KDE • Community • Announcements
DOAÇÕES (Por quê?)
paypal

Segunda versão do KDE Frameworks 5

Também disponível em:

English | Català | Español | Suomi | Hungarian | Nederlands | Polski | Português | Português brasileiro | Svenska | Українська

7 de agosto de 2014. O KDE anuncia hoje a segunda versão do KDE Frameworks 5. Alinhado com a política de lançamentos do KDE Frameworks 5, esta versão é lançada um mês após a versão inicial e contém correções de erros e novas funcionalidades.

KDE Frameworks são 60 bibliotecas auxiliares do Qt, que oferecem uma grande variedade de funcionalidades comuns em bibliotecas maduras, revistas e bem testadas, que possuem termos de licenciamento amigáveis. Para uma breve introdução, leia o anúncio de lançamento do Frameworks 5.0.

Novidades desta versão

Esta versão, denominada de 5.1, é disponibilizada com um conjunto de correções de erros e novas funcionalidades, que incluem:

  • KTextEditor: Grandes remodelações e melhorias no modo do VI
  • KAuth: Agora baseado no PolkitQt5-1
  • Novo agente de migração para o KWallet
  • Correções de compilação no Windows
  • Correções de traduções
  • Nova pasta de instalação de arquivos do KXmlGui e metadados do AppStream
  • O Plasma aproveita as vantagens do OpenGL

Como começar

No Linux, recomendamos usar os pacotes da sua distribuição favorita para obter acesso ao KDE Frameworks.

É possível compilar a partir do código-fonte usando os comandos básicos cmake .; make; make install. Para um framework Tier 1 individual, esta será provavelmente a solução mais simples. Para as pessoas interessadas em contribuir para os frameworks ou acompanhar a evolução do desenvolvimento do conjunto completo, recomendamos usar o kdesrc-build.

Frameworks 5.1 requer o Qt 5.2. Ele integra uma série planejada de versões mensais, que disponibilizarão as melhorias para os desenvolvedores de uma forma rápida e previsível.

Uma relação detalhada de todos os Frameworks e outras bibliotecas Qt de terceiros pode ser encontrada em inqlude.org, o arquivo catalogado de bibliotecas Qt. Uma lista completa com a documentação da API está disponível em api.kde.org.

Contribuições

As pessoas interessadas em acompanhar e contribuir para o desenvolvimento dos Frameworks poderão obter os repositórios git, seguir as discussões na lista de e-mails KDE Frameworks Development e contribuir com alterações no quadro de revisões (Review Board). As políticas, o estado atual e os planos do projeto estão disponíveis na wiki dos Frameworks. As discussões em tempo-real são feitas no canal de IRC #kde-devel no freenode.net.

Você pode discutir e compartilhar ideias sobre esta versão na seção de comentários do artigo do Dot.

Apoiando o KDE

O KDE é uma comunidade de Software Livre que existe e cresce apenas com a ajuda de muitos voluntários que doam parte do seu tempo e esforço. O KDE está sempre procurando novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, tradução, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são apreciadas e bem-vindas. Por favor, leia a Página de doações para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Junte-se ao Jogo.

Sobre o KDE

KDE é uma equipe tecnológica internacional que cria software livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de groupware e produtividade de escritório, assim como centenas de aplicativos para diversas finalidades, que incluem aplicativos Web e da Internet, multimídia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento de programas. O KDE é traduzido para mais de 60 idiomas e está construído com base em modernos princípios de usabilidade e acessibilidade. Os aplicativos do KDE executam nativamente no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Informações sobre Marcas Registradas. O KDE® e o logotipo do K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é uma marca registrada do Open Group nos Estados Unidos e em outros países. Todas as outras marcas registradas e direitos autorais citados neste anúncio são de propriedade dos seus respectivos proprietários.


Contatos de Imprensa

África
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cidade do Cabo
7441
África do Sul
Telefone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Ásia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
Índia 410206
Telefone: +91-9821033168
info-asia@kde.org
Europa
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
Holanda
Telefone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
América do Norte
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
E.U.A
Telefone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceania
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Austrália
Telefone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
América do Sul
Helio Chissini de Castro
R. Júlio Dias 614, apto 301
Florianópolis/SC 88080-060
Brasil
Telefone: +55(48)8806-0858
info-southamerica@kde.org

Links de navegação global