Wikipédia:Eliminadores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.
Eliminadores
Wikipedia Eliminator.svg

Os eliminadores constituem um grupo de usuários com acesso às ferramentas de eliminação e restauro de páginas, outrora disponíveis apenas aos administradores.

Há atualmente 8 eliminadores na Wikipédia lusófona. Juntamente com os administradores, constituem um total de 71 usuários com esta permissão.

Ferramentas[editar]

De acordo com a configuração do MediaWiki na Wikipédia lusófona, os eliminadores possuem os seguintes privilégios associados a eles: autopatrol, browsearchive, delete, nuke, undelete, deletedhistory, deletedtext, suppressredirect. [1] [2]

Como resultado, o estatuto de eliminador adiciona as seguintes permissões ao usuário:

Eliminação[editar]

Human-user-trash-full.svg
  • Eliminar páginas uma a uma (delete) ou em massa (nuke), incluindo imagens e seu histórico, de acordo com a política de eliminação.
    • Após ler as políticas e páginas de ajuda e indicar uma página para eliminação, deve-se consultar Wikipédia:Páginas para eliminar. Algumas vezes a eliminação representa apenas uma questão técnica, na qual um redirecionamento precisa ser apagado para possibilitar a renomeação da página, ou uma página cujo histórico tenha-se perdido, necessitando ser eliminada, restaurada e depois fundida. Em outros casos, pode envolver a remoção de lixo de páginas ou material copiado de sites externos, violando direitos autorais, e até mesmo ações administrativas decorrentes de uma decisão consensual.

Visualização de conteúdo eliminado[editar]

  • Visualizar páginas e imagens eliminadas e os seus respectivos históricos:
    • Buscar páginas eliminadas (browsearchive);
    • Ver entradas de histórico eliminadas, sem o texto associado (deletedhistory);
    • Ver texto removido e alterado entre revisões removidas (deletedtext).

Ao seguir uma ligação para o histórico de um artigo que já tenha sido eliminado e criado novamente, pode-se ver no topo da página "Ver ou restaurar X edições eliminadas?", em que X é o número de edições que existiam no histórico no momento da eliminação.

Seguindo a ligação, pode-se visualizar:

  • O registro de eliminação, com a informação de quando e quem eliminou a página;
  • A caixa para restauro (ver seção seguinte sobre restauro de páginas);
  • O "histórico" do artigo anterior à eliminação. Clicando sobre cada uma das edições, visualiza-se o conteúdo dessa edição.

Restauro[editar]

  • Restaurar páginas e imagens eliminadas e os seus respectivos históricos (undelete).

Autorrevisão[editar]

O que faz um eliminador?[editar]

Política de eliminação vde
Por consenso
Categoria a verificar (0 itens)
Páginas para eliminar
Tutorial de nomeação
Tutorial de limpeza
Por problemas de direitos autorais
Categoria a verificar (17 itens)
Tutorial de nomeação
Tutorial de limpeza
Eliminação semirrápida
Categoria a verificar (55 itens)
Tutorial de nomeação
Eliminação rápida
Categoria a verificar (10 itens)
Tutorial de nomeação
Projeto Salvamento

Com tais ferramentas, um eliminador obtém permissão para:

Quais políticas devem orientar suas ações?[editar]

As tarefas de eliminação, restauro e manipulação de históricos devem ser executadas sempre tendo em conta o respeito estrito às regras.

Eliminação (ER, ESR, PE e VDA)[editar]

A política de eliminação deve nortear todas as ações administrativas de eliminação.

No método de eliminação rápida, cuja proposição das páginas é suposta inconteste, estas são marcadas por um usuário qualquer para posterior exclusão por um administrador ou eliminador. Para suporte, pode-se consultar o tutorial sobre eliminação rápida. Já o método alternativo de eliminação semirrápida engloba casos em que a supressão é igualmente não controversa, porém a nomeação não cumpre os critérios para eliminação rápida. Em ambos os casos, o eliminador ou administrador encarregado de apagar o conteúdo não pode ser o mesmo usuário que o propôs à eliminação.

Nas eliminações por problemas com direitos autorais, as páginas são marcadas como suspeitas ou com infração com violação de direitos de autor e permanecem em um período de quarentena, à espera de uma solução. Findo este prazo, se o problema não for sanado ou o conteúdo protegido por direitos de autor não for substituído, as páginas devem ser excluídas. Quanto às eliminações por votação, a decisão deve ser consensual, requerendo atenção e os esforços adicionais da comunidade durante o período de avaliação da página.

Os tutoriais de limpeza de eliminações semirrápidas, por problemas de direitos autorais e por votação contêm as instruções específicas para cada situação, voltadas a eliminadores e administradores.

Restauro[editar]

Quando são constatadas inconformidades na eliminação de uma página, contrariando a política de eliminação, esta pode ser restaurada. O restauro pode ser permanente, temporário ou motivado por nova análise.

