Manuel Mendes (compositor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Manuel Mendes ou Manoel Mendes (c. 154724 de setembro de 1605) compositor e professor do período renascentista, figura importante da polifonia portuguesa, contemporâneo de Duarte Lobo e Manuel Cardoso.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Lisboa, e estudou música com Cosme Delgado, em Évora. Mais tarde foi nomeado mestre de capela na catedral em Portalegre, mas regressou a Évora para receber diploma de bacharel em 1575. Também em 1575 tornou-se padre, e professor do coro da catedral. Seus alunos incluídos alguns dos mais famosos compositores portugueses do século XVII, tal como Duarte Lobo, Manuel Cardoso, Filipe de Magalhães e Manuel Rebelo. Morreu em Évora.

Mendes era evidentemente um compositor prolífico. Ele era famoso no 16 º século, e sua música viajou para a Espanha, assim como México, onde foi altamente reconhecido.

Referências

  • Robert Stevenson, "Manuel Mendes." The New Grove Dictionary of Music and Musicians, ed. Stanley Sadie. 20 vol. London, Macmillan Publishers Ltd., 1980. ISBN 1561591742
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.