Portal:Nicarágua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Nicaragua Coat of arms of Nicaragua
Location on the world map

A Nicarágua (em espanhol: República de Nicaragua, é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador) Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, através do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital é Manágua.

O nome do país é derivado de Nicarao, o nome da tribo de língua náuatle que habitava as margens do Lago Nicarágua antes da conquista espanhola das Américas, e da palavra espanhola Agua, que significa "água", devido à presença dos grandes lagos: Lago Nicarágua (Cocibolca) e Lago Manágua (Xolotlán), bem como lagoas e rios da região.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Flag of the FSLN.png

A Revolução Sandinista (em espanhol: Revolución Nicaragüense ou Revolución Popular Sandinista) abrange a crescente oposição à ditadura de Anastasio Somoza Debayle, na década de 1960 e 1970, a campanha liderada pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que levou à derrota militar da ditadura em 1979, e os esforços subseqüentes da FSLN, que governou de 1979 até 1990, para reformar a sociedade e a economia do país seguindo as linhas socialistas.

A revolução não foi importante apenas para a Nicarágua, mas também para a América Central e o continente americano, que também marcou um dos acontecimentos mais importantes no desenvolvimento da Guerra Fria.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
WilliamWalker.jpg

William Walker (Nashville, Tennessee, Estados Unidos, 8 de maio de 1824 - Trujillo, Honduras, 12 de setembro de 1860) foi um médico, advogado, jornalista, político e aventureiro, que organizou várias expedições militares privadas na América Latina, com a intenção de estabelecer colônias sob seu controle pessoal. É o mais conhecido dos chamados "flibusteiros" do século XIX. No México, tentou conquistar os territórios de Sonora e Baixa Califórnia, que o levou a fundar uma "república", que terminou em fracasso. Em 1855, juntamente com um grupo de recrutas conhecidos como "Os Imortais", foi para a Nicarágua, que estava envolvida em uma guerra civil e lutou ao lado do campo democrático, visando derrubar o presidente legítimo Fruto Chamorro Pérez. No entanto, a medida que avançava em suas campanhas militares, conseguiu assumir o poder através de eleições fraudulentas, no qual foi eleito como presidente da nação.

Devido à ameaça que a sua permanência na América Central representava, outros países da região lançaram uma ofensiva para expulsa-lo do território, levando à Guerra Nacional da Nicarágua e a Campanha Nacional de Costa Rica. O conflito envolveu também os EUA, o Reino Unido e o empresário Cornelius Vanderbilt.

William Walker capitulou em 1 de maio de 1857 e deixou o território da América Central. Apesar de sua derrota, organiza novas expedições para tomar a Nicarágua, mas acabou sendo baleado em Honduras. As invasões desse aventureiro contribuíram para a formação do conceito de América Latina.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Nicaragua volcan Cosigüina 5.jpg
A caldeira do vulcão Cosigüina.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    
  • ... que o Lago Nicarágua é o maior lago de água doce da América Central (19º maior no mundo) e é o lar dos únicos tubarões de água doce do mundo?
  • ... que em 1972, quase 90% do capital Manágua foi destruída por um terremoto?
  • ... que a primeira mulher a ser eleita pelo voto popular como o presidente de uma nação latino-americana foi Violeta Chamorro que ocupou o cargo entre 1990-1997, na Nicarágua.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox


Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Nicarágua
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver