Papa Gregório XIII

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gregório XIII
226º papa
Brasão pontifical de Gregório XIII
Nome de nascimento Ugo Bomcompagni
Nascimento Bolonha, Itália,
7 de janeiro de 1502
Eleição 14 de Maio de 1572
Fim do pontificado 10 de abril de 1585 (83 anos)
Antecessor Pio V
Sucessor Sisto V
Listas dos papas: cronológica · alfabética

Gregório XIII, nascido Ugo Buoncompagni (Bolonha, 7 de Janeiro 1502Roma, 10 de Abril 1585), foi Papa de 13 de maio de 1572 até à data da sua morte.

Destaca-se por ter sido o responsável pela introdução do calendário actual (calendário gregoriano) pela Bula Inter gravissimas, assinada a 24 de Fevereiro de 1582, reformando o antigo calendário juliano.

Ugo estudou e leccionou direito e jurisprudência na Universidade de Bolonha. Em 1538 foi chamado a Roma pelo Papa Paulo III e subiu rapidamente na hierarquia. Elevado a cardeal pelo Papa Pio IV, foi um dos presentes no Concílio de Trento. Em 1572 foi eleito para suceder o Pio V.

Como Papa, Gregório XIII conspirou em vão para destronar a rainha Elizabeth I da Inglaterra, uma protestante, e enviou em 1578 o capitão Thomas Stukeley para a Irlanda, de forma a minar o poder da rainha. Mas Stukeley desviou-se do plano inicial e juntou-se ao rei português Dom Sebastião na sua cruzada em Marrocos, que haveria de acabar em tragédia. Estes planos só resultaram no afastamento maior entre a Igreja de Inglaterra e Roma.

Este fervor por levar a cabo a tarefa de conversão da Inglaterra ao catolicismo sem olhar a despesas deixou vazios os cofres do erário do Vaticano, tendo de recolher fundos para a causa através de novas vias de financiamento. O Papa fixa a atenção nos feudos e baronias que a Igreja tinha cedido a nobres de Roma e no escasso proveito que extraía desses territórios. Propôs-se confiscar tais bens cujos concessionários não estavam com contas acertadas e os que se encontravan na posse de herdeiros ilegítimos. A aristocracia reagiu perante o que interpretou como uma declaração de guerra e ocorreram pilhagens, motins e verdadeiras matanças, creando-se um clima de desordem na qual proliferaram todo o tipo de proscritos e foragidos que espalharam actos de banditismo por toda a zona em torno de Roma. Gregório XIII não teve capacidade para atacar tal epidemia nem tempo para o tentar fazer, pois morreu em 10 de Abril de 1585, deixando os Estados Papais em plena turbulência.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Papa Gregório XIII


Precedido por
Pio V
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

226.º
Sucedido por
Sisto V


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.