Conselho Europeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conselho Europeu
Fundação 1961
2009 (oficial)
Tipo Instituição da União Europeia
Sede Bruxelas,  Bélgica
Membros 30 membros
Filiação União Europeia
Presidente Donald Tusk

O Conselho Europeu (também referido como Cimeira Europeia), é o mais alto órgão político da União Europeia. É composto pelos Chefes de Estado ou de Governo dos países membros da União, juntamente com o Presidente da Comissão Europeia. A sua reunião é presidida pelo Presidente do Conselho Europeu.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro Conselho foi realizado em Fevereiro e Julho de 1961 (em Paris e Bona, respectivamente). Foi um Conselho informal com os líderes da Comunidade Europeia de então e foi iniciado então pelo presidente francês, Charles de Gaulle, o ressentimento da dominação de instituições supranacionais (por exemplo, a Comissão Europeia) sobre o processo de integração. A primeira cimeira realizou-se influente em 1969 após uma série de cimeiras irregulares. Na Cimeira de Haia de 1969, chegou a um acordo sobre a admissão do Reino Unido para a Comunidade, iniciando a política externa e a cooperação (a Cooperação Política Europeia), tendo integração para além da economia.

As cimeiras só foram formalizadas em 1974, na Cimeira de Dezembro, em Paris, na sequência de uma proposta do então presidente francês, Valéry Giscard d'Estaing. Considerou-se que era necessário introduzir mais política intergovernamental na sequência da "crise da cadeira vazia" e dos problemas económicos. O Conselho inaugural, em que se tinha tornado, realizou-se em Dublin, na Irlanda, de 10 a 11 de Março de 1975, durante a primeira presidência do Conselho da União Europeia. Em 1987, foi incluído nos tratados pela primeira vez (o Acto Único Europeu) e teve um papel definido pela primeira vez no Tratado de Maastricht. Numa primeira fase apenas duas reuniões por ano, foram requeridas, já existindo, em média, quatro Conselhos Europeus por cada ano (dois por cada Presidência). A sede do Conselho foi oficializada em 2002, em Bruxelas na Bélgica. Para além dos habituais conselhos, existem os conselhos ocasionais extraordinários, por exemplo, em 2001, o Conselho Europeu reuniou-se para debater sobre propostas da UE.

As reuniões do Conselho são vistas por alguns como pontos viragem na história da União Europeia. Por exemplo:

  • 1969, Haia: Política externa e alargamento.
  • 1974, Paris: Criação do Conselho.
  • 1985, Milão: Iniciação conducente ao Acto Único Europeu.
  • 1989, Madrid: Primeiro Consellho Europeu onde se discutiu a União Monetária.
  • 1991, Maastricht: Acordo sobre o Tratado de Maastricht.
  • 1997, Amesterdão: Acordo sobre o Tratado de Amesterdão.
  • 1998, em Bruxelas: Selecção dos Estados-membros aptos a adoptar o euro.
  • 1999; Colónia: Declaração sobre as forças militares.
  • 1999, Tampere: reforma institucional.
  • 2000, Lisboa: Estratégia de Lisboa.
  • 2002, Copenhaga: Acordo para o alargamento de Maio de 2004.
  • 2007, Lisboa: Acordo sobre o Tratado de Lisboa.
Ver também: Lista de Conselhos Europeus

Poderes e funções[editar | editar código-fonte]

O Conselho Europeu é uma instituição oficial da UE, embora seja mencionada nos Tratados como um organismo que "dará à União os impulsos necessários ao seu desenvolvimento". Fundamentalmente, define a agenda política da UE e, portanto, tem sido considerada o motor da integração europeia. Fá-lo sem quaisquer poderes formais, só tendo influência de acordo com os dirigentes nacionais. Para além da necessidade de fornecer "impulso", o Conselho tem desenvolvido novas funções; para "resolver questões pendentes de discussões num nível mais baixo", a liderança na política externa - externamente agindo como um "Chefe de Estado coletivo", "ratificação formal de documentos importantes" e "participação na negociação dos tratados".

