Saltar para o conteúdo principal
 
12/08/2015 - 11h54

Jornalista desvenda rede de subornos, encontros sexuais e mentiras dos Kennedy

da Livraria da Folha

Repórter especial do "The New York Times", Peter Evans começou a se envolver com a história de Aristóteles Onassis na década de 1960, quando foi convidado pelo próprio magnata para escrever sua biografia. A partir daí, os dois tiveram vários encontros ao longo dos anos, que se transformaram no livro "Ari". Porém, logo após a morte de Onassis, em 1975, o repórter descobriu que muitos fatos haviam ficado de fora da biografia.

Divulgação
Subornos, encontros sexuais, mentiras e traições faziam parte do cotidiano de Jackie O, Aristóteles Onassis e Bobby Kennedy
Subornos, encontros sexuais e traições faziam parte do cotidiano de Jackie O, Aristóteles Onassis e Bobby Kennedy

Entre os furos "esquecidos" estavam os segredos do casamento com Jacqueline Kennedy, que carregavam implicações políticas inimagináveis. Instigado pela história, Evans decidiu investigar ainda mais, mergulhando em uma série de entrevistas com espiões, terroristas, parentes, amigos e amantes. O resultado é o livro "Nêmesis", que mostra como subornos, encontros sexuais, mentiras e traições faziam parte do cotidiano de Jackie O, Aristóteles Onassis e Bobby Kennedy.

Aristóteles Onassis, por exemplo, revelava um lado extremamente charmoso quando participava de cruzeiros com celebridades. Os convidados eram enfeitiçados por suas histórias, piadas indecentes e demonstrações de sabedoria. Certa vez, ele discursou: "Eu trato toda mulher como uma amante em potencial [...] Mulheres bonitas não suportam moderação: precisam de um estoque inesgotável de excessos".

Já Jacqueline Kennedy conhecia a fama de Jack Kennedy nos mínimos detalhes e sempre soubera o que esperar de um homem que não tivera interesse algum em se casar até o estado civil começar a atrapalhar suas ambições políticas. Na véspera de seu casamento, ela observou: "Não acho que haja muitos homens fiéis às esposas. Os homens são uma combinação de bem e mal".

A aceitação da vida de casada foi motivada por um único motivo: seguindo o conselho de sua mãe, ela estava se casando por dinheiro. "Isso não queria dizer que não amasse o marido, porque amava, ou que não tivesse uma noção da própria identidade, porque tinha também. Porém, determinada a ter uma vida plena e glamourosa, Jackie encontrara um homem que seu pai poderia ter escolhido para ela", opina o autor.

Associated Press
Kennedy ao lado de Jacqueline pouco antes de ser morto, em 22 de novembro de 1963
Kennedy ao lado de Jacqueline pouco antes de ser morto, em 22 de novembro de 1963

Figura emblemática na vida dos Kennedy, Marilyn Monroe também protagoniza algumas das histórias mais marcantes do livro. Uma delas é a sugestão de Onassis de organizar um casamento da atriz com o príncipe Rainier III - que, no fim das contas, se casou com Grace Kelly.

Evans explica que Onassis telefonou para Spyros Slouras, que comandava o estúdio da atriz, a 20th Century Fox, para debater a questão. Mas Slouras aconselhou Onassis a abandonar a ideia. "Monroe era uma roubada, advertiu. Ela estava morando com o dramaturgo Arthur Miller e tendo um caso com um senador rico e jovem chamado Jack Kennedy, que pulava de cama em cama entre aspirantes de Hollywood".

Marilyn Monroe discordou. A ideia de se tornar princesa a agradou e, ao ser questionada se conseguiria fazer o príncipe se casar com ela, respondeu: "Dê-me dois dias a sós com ele e é claro que ele vai querer se casar comigo".

Outros trechos de destaque sobre a atriz abordam o suposto caso que ela teria com os irmãos Kennedy e a teoria de que Monroe não teria cometido suicídio, mas sim assassinada a mando dos Kennedy por questões políticas.

Peter Evans atuou como jornalista e correspondente estrangeiro para veículos renomados como "Los Angeles Times", "Vogue", "The Times", "The Sunday Times" e "Daily Mail" e foi indicado ao British Press Awards.

*

NÊMESIS
AUTOR Peter Evans
EDITORA Intrínseca
QUANTO R$ 42,90 (preço promocional*)
E-BOOK 34,90 *

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página