Território

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Território é uma área delimitada e definida pela relação entre diferentes indivíduos ou grupos.
Sua acepção pode ser tida, primordialmente, em dois aspectos distintos: no âmbito do direito administrativo o termo irá se referir à porção da superfície terrestre onde existe a validade de determinado contrato social (por exemplo: a Constituição da Republica Federativa do Brasil é vigente em todo o território nacional); por outro lado, é um termo que se refere às inúmeras interações humanas com o meio natural e que irão definir as diversas formas de expressão desta interação (por exemplo: a paisagem urbana). Sendo muito utilizado nas ciências biológicas para referir à porção da superfície terrestre onde determinada espécie ocorre (por exemplo: animais territorialistas).
Seu uso em ciências humanas está muito relacionado às implicações políticas e econômicas de determinado conjunto de ações humana. Em ciências naturais é predominantemente relacionado à expressão de fenômenos que possuam distribuição espacial em termos geométricos.
Exemplos: limites de países; áreas de atuação de organizações criminosas; grupos urbanos; nações indígenas; presença de espécies animais.

A expressão do controle ou da influência em um determinado território é chamada de territorialidade.