Calgary

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Calgary
CalgaryMontage.jpg
| Flag of Calgary, Alberta.svg
Bandeira
Lema(s): Heart of the new west
(Do inglês: Coração do novo oeste)
Calgary, Alberta Location.png

Localização na província de Alberta
Coordenadas: 51°02′42"N, 114°03′26"O
Província Alberta
Fundado em 1876
Incorporado em 1894
Prefeito Naheed Nenshi
Órgão governante Conselho Municipal de Calgary
Código postal T1Y to T3R
Área  
 - Cidade 789,9 km²
 - Metrópole 5 083 km²
Altitude 1 048 m, 3 438 ft
Fuso horário UTC -7/-6
População (2006)  
 - Cidade 1.096.833
 - Densidade 1,554.8 / km 2 hab/km²
 - Metrópole 1.214.839
Website: www.calgary.ca

Calgary é terceira cidade mais populosa do Canadá, a mais populosa da província de Alberta, e a quinta região metropolitana mais populosa do país. Localiza-se no sul da província, a cerca de 80 quilômetros a leste das Montanhas Rochosas. Sua população é de 1.096.833 habitantes a partir do censo de 2011 , a e uma população da região metropolitana de 1.214.839 habitantes. Fundada em 1875, Calgary é atualmente um centro financeiro e comercial, onde estão localizadas as sedes das principais empresas petrolíferas do Canadá.

História[editar | editar código-fonte]

Até século XIX[editar | editar código-fonte]

Antes de ser habitada por europeus, a região onde localiza-se a cidade de Calgary anteriormente era habitada por nativos americanos da tribo blackfoot, cuja presença data de ao menos 9000 a.C. Em 1787, o cartógrafo David Thompson passou o inverno com um bando de nativo americanos peigan, acampados ao longo do Rio Bow. Este foi o primeiro registro de um europeu a passar na região. Já por volta de 1860, colonizadores passaram a caçar búfalos e a vender whiskey, ilegalmente, na região.

Calgary foi fundada como Fort Brisbois, sendo renomeada Fort Calgary em 1876. O assentamento foi criado pelo governo canadense, como uma medida de proteção dos campos canadenses de comerciantes americanos ilegais de whiskey na região.

A Canadian Pacific Railway alcançou Calgary em 1883 (enquanto esta era construída do leste canadense em direção à costa pacífica). O governo canadense, buscando povoar a região central do país, escassamente povoada, ofereceu terra livre a quaisquer pessoas ou famílias, desde que elas cultivassem a terra por um certo período de tempo. Isto atraiu muitas pessoas, especialmente imigrantes dos Estados Unidos, e em menor escala, escoceses e irlandeses. Vários chineses, que faziam boa parte da força de trabalho que construíram a ferrovia, também instalaram-se no assentamento, que se tornou a primeira cidade dos Territórios do Noroeste em 1894. Tinha, então, cerca de 39 mil habitantes.

Século XX[editar | editar código-fonte]

Com o desenvolvimento da pecuária e da plantação de trigo, incentivada pela ferrovia transcontinental que cortava a cidade, Calgary cresceu. Em 1912, quatro vaqueiros organizaram um festival de rodeio. Eles chamaram este evento como Calgary Stampede, que logo tornou-se um evento anual na cidade.

Petróleo fora sido descoberto em Alberta em 1914, mas foi somente na década de 1960, com a descoberta de grandes reservas na província, foi que o petróleo tornou-se a principal fonte de renda de Alberta, bem como de Calgary. Então, a cidade já possuía cerca de 325 mil habitantes, em 1974, e com o grande crescimento econômico propiciado pelo petróleo, a população da cidade cresceu para aproximadamente 647 mil habitantes em 1987.

Em 1988, a cidade de Calgary sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1988. Para sediar o evento foi construído o Canada Olympic Park, aonde ficam as pistas de salto com esquis, que estão entre as dez mais altas do mundo. Há também as pistas de bobsleigh e luge, com um simulador que permite a sensação das corridas. Tem ainda um hotel com uma cafeteria e o Olympic Hall of Fame, uma exposição de objetos olímpicos e exibições de filmes. Vale lembrar que a primeira equipe olímpica jamaicana de bobsled competiu nas Olimpíadas de Inverno de Calgary em 1988, inspirando mais tarde o famoso filme Jamaica abaixo de zero.

O Pengrowth Saddledome, estádio construído em 1983 para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1988.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Mapa de Calgary.

Calgary está localizada aos pés das Montanhas Rochosas, que estão localizadas a apenas 80 quilômetros da cidade. Com isto, a altitude de Calgary é alta, de aproximadamente mil metros no centro financeiro da cidade, e de 1 084 metros no seu aeroporto. Dois rios cortam a cidade: o Rio Bow, que corta a cidade no sentido oeste - sul, e o Rio Elbow, que corta a cidade no sentido sul - norte e desembocando eventualmente no Rio Bow.