Manipulação de históricos[editar]

A manipulação de históricos pode envolver tanto a fusão dos históricos de duas ou mais páginas quanto o desmembramento das revisões de uma página. Para tanto, é necessário proceder-se a eliminações seguidas do restauro seletivo destas revisões.

Tornando-se um eliminador[editar]

O interessado em se tornar um eliminador deverá verificar se preenche os requisitos mínimos para a nomeação, ou seja: possuir 1.000 edições no domínio principal e ter uma conta com seis meses de registro. Também é necessário que demonstre conhecimento da política de eliminação ao fazer uso dos processos de eliminação e pedidos de restauro.

Caso cumpra os requisitos, poderá acrescentar seu nome à página de aprovação e anunciar o pedido na esplanada, incluindo-o também na predefinição de mudanças recentes. A seguir, terá início uma discussão para avaliar o candidato, de acordo com as diretrizes especificadas na política de eliminadores. Se não forem constatados impedimentos e o usuário agregar os conhecimentos necessários, um burocrata aprovará o pedido, outorgando-lhe o estatuto.

Atribuição e remoção do estatuto[editar]

Assim como ocorre com os robôs e editores de interface[3] , o gerenciamento total dos privilégios deste grupo é acessível localmente apenas aos burocratas, de acordo com as configurações atuais da Wikipédia, definidas por meio do arquivo InitialiseSettings.php:[1]

Exemplo do painel de gerenciamento de direitos do usuário, acessado por um burocrata, no momento da atribuição do estatuto de eliminador.

A atribuição está condicionada à existência de um pedido de aprovação bem-sucedido, enquanto que a sua retirada pode ter como causa um pedido de remoção ou ser feita de imediato por qualquer burocrata, de acordo com a política de eliminadores, ao se constatarem abusos ou má-utilização da ferramenta, mesmo após advertência.

A gestão de privilégios pode ser feita através do menu Especial:Privilégios. Uma caixa de seleção selecionada significa que o usuário já se encontra no grupo, enquanto que uma caixa desselecionada indica que o usuário ainda não pertence ao grupo. Para proceder à atribuição do estatuto, o burocrata deve selecionar o campo respectivo, fornecer uma ligação ou diferencial de edição para o pedido de aprovação e clicar no botão de confirmação.

Redundância[editar]

Haja vista que os eliminadores contam com a permissão de autorrevisão, os autorrevisores que forem adicionados ao primeiro grupo podem ter seu estatuto retirado. Da mesma forma, administradores anteriormente aprovados como eliminadores não precisam manter o estatuto de eliminador entre suas permissões.

A listagem dos autorrevisores que tiveram suas permissões removidas devido à redundância ocasionada no software MediaWiki com a obtenção de outros estatutos, como os de eliminador ou administrador, encontra-se nesta página. A relação dos eliminadores posteriormente incluídos no grupo dos administradores também pode ser consultada aqui.

Usuários com o estatuto de eliminador[editar]

Segue abaixo a lista dos atuais eliminadores e a seguir a dos usuários que já desempenharam a função.

Atuais[editar]

  1. Ativo Darwinius(desde 04/03/2011discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  2. Ativo Diego Queiroz(desde 10/08/2014discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  3. Ativo Fronteira(desde 07/01/2015discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  4. Ativo MachoCarioca(desde 01/01/2015discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  5. Ativo MayTheForce(desde 28/10/2011discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  6. Ativo Stanglavine(desde 02/08/2015discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  7. Ativo Vitor Mazuco(desde 30/12/2014discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  8. Ativo Vitorvicentevalente(desde 24/08/2010discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)

Anteriores[editar]