Uma vez que é composto por dirigentes nacionais, o organismo reúne o poder executivo dos Estados membros, tendo uma grande influência fora da Comunidade Europeia: por exemplo, sobre a política externa e de polícia e justiça. Também exerce os poderes executivos do Conselho da União Europeia (o Conselho Europeu poderia ser descrito como uma configuração de que como um corpo), como a nomeação do Presidente da Comissão Europeia. Daí supranacional com poderes sobre o executivo da UE, para além das suas outras atribuições, o Conselho Europeu tem sido descrito por alguns como a "suprema autoridade política" da União.

No entanto, o corpo foi criticado por alguns por falta de liderança, em parte decorrente da fraca estrutura do organismo, reunido apenas 4 vezes por ano durante 2 dias, sem pessoal e sem decisões legislativas tomadas.

Composição[editar | editar código-fonte]

Os estados membros do Conselho Europeu em 2009.

É oficialmente composto pelos membros do Conselho (Chefes de Estado e de Governo da União Europeia), bem como o presidente da Comissão (sem direito a voto). Quando as reuniões têm lugar, os Ministros dos Negócios Estrangeiros nacionais costumam reunir-se com os líderes. O presidente da Comissão também é acompanhado por um outro membro da Comissão. Estes são os membros vistos na "fotografia de família" tiradas em cada Conselho.

As reuniões também podem incluir outros ministros nacionais, incluindo os Ministros dos Negócios Estrangeiros, outros dirigentes nacionais (como por exemplo, o Primeiro-Ministro francês), e comissários, conforme for exigido. O Secretário-Geral do Conselho (e seu suplente) também é um participante regular. A situação tornou-se altamente importante devido ao seu papel na organização regular das reuniões, ao mesmo tempo agindo como o Alto Representante da União Europeia. O Presidente do Parlamento Europeu participa normalmente para dar um discurso inicial, que define a posição do Parlamento Europeu antes de se iniciar as conversações.

Contudo, as negociações habituais envolvem um grande número de outras pessoas que trabalham nos bastidores. A maioria das pessoas, que no entanto não são permitidas na sala de conferências, com excepção de dois delegados por estado para dar mensagens. Ao premir um botão, os membros também podem ligar para o conselho de um representante permanente, através do "Grupo Antici" numa sala adjacente. O grupo é composto por diplomatas e assistentes que transmitem informações e pedidos. Os tradutores também são necessários para as reuniões, que como membros estão autorizados a falar nos seus próprios idiomas.

Presidente em exercício[editar | editar código-fonte]

O papel do presidente em exercício do Conselho Europeu, antes da Revisão do Tratado de Lisboa, era realizado pelo Chefe de Governo ou Chefe de Estado do país membro que exercia a Presidência do Conselho no respectivo semestre. Esta Presidência era rotativa de seis em seis meses, com todas as três presidências cooperando num programa comum em tripletes, significando também que havia um novo presidente do Conselho Europeu, de seis em seis meses. A ordem de trabalhos das reuniões são definidas pela Presidência, pelo que poderão ser usadas pelo país que exerce a Presidência, empurrando os seus interesses nacionais na ordem do dia.

O papel do presidente em exercício é, em nenhum sentido, equivalente a um mandato de um Chefe de Estado, apenas uma primus inter pares (em latim: primeiro entre iguais), papel partilhado com outros Chefes de Governo europeus. O presidente em exercício é o principal responsável pela preparação e presidência das reuniões do Conselho, e não tem poderes legislativos. Representa externamente a União e apresenta relatórios ao Parlamento Europeu, após reuniões do Conselho e, no início e no final da Presidência.

Enquanto o Conselho não tem poderes legislativos ou executivos formais, que é uma instituição que lida com as questões importantes e quaisquer decisões tomadas são "um grande impulso na definição das orientações políticas gerais da União Europeia". O Conselho reúne-se pelo menos duas vezes por ano, geralmente no edifício Justus Lipsius, o edifício do Conselho da União Europeia (Consilium) de Bruxelas. Este organismo deverá ser distinguido das instâncias distintas do Conselho da União Europeia, que é a reunião ministerial a nível dos governos nacionais, e pelo Conselho da Europa, que é uma organização não-UE de 47 Estados que lidam com os direitos humanos.

Actualmente, o Tratado de Lisboa criou o cargo de Presidente do Conselho Europeu, ocupado por uma personalidade independente dos Chefes de Estado ou de Governo dos Estados-Membros. Com mandato de dois anos e meio, o presidente é eleito pelo Conselho Europeu através da maioria qualificada, podendo o Conselho Europeu pôr termo ao seu mandato pelo mesmo meio.