O clima e o tempo em Calgary são altamente instáveis, embora a cidade possua uma reputação pelos seus invernos muito frios. A instabilidade do tempo provém do choque de duas frentes, uma polar fria, vinda do norte, e outra, quente, vinda do sul. Além disso, os ventos de Chinook, secos e amenos, que vêm do Oceano Pacífico, aumentam a temperatura da cidade em cerca de 20°C, no inverno, e podem durar vários dias.

No verão, Calgary possui temperaturas máximas de 20°C a 25°C, com médias de 16°C. No inverno, máximas de -5°C a 5°C, mínimas de -20°C a -10°C, e média de -9°C. A taxa precipitação média anual de chuva é de 32 centímetros, e a taxa precipitação média anual de neve é de 126 centímetros.

Administração[editar | editar código-fonte]

Calgary é administrada por um prefeito e um Conselho municipal. Os habitantes da cidade elegem o prefeito para mandatos de três anos de duração. Calgary está dividida em 14 distritos (wards). Os eleitores de cada distrito elegem um representante para atuação no Conselho municipal, para mandatos de até três anos de duração.

Cerca de 60% da receita do orçamento da cidade é gerada através de impostos e licenças comerciais e de propriedades. O restante provém de verbas fornecidas pelo governo de Alberta.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Cerca de metade da população da cidade possui algum grau de ascendência inglesa. Norte-americanos, escoceses e irlandeses instalaram-se na região entre no começo do século XX, atraídos pela promessa de terra fácil, muitos instalando-se em Calgary; bem como chineses, que trabalharam em minas e construção de ferrovias na Colúmbia Britânica, muitos dos quais instalaram-se entre 1890 a 1920.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, muitos europeus que imigraram para o Canadá escolheram a cidade para instalarem-se, tais como Holandeses, franceses, alemães e escandinavos. Chineses compõem o maior grupo étnico não-branco da cidade; outras minorias expressivas são indianos, filipinos e negros.

Economia[editar | editar código-fonte]

Downtown Calgary.jpg

Mais empresas estão sediadas em Calgary do que qualquer outra cidade canadense, com exceção de Toronto. O centro financeiro de Calgary possui vários arranha-céus modernos, de até 215 metros de altura. Calgary é sede das maiores companhias petrolíferas do país, bem como de outras companhias petrolíferas estrangeiras instaladas no Canadá. Os principais bancos do país mantêm sedes secundárias na cidade. Outras empresas, que trabalham com engenharia e geologia, também possuem suas sedes principais instaladas na cidade.

Indústria[editar | editar código-fonte]

Calgary possui diversas refinarias de petróleo, embora Edmonton refine a maioria do petróleo extraído em Alberta. Plásticos e refino de gás natural também operam em grande escala na cidade.

Calgary é um centro industrial de processamento de alimentos. A maior parte do gado criado em fazendas e pastos em torno da cidade é processada na Grande Calgary. Outras indústrias importantes incluem textêis, roupas, químicos, equipamentos elétricos, papel, equipamentos de telecomunicação, pesquisa biotécnica e equipamentos de computadores.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Calgary possui quatro jornais diários, bem como dois jornais comunitários, 7 estações de rádio AM, 17 estações de rádio FM, e 5 estações de televisão.

Educação[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Transporte público[editar | editar código-fonte]

O sistema de transporte público, é operado pelo Calgary Transit, que opera uma malha eficiente de 160 linhas de ônibus na cidade, além de duas linhas de light rail, que possuem um total de 42,1 quilômetros.

Vias públicas[editar | editar código-fonte]

Um sistema eficiente e bem mantido de ruas e avenidas cortam a cidade, embora poucas vias expressas cortem a cidade.

Calgary possui um total de 400 quilômetros de linhas designadas a ciclistas, além de outros 200 quilômetros de vias especialmente planejadas para ciclistas. Com isto, incentivam os habitantes da cidade a caminharem ou a usarem bicicletas para irem ao trabalho, à escola e a outros destinos.

Um sistema de 16 quilômetros de vias elevadas, de uso exclusivo para pedestres, é o mais extenso do mundo do gênero, com seus 16 quilômetros de comprimento, conectando diversos edifícios, restaurantes, shopping centers e lojas espalhadas pela cidade.

Aeroporto[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto Internacional de Calgary é o terceiro aeroporto mais movimentado do Canadá, em número de pousos e decolagens, e quarto em número de passageiros. Diversas linhas aéreas conectam Calgary com as principais cidades do país, bem como a um número de destinos internacionais, primariamente nos Estados Unidos.