  1. Anterior Acscosta - (de 28/10/2011 a 09/05/2015), quando foi aprovado administrador.)
  2. Anterior Amats - (de 23/08/2010 a 11/03/2014), quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  3. Anterior Antero de Quintal - (de 03/05/2013 a 01/04/2015), quando foi aprovado administrador.)
  4. Anterior Chicocvenancio - (de 04/07/2012 a 21/03/2014), quando foi teve o estatuto removido por absenteísmo.
  5. Anterior Capitão Pirata Bruxo - (de 10/10/2010 a 12/12/2010), quando foi aprovado administrador. Depois 28/03/11 a 20/05/2011, quando teve o estatuto removido.
  6. Anterior ChristianH - (de 10/09/2011 a 11/03/2015, quando foi aprovado administrador.
  7. Anterior Chronus - (de 22/11/2014 a 03/04/2015, quando foi aprovado administrador.
  8. Anterior Eduardofeld - (de 8/4/2012 a 13/09/2012), quando foi aprovado administrador.
  9. Anterior Érico Júnior Wouters - (de 11/12/2011 a 07/01/2012), quando foi aprovado administrador. Depois 10/11/2012 até 10/04/2013, quando foi aprovado como administrador novamente.
  10. Anterior Fabiano Tatsch - (de 01/09/2010 a 06/01/2011), quando foi aprovado administrador.
  11. Anterior Fernandobrasilien (de 19/01/2013 a 19/11/2014), quando pediu remoção das ferramentas.
  12. Anterior FilRB - (de 06/01/2011 a 08/10/2011), quando teve o estatuto removido por absenteísmo. Depois, de 28/09/2013 até 20/09/2014, quando teve o estatuto removido novamente por absenteísmo.
  13. Anterior Francisco Leandro - (de 24/08/2010 a 18/05/2011), quando foi aprovado administrador.
  14. Anterior Gean - (de 19/11/2010 a 15/01/2011), quando foi aprovado administrador.
  15. Anterior Gusta - (de 03/05/2013 a 21/03/2015, quando teve o estatuto removido
  16. Anterior Jbribeiro1 - (de 24/05/2011 a 15/03/2012, quando foi aprovado administrador)
  17. Anterior João Sousa - (de 29/08/2010 a 30/11/2013)
  18. Anterior JSSX - (de 09/09/2010 a 11/09/2010)
  19. Anterior João Carvalho - (de 16/09/2010 a 28/07/2014), quando foi obteve novamente o estatuto de administrador
  20. Anterior Kascyo (de 06/06/2012 a 10/04/2013)
  21. Anterior Leon saudanha (de 23/09/2014 a 06/02/2015), quando pediu remoção das ferramentas. De 24/02/2015 a 01/04/2015), quando foi aprovado administrador.)
  22. Anterior Lijealso (de 24/01/2012 a 19/01/2013)
  23. Anterior LuanSP (de 01/09/2010 a 14/07/2012)
  24. Anterior Luckas Blade - (de 29/08/2010 a 02/02/2012)
  25. Anterior Lucas Secret - (de 07/10/2011 a 13/04/2013)
  26. Anterior LuizM - (de 11/11/2011 a 4/10/2013)
  27. Anterior Maddox - (de 08/02/2015 a 30/07/2015, quando teve seu estatuto removido.
  28. Anterior Marcelo Victor - (de 30/01/2015 a 03/04/2015, quando foi aprovado administrador.
  29. Anterior Maria Madalena (de 07/09/2012 a 28/09/2014, quando teve o estatuto removido)
  30. Anterior Mário Henrique - (de 05/03/2011 a 24/01/2012 quando foi aprovado administrador)
  31. Anterior Matheus Faria - (de 07/04/2013 a 26/07/2013 quando foi aprovado administrador)
  32. Anterior Nelson Teixeira - (de 18/04/2012 a 15/06/2012)
  33. Anterior OnlyJonny - (de 13/04/2015 a 07/07/2015), quando foi aprovado administrador.)
  34. Anterior OTAVIO1981 - (de 25/11/2011 a 14/03/2013)
  35. Anterior PauloEduardo - (de 03/02/2013 até 16/07/2013)
  36. Anterior PauloHenrique - (de 09/03/2013 até 01/09/2013)
  37. Anterior PedR - (de 11/08/2011 até 25/09/2011 e de 01/03/2012 a 22/03/2013)
  38. Anterior Richard Melo da Silva (de 20/09/2010 a 28/03/2015, quando teve o estatuto removido)
  39. Anterior Rafael Kenneth - (de 21/04/2012 a 14/04/2013)
  40. Anterior Roberto de Lyra - (de 07/12/2010 a 21/06/2011)
  41. Anterior Robertogilnei - (de 31/08/2010 a 08/10/2011)
  42. Anterior Salamat - (de 27/3/2011 a 20/7/2011)
  43. Anterior Fronteira - (de 19/04/2012 a 15/06/2012), quando foi aprovado administrador. Posteriormente, retornou a eliminador e permaneceu até 20/09/2014, quando teve o estatuto removido por absenteísmo
  44. Anterior Vinicius Lima - (de 28/12/2010 a 22/11/2014)
  45. Anterior Viniciusmc - (de 19/07/2011 a 23/09/2011)-(de 10/06/2012 a 10/12/2012)
  46. Anterior Vitor Mazuco - (de 08/07/2012 a 09/06/2013)
  47. Anterior WikiGT - (de 25/06/2012 a 25/06/2013)
  48. Anterior Willy Weazley - (de 04/03/2011 a 23/11/2011)
  49. Anterior Wjalves - (de 14/02/2012 a 31/12/2012)
  50. Anterior Zoldyick - (de 27/01/2014 a 28/11/2014 quando foi aprovado administrador)

Identificação[editar]

Os usuários com esta permissão podem incluir em suas páginas de usuário a userbox {{Wikipédia:Userbox/Eliminador}}. A lista de todos os editores com o estatuto de eliminador encontra-se aqui.

Referências

  1. a b O estatuto de eliminador foi inicialmente implementado conforme a solicitação 24623, no Bugzilla.
  2. A permissão suppressredirect foi adicionada ao estatuto de eliminador segundo consenso obtido em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Permissão suppressredirect para eliminadores (25jan2011).
  3. O gerenciamento de direitos sobre editores de interface foi discutido em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Criação de dois novos estatutos (18nov2011) e está regulamentado segundo a política de editores de interface.

Ver também[editar]

Info   Nota ortográfica: Esta página está escrita segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1990.