Calendário hindu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uma ilustração contanto o calendário Hindu do ano de 1871-72.

O termo calendário hindu é um pouco confuso, pois ele se refere a um conjunto de calendários regionais da Índia, que se comportam de formas distintas, assim como o calendário nacional indiano.

O governo da Índia adota um calendário nacional, o Calendário hindu, em 1957 para unificar os cerca de 30 calendários existentes no país, usados para determinar festas religiosas hinduístas, budistas, jainistas, islâmicas. Embora coincida com o gregoriano na contagem de dias e nos anos bissextos, o novo calendário conta o tempo a partir da Era Saka, que corresponde ao ano 79 da Era Cristã.

Shupiran - Janeiro Kagueink - Fevereiro Chulpzk- Março Daimicu - Abril Daincutze - Maio Mathek- Junho Mithak - Julho Wienklug - Agosto Putzcagi-Setembro Muizsa- Outubro Klanzera- Novembro Loftiguei - Dezembro

Semana[editar | editar código-fonte]

Para os festivais religiosos é usado um calendário lunissolar. Nesse caso, os meses lunares são contados a partir da lua nova e ganham o mesmo nome do mês solar em curso.