Wikipédia:Manutenção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atalho:
WP:MAN
Bem-vindo à Manutenção
Icon tools.png
Esta página de manutenção, alternativamente conhecida pelo nome de estaleiro, é um local de melhorias de artigos, sendo que a maior parte das ferramentas presentes aqui é baseada em marcadores e predefinições, que são colocados em páginas que precisam de algum tratamento. Tenha em mente que adicionar marcações em massa não é uma ação tolerada por parte da comunidade.[nota 1]

O conteúdo a seguir está dividido em seções que constituem as frentes de trabalho de manutenção, havendo ainda uma seção no final da página que contém ligações para projetos de manutenção específicos.

Se tem interesse em ajudar, corrija os problemas listados abaixo sempre que desejar. Outra forma expedita de encontrar páginas que requerem manutenção é a consulta das subcategorias de "Categoria:!Manutenção de artigos". Participe do Projeto Manutenção, onde são realizadas discussões e esforços coletivos(missões) com outros wikipedistas afim de sanar eventuais problemas em artigos. Sua participação é muito bem-vinda!

Tarefas

Pedidos

Imagens

Incluir imagens nos artigos e colocar legendas adequadas nessas imagens é também uma tarefa importante de manutenção.

  • Artigos sem imagens – com a marcação {{sem imagem}}
  • Caminho do ficheiro – Mostra o endereço (URL) completo de um ficheiro (normalmente imagens) da Wikipédia em português. No caso de uma imagem que seja mostrada ampliada ou reduzida em relação ao tamanho original (processada pelo servidor e armazenada na cache), essa imagem tem um endereço diferente da original, também mostrado através desta ferramenta.
  • Lista de imagens – Listagem detalhada de todas as imagens na Wikipédia em português (não confundir com as imagens do Commons).
  • Ficheiros não utilizados – Lista de ficheiros (normalmente imagens) que não são utilizados em nenhum artigo.

Ferramentas

  • CommonsHelper – Introduzindo o nome da imagem, gera o texto a colocar da descrição da imagem que se preenche ao carregar a imagem no Commons.
  • Imagens em falta – Permite descobrir se os artigos em outras línguas têm imagens mas que nos artigos correspondentes da Wikipédia lusófona não há. Note que a lista obtida com esta ferramenta não significa que se podem colocar as imagens nos artigos da Wikipédia lusófona, uma vez que algumas imagens pode estar localizadas na respectiva Wikipédia e não no Commons.

Categorias

Todos os artigos devem estar ligados a, pelo menos, uma categoria. No entanto, existem muitos artigos ou categorias por categorizar. Caso encontre um artigo não categorizado e não saiba que categoria atribuir, coloque a predefinição {{semcat}}. Se tiver dúvidas sobre categorias pode colocá-las no Café dos categorizadores.

Ferramentas

  • HotCat – Script que auxilia na categorização que pode ser encontrado nas preferências.
  • Gráficos de categorias – Permite visualizar a árvore de categorias de forma gráfica (até 100 categorias).
  • CatScan – Permite escolher várias opções para pesquisar em artigos de uma determinada categoria e/ou subcategorias. As opções incluem: obter artigos com menos de X bytes ou X ligações internas; por artigos que usem determinada predefinição; etc.

Ligações para outros idiomas

As ligações interlinguísticas são interwikis que ligam artigos da Wikipédia lusófona a artigos de outras Wikipédias de outras línguas. Muitos artigos não têm interwikis, seguem-se algumas ferramentas para saber quais e outras para descobrir os interwikis. Recomenda-se copiar os interwikis da Wikipédia inglesa, já que esta normalmente contém mais interwikis.

  • Artigos sem interwikis marcados com {{seminterwiki}}
  • Páginas sem interwikis de idiomas (lista automática, limitada a 5000 páginas)
  • Páginas não conectadas a itens do Wikidata (lista automática)
  • Itens solitários, que só estão ligados a artigos da Wikipédia lusófona
  • Categorias sem interwiki marcados com {{seminterwiki-categorias}}
  • Interwiki-Link-Checker Ferramenta para confirmar se artigos com o mesmo nome em duas Wikipédias são iguais ou não (permite também escolher as línguas a comparar). Depois de serem verificados por três usuários, um robô encarrega-se de adicionar os interwikis em ambas as línguas. Nota: escolha a língua principal na qual quer trabalhar no interwiki em Português do lado esquerdo e de seguida escolha a combinação das línguas e clique na respectiva linha da primeira coluna (DB-Nr.).
  • Commons sum-it-up– Apesar desta ferramenta se destinar a gerar um sumário de descrição em várias línguas para colocar num artigo do Commons, também gera uma lista de interwikis que faltem no artigo, cruzando os interwikis disponíveis desse artigo em todas as línguas. Deve-se ter algum cuidado ao usar os interwikis obtidos por esta ferramenta, pois poderão existir interwikis errados, sendo necessário confirmá-los.
  • Páginas com conflitos de interwikis marcadas com {{conflito interwiki}}. As páginas marcadas com esta predefinição devem ser verificadas por alguém que entenda minimamente as línguas dos interwikis em conflito de forma a poder corrigi-los.

Esboços

Esboços são artigos que contém apenas uma definição primária do tópico, geralmente em um ou dois parágrafos (embora, dependendo da complexidade do tema, um artigo de vários parágrafos possa ser considerado esboço). O usuário que desenvolve o esboço adiciona a marcação {{esboço}}, esperando que alguém complemente a informação. Veja também esboços por tema.

Artigos sem data

Artigos marcados com a Predefinição:Sem data são adicionados a uma destas categorias:

Traduções

Alguns artigos importados de outras Wikipédias encontram-se em processo de tradução.

