Kerch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Kerch
Керч / Керчь / Keriç
Fortaleza de Yeni Kale
Fortaleza de Yeni Kale
Bandeira oficial de Kerch
Brasão oficial de Kerch
Bandeira Brasão
Crimea-Kerch locator map.png
Coordenadas 45° 20' 19" N 36° 28' 5" E
País  Rússia
Altitude 10 m
População  
  Cidade (2001) 158 165
Website: [http://www.kerchrada.gov.ua/ www.kerchrada.gov.ua/]

Kerch (em ucraniano: Керч, em russo: Керчь, em tártaro da Crimeia: Keriç, russo antigo: Кърчевъ, grego antigo: Παντικάπαιον Pantikapaion, em turco: Kerç) é uma cidade portuária do situada na costa oriental da Crimeia, república autônoma da Rússia. A cidade fica junto ao estreito de Kerch, que liga o mar de Azov com o mar Negro. Além de ser porto pesqueiro, desenvolve intensa actividade industrial devido a estar numa região produtora de minério de ferro e gás natural. Conta, portanto, com estabelecimentos metalúrgicos (ferro e aço) e químicos, fábricas de maquinaria e de transformação de pescado.

Na cidade fica a sede de um instituto de investigação oceanográfica. Entre os lugares de interesses conta com um museu arqueológico e com a igreja de S. João Baptista, que data do século VIII. Kerch foi fundada no século VI a. C. com o nome de Panticapaea; era uma colónia grega. Depois do século V a. C. e durante muito tempo, a cidade e seus arredores foram posse do reino independente do Bósforo. No início do século XIV era uma colónia de Génova e em 1475 caiu em mãos do Império Otomano. A Rússia anexou-a em 1771 durante uma das contendas russo-turcas. No decurso da guerra da Crimeia ficou seriamente danificada, e o mesmo ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.

O asteróide 2216 Kerch homenageia a cidade.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.