.yu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
.yu
Flag of FR Yugoslavia.svg
Criado em 1989
Tipo de TLD Domínio de Topo
Status Ativo
Responsável nic.yu (Registro Iugoslavo de Domínios da Internet)
Criado para Entidades ligadas à Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia

Flag of FR Yugoslavia.svgIugoslávia Flag of Serbia and Montenegro.svgSérvia e Montenegro

Uso Atual Utilizado pelo antigo estado de Sérvia e Montenegro até 2006
Restrições de registro Registros não disponíveis desde 10 de março de 2008
Estrutura Não como Domínio de topo

.yu (Yugoslavia) é o código TLD (ccTLD) na Internet para a Iugoslávia. O domínio é administrado pela YUNET Association, uma organização sediada na Faculdade de Engenharia Elétrica na Universidade de Belgrado.

A ICANN decidiu que o domínio da Iugoslávia será utilizado pelo Registro Nacional de Domínios da Internet da Sérvia, responsáveis pelo domínio .rs, durante o período em que os endereços registrados em .yu sejam transferidos para os domínios .me, de Montenegro, e .rs, da Sérvia. Essa transação durará 2 anos e a abolição de .yu ocorrerá por volta de 30 de Setembro de 2009.[1]

O código YU foi trocado por CS em Julho de 2003, seguindo a troca de nomenclatura de República Federal da Iugoslávia para Sérvia e Montenegro, em Fevereiro de 2003. O ccTLD .cs permaneceu reservado para Sérvia e Montenegro após aquela data, mas nunca foi de fato utilizado.

História[editar | editar código-fonte]

O ccTLD .yu foi foi atribuído inicialmente à República Socialista Federativa da Iugoslávia. Depois da Guerra Civil Iugoslava e da dissolução da República Socialista Federativa da Iugoslávia, a República Federal da Iugoslávia foi formada e a IANA decidiu passar o domínio para o país remanescente. O país se dividiu, além desse novo território iugoslavo, em Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e a Macedônia. A Iugoslavia passou a se chamar Sérvia e Montenegro em Fevereiro de 2003, e separada em duas novas federações em Julho de 2006.

Usos do domínio .yu[editar | editar código-fonte]

Todos os endereços registrados em .yu são de entidades legais. Domínios de Topo são reservados para instituições federais e governamentais, como provedores de acesso à Internet. A Igreja Ortodoxa Sérvia também foi autorizada a usar o domínio .yu.

Domínios de Segundo Nível[editar | editar código-fonte]

  • Organizações acadêmicas, como universidades, são registradas no domínio acadêmico, .ac.yu. * Instituições educacionais, como escolas de ensino fundamental e ensino médio, usam o domínio .edu.yu.
  • Organizações independentes usam o domínio .org.yu.
  • Corporações usam o domínio .co.yu.
  • O governo usa o domínio .gov.yu.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]