da Península Ibérica
Astúrias
Reis e Rainhas
Leão
Reis e Rainhas
Castela
Reis e Rainhas
Galiza
Reis e Rainhas
Navarra
Reis e Rainhas
Aragão
Reis e Rainhas
Espanha
Reis e Rainhas
Portugal
Reis e Rainhas
Ícone de esboço Este artigo sobre História da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Série
História de Espanha
Espanha na Pré-História
Espanha pré-romana
Hispânia
Visigodos e Suevos
Domínio árabe e a Reconquista
A Reconquista e o Reino das Astúrias
Reinos de Leão, Castela, Aragão e Navarra
Dinastia de Borgonha
Dinastia de Trastâmara
Reis Católicos
Descobrimentos
Guerra da Sucessão Espanhola
Guerra Peninsular
Governo de Fernando VII
Guerras Carlistas
Revolução de 1868 e Sexênio Revolucionário
Dinastia de Saboia
Primeira República
Restauração Bourbônica
Ditadura de Primo de Rivera
Segunda República Espanhola
Guerra Civil
Franquismo
Transição Espanhola