O primeiro Presidente do Conselho Europeu, é o belga Herman Van Rompuy, que iniciou o seu mandato em 1 de Dezembro de 2009, data de entrada em vigor do Tratado de Lisboa.

Membros[editar | editar código-fonte]

País Representante Partido europeu Partido nacional Entrada
União Europeia Presidente Donald Tusk Partido Popular Europeu Plataforma Cívica 1 de dezembro de 2014
União Europeia Presidente Jean-Claude Juncker Partido Popular Europeu Partido Popular Social Cristão 1 de novembro de 2014
 Áustria Chanceler Werner Faymann Partido Socialista Europeu Partido Social-Democrata da Áustria 2 de dezembro de 2008
 Alemanha Chanceler Angela Merkel Partido Popular Europeu União Democrata-Cristã 22 de novembro de 2005
 Bélgica Primeiro-ministro Charles Michel ELDR Movimento Reformista 11 de outubro de 2014
 Bulgária Primeiro-ministro Boyko Borisov Partido Popular Europeu Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária 7 de novembro de 2014
 Chipre Presidente Nicos Anastasiades Partido Popular Europeu Aliança Democrática 28 de fevereiro de 2013
 Croácia Primeiro-ministro Zoran Milanović Partido Socialista Europeu Partido Social-Democrata da Croácia 1 de julho de 2011
 Dinamarca Primeiro-ministro Lars Løkke Rasmussen ELDR Venstre-Partido Liberal da Dinamarca 28 de junho de 2014
 Eslováquia Primeiro-ministro Robert Fico Partido Socialista Europeu Direção—Social-Democracia 4 de abril de 2012
 Eslovênia Primeiro-ministro Miro Cerar ELDR Partido do Centro Moderno 18 de setembro de 2014
Flag of Spain.svg Espanha Presidente do Governo Mariano Rajoy Partido Popular Europeu Partido Popular 21 de dezembro de 2011
 Estónia Primeiro-ministro Taavi Rõivas ELDR Partido Reformista Estónio 26 de março de 2014
 Finlândia Primeiro-ministro Juha Sipilä ELDR Partido do Centro 29 de maio de 2015
 França Presidente François Hollande Partido Socialista Europeu Partido Socialista 15 de maio de 2012
 Grécia Primeiro-ministro Aléxis Tsípras Partido da Esquerda Europeia Coligação da Esquerda Radical 26 de janeiro de 2015
 Hungria Primeiro-ministro Viktor Orbán Partido Popular Europeu Fidesz - União Cívica Húngara 29 de maio de 2010
 Irlanda Taoiseach Enda Kenny Partido Popular Europeu Fine Gael 9 de março de 2011
 Itália Primeiro-ministro Matteo Renzi Partido Socialista Europeu Partido Democrático 22 de fevereiro de 2014
 Letônia Ministro-presidente Laimdota Straujuma Partido Popular Europeu Unidade 22 de janeiro de 2014
 Lituânia Presidente Dalia Grybauskaitė Independente Independente 12 de julho de 2009
 Luxemburgo Primeiro-ministro Xavier Bettel ELDR Partido Democrata 4 de dezembro de 2013
 Malta Primeiro-ministro Joseph Muscat Partido Socialista Europeu Partido Trabalhista 11 de março de 2013
 Países Baixos Ministro-presidente Mark Rutte ELDR Partido Popular para a Liberdade e Democracia 14 de outubro de 2010
 Polónia Primeiro-ministro Ewa Kopacz Partido Popular Europeu Plataforma Cívica 22 de setembro de 2014
 Portugal Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho Partido Popular Europeu Partido Social Democrata 21 de junho de 2011
 Reino Unido Primeiro-ministro David Cameron Aliança dos Reformistas e Conservadores Europeus Partido Conservador 11 de maio de 2010
 República Checa Primeiro-ministro Bohuslav Sobotka Partido Socialista Europeu Partido Social-Democrata Checo 29 de janeiro de 2014
 Roménia Presidente Klaus Iohannis Partido Popular Europeu Partido Nacional Liberal 21 de dezembro de 2014
 Suécia Primeiro-ministro Stefan Löfven Partido Socialista Europeu Partido Operário Social-Democrata da Suécia 3 de outubro de 2014

Presidência[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]