Atrações e Turismo[editar | editar código-fonte]

A Baixa de Calgary.

O centro de Calgary compreende uma grande variedade de bares, lojas, restaurantes, centros comerciais, atividades culturais e praças públicas como a Olympic Plaza. Atracções turísticas na baixa incluem o Zoo de Calgary, o Mundo da Ciência, o Centro de Convenções, a Chinatown, o Museu Glenbow, a Calgary Tower, a Galeria de Arte de Calgary, e o Centro para as Artes Cénicas EPCOR. Com 1.01 ha, os Jardins de Devonian são um dos maiores parques interiores urbanos do mundo. No centro também fica o Parque de Prince's Island. A "17 Avenue" é conhecida pelos seus muitos bares, restaurantes, lojas e boates. Também conhecida é a "Stephen Avenue", uma rua de pedestres, conhecida pelas suas muitas lojas e pelas suas "árvores" de aço.

As atracções na parte oeste da cidade incluem o Heritage Park Historic Village, ilustrando a vida em Alberta antes de 1914 e que compreende veículos históricos ainda em funcionamento, como a locomotiva a vapor. A própria aldeia compreende uma mistura de réplicas de edifícios antigos e de estruturas históricas, realocadas, vindas de várias partes do sul de Alberta. Outras grandes atrações da cidade incluem o Canada Olympic Park {e Calçada da Fama Olímpica do Canadá), o parque de diversões Calaway Park, o centro equestre de Spruce Meadowse o Circuito de Calgary.

O de Calgary pode ser facilmente reconhecida pelo seu grande aglomerado de arranha-céus visto a uma longa distância. Algumas destas estruturas, como a Calgary Tower e a Pengrowth Saddledome são símbolos únicos de Calgary. No total, há 10 torres de escritórios que tem 150 metros (com uma média de 40 andares) ou mais. O mais alto destes é o Petro-Canada Centre, que é a mais alta torre de escritórios no Canadá, fora de Toronto. As Torres de Bankers Hall são também as mais altas torres gêmeas do Canadá. Em 2007, Calgary tinha 220 arranha-céus completos, 21 em construção, 13 aprovados para construção, e mais 10 propostos.

Para ligar os vários edifícios de escritórios na cidade, a cidade tem também a mais extensa rede de skyway (pontes pedrestes, elevadas que ligam, por exemplo 2 edifícios) no mundo, chamada oficialmente + 15. O nome deriva do fato de as pontes habitualmente estarem a 15 pés (4.6 metros) acima do solo.

Um dos eventos mais importantes da cidade[editar | editar código-fonte]

Calgary Stampede.

Com o desenvolvimento da pecuária e da plantação de trigo, incentivada pela ferrovia transcontinental que cortava a cidade, Calgary crescia. Em 1912 quatro vaqueiros organizaram um rodeio, o qual chamaram de Calgary Stampede, que em seguida tornou-se um evento anual na cidade.

Hoje o famoso Calgary Exhibition and Stampede, realizado todos os anos na primeira quinzena de julho, é conhecido como o maior rodeio do mundo. O evento reúne peões de diferentes países em competições de montaria e laço. Eles disputam um prêmio total no valor de 775 mil dólares canadenses. O primeiro lugar, inclusive, já foi conquistado pelo brasileiro Adriano Moraes em 1994.

O rodeio pode fazer o visitante brasileiro lembrar da conhecida Festa do Peão de Boiadeiro, que acontece em Barretos, no interior de São Paulo. E o estilo da região oeste canadense, sem dúvidas vai fazer lembrar da região Centro-Oeste do Brasil. Além das concorridas competições do rodeio, durante o Calgary Exhibition and Stampede o turista pode se divertir no Stampede Cassino.

Outra atração é o parque de exposições de Stampede, o Stampede Park, que fica aberto para visitação durante o ano inteiro. Mesmo que a visita à cidade seja fora da festa dos cowboys, vale a pena incluir o parque no programa. Lá estão pistas de corridas de cavalo, rinks de hóquei sobre o gelo, instalações para eventos e feiras.

Calgary também é internacionalmente conhecida por ser a cidade natal da família Hart, tradicional no meio do WWE, destacando-se, principalmente, Bret Hart e Owen Hart, filhos do patriarca Stu Hart, que mantinha um dojô na cidade para treinamento de lutadores conhecido como "The Dungeon".

Cidades vizinhas[editar | editar código-fonte]

Norte:
Airdrie
Oeste: Cochrane
Norte
Oeste  Calgary  Leste
Sul
Leste: Strathmore
Sul:
Okotoks

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Calgary