Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Artigo em destaque

Vista panorâmica de parte do centro histórico de Badajoz, com a praça Alta em primeiro plano e o rio Guadiana ao fundo

Badajoz (em estremenho: Baajós ou Badajó) é uma cidade e município raiano da Espanha na província de homónima, da qual é capital. Faz parte da comunidade autónoma da Estremadura e da comarca da Terra de Badajoz. Tem 1 470 km² de área e em 2012 tinha 152 270 habitantes (densidade: 103,6 hab./km²), que representa aproximadamente 20% da população da província e 7% da Estremadura.

Batizada pelos seus fundadores muçulmanos Batalyaws (em árabe: ﺑﻂﻠﻴﻮﺱ), a sua designação em português vernáculo era Badalhouce até ao período da dinastia filipina, um termo que persiste ainda hoje em galego. Além de ser a maior cidade da Estremadura, é também o principal centro económico da região. Situa-se a um par de quilómetros da fronteira com a cidade portuguesa de Elvas, à beira do rio Guadiana, um dos rios mais importantes da península Ibérica, que atravessa a cidade de leste para oeste, virando em seguida para sul. Apesar da dimensão do município ser bastante menor do que no passado, Badajoz é o terceiro maior município de Espanha em área, a seguir a Cáceres e Lorca. Tem 10 núcleos populacionais, dentre os quais se destacam, além da cidade, Gévora, Valdebótoa e Villafranco del Guadiana, todos com mais de mil habitantes. (leia mais...)


Eventos recentes

Templo de Bel
Mortes recentes: Manuel Contreras  · Omar Sharif  · Maria Barroso

Neste dia...

Johann Christian Bach

5 de setembro: Dia da Amazônia (Brasil). É ratificado o Tratado de Tordesilhas por Portugal (1494).

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Outros dias: 34567Ver todos

Sabia que...

Statue of Liberty 7.jpg

Imagem do dia

Vista do Museu Marítimo Ósvör localizado no vilarejo de Bolungarvík, Fiordes do Oeste, Islândia. O museu é composto de uma base dupla de pesca do século XIX, uma cabana para salgar, uma área para a secagem do peixe e um barco de pesca típico da época.  (definição 5 103 × 3 318)

Vista do Museu Marítimo Ósvör localizado no vilarejo de Bolungarvík, Fiordes do Oeste, Islândia. O museu é composto de uma base dupla de pesca do século XIX, uma cabana para salgar, uma área para a secagem do peixe e um barco de pesca típico da época.
(resolução original: 5 103 × 3 318)


Apresentação

Wikipedia-logo-v2.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngue estabelecido na Internet sob o princípio wiki. A Wikipédia tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Atualmente, a Wikipédia lusófona possui mais de mil artigos de alta qualidade e de boa qualidade.

Participação

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade do conteúdo ou notoriedade do tema.

Dentre as diversas páginas de ajuda à sua disposição, estão as que explicam como criar um artigo, editar um artigo ou inserir uma imagem. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Comunidade

De acordo com nossas estatísticas, 1 623 789 contas de usuário já foram criadas na Wikipédia lusófona, e entre elas 6 304 estiveram ativas durante o último mês. Todos os editores da Wikipédia são voluntários, eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações para melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos irmãos

A Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre: