Jersey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bailiwick of Jersey (inglês)
Bailliage de Jersey (francês)

Bailiado de Jersey
Bandeira
Brasão de armas
Bandeira Brasão de armas
Lema: não tem
Hino nacional: "God Save the Queen" (oficial)
"Ma Normandie" (oficial para ocasiões em que a distinção de hino seja necessária)

Localização  Bailiado de Jersey

Localização
Capital Saint Helier
Língua oficial inglês e francês
Governo Sistema parlamentarista, monarquia constitucional e dependência da Coroa
 - Chefe de Estado Isabel II do Reino Unido, Duquesa da Normandia
 - Tenente-governador Andrew Ridgway
 - Bailio Michael Birt
 - Ministro-chefe Terry Le Sueur
História  
História
Separação da Normandia
1204
 - Fim da ocupação germânica 9 de Maio de 1945 
Área  
 - Total 116 km² (219.º)
 - Água (%) 0
População  
 - Estimativa de 2009 91626 hab. (190.º)
 - Urbana  (n/a.º)
 - Densidade 790 hab./km² (12.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2003
 - Total US$ 3.6£ (167.º)
 - Per capita US$ 40000£ (6.º)
Moeda Libra esterlina (GBP)
Fuso horário GMT (UTC+0)
 - Verão (DST) GMT+1 (UTC+1)
Cód. Internet .je
Cód. telef. +44

Jersey[1] [2] [3] (raramente Jérsia[4] [5] ) é o nome de uma ilha[2] e de um bailiado[1] no Canal da Mancha que, junto com Guernsey, forma as Ilhas do Canal, uma dependência da Coroa Britânica que não faz parte do Reino Unido. O Bailiado de Jersey (Bailiwick of Jersey ou Bailliage de Jersey) é um território englobado pelas Ilhas do Canal mais meridionais, no Golfo de Saint-Malo, ou seja, a própria Ilha de Jersey e algumas ilhotas adjacentes e o grupo de rochedos chamado Minquiers, situado a sul. O território mais próximo é a França, a leste e a sul, seguindo-se Guernsey, a noroeste.

História[editar | editar código-fonte]

A história de Jersey é influenciada pela sua localização estratégica entre a costa da França sententrional e na costa sul da Inglaterra. Há dez mil anos a ilha fazia parte do continente. Há vestígios neolítico em La Cotte à la Chèvre e paleolítico em La Cotte de St Brelade.

Vários estudantes de diferentes países vão tirar férias porque é um excelente centro turístico e é um bom lugar para aprender o inglês britânico.

Em Jersey há restos de um templo romano, que nos convida a pensar que o Império Romano se estabeleceu nas ilhas.

As ilhas ficaram sob influência viking no século IX e acredita-se que tenham feito parte do Ducado da Normandia entre 933 e 1066, quando foram anexadas à Grã-Bretanha no reinado de Guilherme, o Conquistador. Desde então, devido à sua localização estratégica, têm sido sempre ligadas à Inglaterra.

Entre 01 de julho de 1940 e 9 de maio de 1945 foram ocupadas pela Alemanha nazista.

Política[editar | editar código-fonte]

Jersey é uma dependência da coroa britânica que deposita autoridade num misto de governador, presidente de câmara e xerife chamado bailio (bailiff). O território tem uma área total de 116 km² e uma população de 91.626 habitantes (2009), o que resulta numa densidade demográfica de 790 hab/km².

Economia[editar | editar código-fonte]

A ilha de Jersey é considerada um paraíso fiscal.

Graças a especialização em alguns setores de alto retorno, o poder de compra em Jersey é muito alto, tem uma produção per capita econômica, bem à frente de todas as grandes economias. A estimativa do PIB per capita em 2005 foi de 57.000 dólares, um valor que só foi superado por outros dois pequenos estados com características económicas semelhantes: Bermudas e Luxemburgo.


Em junho de 2005, os Estados de Jersey introduziu a competição, para regular a concorrência e estimular o crescimento econômico. Esta lei de competição foi baseado no de outras jurisdições.

Além de seus bancos e bases financeiras, Jersey também depende do turismo. Em 2006, foram 729.000 visitantes (mais de 3% em relação ao ano anterior), mas as despesas total dos visitantes subiu apenas 1%.

Os principais produtos agrícolas são batatas e produtos lácteos. A fonte de leite do rebanho bovino de Jersey é de uma raça bovina de pequeno porte, que também foi reconhecido (mas não muito) pela qualidade de sua carne. Em pequena escala, a produção de carne orgânica foi reintroduzido em um esforço para diversificar a indústria.

Os agricultores e criadores costumam vender excedentes de alimentos e flores em alguns estandes no lado da estrada. No século XXI, a diversificação da agricultura e alterações no planejamento de estratégia de ter levado a produtos agrícolas de lojas substituindo muitas das barracas de beira de estrada.

Em 18 de fevereiro de 2005, foi concedido a Jersey o título de cidade justa. [carece de fontes?]

Demografia[editar | editar código-fonte]

São realizados censos em Jersey desde 1821. No censo de 2011, a população residente total foi estimado em 97.857, dos quais 34% vivem em Saint Helier, a única cidade da ilha.[6]

Apenas metade dos habitantes da ilha nasceram em Jersey, 31% da população são nascidos em outros lugares nas Ilhas Britânicas, 7% em Portugal e na ilha da Madeira, 8% em outros países europeus e 4% em outros lugares.[7]

Línguas[editar | editar código-fonte]

Mapa de Jersey
Foto tirada por satélite de Jersey.

O inglês e o francês são as duas línguas oficiais de Jersey. O jèrriais ou jersês a língua normanda de Jersey é reconhecido como língua regional em Jersey, mas é pouco usada oficialmente. A língua portuguesa é comumente encontrada na ilha, principalmente, em avisos nas cabines telefônicas, e através do uso por trabalhadores migrantes e seus descendentes oriundos de Portugal que formam 8,2% da população de Jersey.[7]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Jersey é uma ilha de 118,2 quilômetros quadrados, incluindo terras recuperadas e zona intertidal. A ilha está localizada no canal da Mancha, a cerca de 12 milhas náuticas (22 km) da península de Cotentin na Normandia, França, e cerca de 87 milhas náuticas (161 km) ao sul da Grã-Bretanha. É a maior e mais meridional das Ilhas do Canal. O clima é temperado, com invernos amenos e verões frescos. A temperatura média anual, 11,6 °C é semelhante à da costa sul da Inglaterra, enquanto a média total anual de 1918 horas de sol excede em qualquer lugar no Reino Unido.

Moeda[editar | editar código-fonte]

Desde a intervenção do Tesoureiro do Estado em 2005, os caixas em geral (exceto os do Aeroporto e Porto Elizabeth) já não dispensam notas em inglês.

Jersey emite suas próprias notas e moedas que circulam com a moeda do Reino Unido. A Moeda de Jersey não tem curso fora de Jersey, no entanto, é aceitado no Reino Unido e pode ser entregue aos bancos no país em troca de moedas emitidas pelo Banco da Inglaterra.

Paróquias[editar | editar código-fonte]

Mapa das paróquias de Jersey.

Administrativamente, Jersey está dividido em 12 freguesias. Todas têm acesso ao mar e tem nomes dos santos padroeiro das antigas paróquias:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b A União Europeia utiliza "Jersey" (forma curta) e "Bailiado de Jersey" (forma longa).
  2. a b Forma usada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
  3. Forma usado pelo Consulado-Geral do Brasil no Reino Unido.
  4. Rocha, Carlos (25 de janeiro de 2012). A grafia de Guernsey e Jersey Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Visitado em 25 de janeiro de 2012.
  5. Fernandes, Ivo Xavier. Topónimos e Gentílicos. Porto: Editora Educação Nacional, Lda., 1941. vol. I.
  6. Jersey Census 2011 Bulletin no 1 States of Jersey (December 2011).
  7. a b Jersey Census 2011 Bulletin no 2 States of Jersey (January 2012).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Jersey



Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.