Fusões e divisões

Quando existem dois ou mais artigos sobre o mesmo assunto, estes precisam de ser reunidos num só artigo. O processo inverso acontece quando um artigo é demasiado longo e é necessário dividi-lo.

Ir para a Central de Fusões →

Desambiguação

A mover ou movido para outros projetos

Artigos sem fontes

Para mais informações consulte Cite as fontes e Referências e notas de rodapé.

Ferramentas

Artigos órfãos

Artigos órfãos são aqueles que não são referenciados em nenhum outro artigo. Ficam assim invisíveis na navegação entre os textos, uma das formas principais de consulta da Wikipédia; devem ser ligados, portanto, a algum artigo do mesmo tema.

Artigos sem saída

Artigos sem saída são artigos que não têm ligação com outros artigos. Isto normalmente ocorre porque quem escreveu o artigo não o formatou com a sintaxe própria utilizada na Wikipédia, ou porque todas as suas ligações apontam para artigos inexistentes.

Violações de direitos de autor

Páginas que violam os direitos autorais (VDA) não podem existir na Wikipédia. Para marcar artigos consulte o tutorial de marcação de artigos com VDA.

Artigos com pesquisa inédita

Para mais informações consulte Wikipedia:Nada de pesquisa inédita.

Reciclagem e revisão

As páginas para reciclagem são aquelas que não apresentam um formato conforme o Livro de estilo. As páginas para revisão são aquelas onde é necessário verificar a consistência e o rigor do conteúdo.

Wikificação

Wikificação é o ato de formatar uma página para o padrão wiki, isso é, os links internos, a remoção de tags HTML, a colocação de interwikis, categorias e semelhantes. Diferencia-se da reciclagem, na medida em que a reciclagem é mais ampla e engloba a necessidade de se reescrever o texto, reordená-lo e semelhantes, de acordo com o Livro de estilo.

Artigos parciais e controversos

Artigos parciais são artigos que violam o princípio da imparcialidade, ou seja, que não respeitam as diferentes correntes de opinião existentes para abordar determinado assunto. Já os controversos são aqueles cujo conteúdo é controverso e suscita disputas sobre o seu conteúdo.

Artigos possivelmente não enciclopédicos

Artigos que totalmente ou parcialmente talvez possuam caráter não-enciclopédico.

Correção de ligações vermelhas

Artigos que possuam Ligações vermelhas com erro de grafia, podem ser localizados e corrigidos com a ferramenta abaixo:

Atenção: Antes de iniciar sua utilização são necessários alguns procedimentos prévios.

Páginas nomeadas para eliminação...

Predefinições

Redirecionamentos

Redirecionamentos são páginas que quando acedidas, mostram automaticamente uma página de destino.

  • Lista de redirecionamentos
  • Redirecionamentos duplos – redirecionam para outras páginas com redirecionamentos. Por exemplo, se a página "Sacos de plástico" redirecionar para "Sacos", e esta por sua vez redirecionar para "Saco", então a página "Sacos de plástico" é um redirecionamento duplo que deve ser corrigido, de forma a redirecionar diretamente para "Saco".
  • Redirecionamentos quebrados – redirecionam para artigos que não existem.

Páginas a renomear

Páginas marcadas para que o seu título seja movido. Embora a operação possa ser feita sem consultar outros editores, nos casos em que seja desejável ouvir outros editores, pode marcar-se a página cujo título se propõe que seja mudado com {{Renomear página}}, o que vai fazer com que a página passe a figurar na seguinte categoria:

Erros ortográficos e textuais

Os erros ortográficos devem ser corrigidos e alguns dos mais comuns podem ser encontrados nesta página.

Pode também sugerir erros comuns em AutoWikiBrowser/Typos.

Outros problemas

Tarefas administrativas

Algumas tarefas, devido ao seu potencial impacto, só podem ser efetuadas por administradores:

Ferramentas auxiliares

Não são propriamente tarefas de manutenção, mas podem servir como auxiliares para determinadas tarefas.

  • Página de testes, para aprendizado e experiências de edição – ferramenta útil especialmente para novatos.
  • Busca – Página para pesquisar na Wikipédia.
  • Todas as páginas – Mostra todas as páginas dos vários domínios na Wikipédia.
  • Índice de prefixo – Mostra todas as páginas iniciadas com um determinado prefixo. Notar que esta ferramenta é diferente da anterior, pois pode-se obter uma lista de artigos que comecem por determinada palavra ou caracteres. Pode servir, por exemplo, para encontrar arquivos com nomes semelhantes, ou para visualizar todas as subpáginas de uma página ou mesmo de usuários.
  • Pesquisa de ligações externas nas páginas da Wikipédia. Por exemplo, ao pesquisar com www.wikipedia.org é fornecida uma lista de páginas na Wikipédia em que essa ligação externa é referida. É uma ferramenta útil contra o spam (introdução maciça de ligações externas), revelando-se eficaz, mesmo que os spammers usem vários números IP.
  • Software – programas externos ou extensões de navegadores.
  • Scripts – acrescentam várias funcionalidades na interface da Wikipédia. Podem, por exemplo, facilitar a reversão de edições, as pesquisas por domínios, a detecção de vandalismos numa só página, entre outros.
  • Páginas novas – Lista de páginas criadas recentemente.
  • Artigos inativos – Listagem de artigos mais antigos, ou seja, sem edições há mais tempo.
Projetos de manutenção específicos
  • Padronização – Padronizações em geral (incluindo o design, a nomenclatura e as categorias das predefinições) na Wikipédia.
  • Wikipedia audível – Criar uma versão audível da Wikipédia.

Notas

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
Wikisource Textos originais no Wikisource
Info  Nota ortográfica: Esta página foi revista para obedecer às normas do Acordo Ortográfico de 1990.