Arrondissements da França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Os 100 departamentos franceses são divididos em 342 arrondissements, Quinta República, que pode ser traduzida como distritos.

A capital de um arrondissement/distrito é chamada de subprefeitura, quando um arrondissement contém uma prefeitura (capital) do departamento, a prefeitura é a capital do arrondissement, atuando tanto como uma prefeitura e como uma subprefeitura.

Arrondissements subdividem-se em Cantões e Comunas. As cidades de Paris, Lyon e Marseille são também divididas em arrondissements municipais, para não ser confundido com o arrondissements abordados neste artigo.

Função e administração[editar | editar código-fonte]

A administração de um arrondissement é atribuído a um subprefeito (em francês: sous-préfet) que auxilia o prefeito departamental (préfet).

Ao contrário regiões francesas, departamentos e comunas, arrondissements não têm o estatuto de entidade jurídica no direito público. Além disso, ao contrário das outras divisões administrativas, eles não são executados por funcionários eleitos, mas pelos responsáveis políticos, os agentes designados pelo Presidente Francês.

História[editar | editar código-fonte]

O conceito de arrondissements foi proposto várias vezes como uma reforma administrativa durante o Ancien Régime, nomeadamente através do intendente da Bretagne généralité, Caze de La Bove, na sua Mémoire concernant les subdélégués de l'intendance de Bretagne em 1775.

Os arrondissements foram criados após o Revolução Francesa pela Loi du 28 pluviôse no ano VIII, do Calendário Republicano (17 de fevereiro, 1800) e substituído "distritos". Em certos períodos da história da França, eles têm desempenhado uma função nas eleições legislativas, especialmente durante a Terceira República. A legislatura aprovou uma lei em 1926 para eliminar 106 arrondissements. Enquanto eles alegaram que era para conseguir poupanças fiscais, alguns analistas políticos consideraram os resultados manipulação eleitoral.

Estatística[editar | editar código-fonte]

A maioria dos departamentos têm apenas três ou quatro arrondissements. Os departamentos de Paris e do Território de Belfort ter apenas um, enquanto o departamento de Moselle tem nove.

Ver também[editar | editar código-fonte]