António Soares dos Reis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Soares dos Reis)
Ir para: navegação, pesquisa
Soares dos Reis
Estátua de Soares dos Reis da autoria de António Teixeira Lopes em Vila Nova de Gaia.
Nome completo António Manuel Soares dos Reis
Nascimento 14 de Outubro de 1847
Mafamude, Vila Nova de Gaia
Morte 16 de fevereiro de 1889 (41 anos)
Vila Nova de Gaia
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação Escultor e professor

António Manuel Soares dos Reis (Vila Nova de Gaia, Mafamude, 18471889) foi um importante escultor português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1861, com 13 anos de idade, Soares dos Reis iniciou seus estudos de desenho na Academia Portuense de Belas Artes com o Mestre João Correia, concluindo o curso em 1866. De 1867 a 1870 viveu em Paris e, em 1872, em Roma. Em seguida viveu no Porto, onde recebeu vários prémios. A partir de 1880 foi professor na Academia Portuense de Belas Artes. Foi colaborador artístico nas revistas A arte portugueza (1882-1884) e Atlantida[1] (1915-1920). Em 1885 casou-se com Amélia Macedo, de quem teve dois filhos: Fernando e Raquel Soares dos Reis.

Suicidou-se em 1889 no seu ateliê em Vila Nova de Gaia.

Em 1911 o chamado Museu Portuense, instalado no edifício do Convento de Santo António da Cidade, actual edifício da Biblioteca Pública Municipal do Porto, passou a chamar-se Museu Soares dos Reis em homenagem ao escultor. Grande parte do espólio do escultor faz parte da colecção do Museu.

No contínuo reconhecimento do estatuto deste artista, em 1948, uma Escola Industrial do Porto (situada na Rua Firmeza), a partir da publicação do Estatuto do Ensino Técnico Profissional e porque passa a ministrar cursos especializados de índole artística, toma o nome deste escultor e passará a denominar-se Escola de Artes Decorativas de Soares dos Reis – a actual Escola Artística de Soares dos Reis.

Também lhe foi reconhecido o nome no Jardim Soares dos Reis em Mafamude, Vila Nova de Gaia - um espaço verde e encantador.

Algumas Obras[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre António Soares dos Reis

Referências

  1. Rita Correia (19 de Fevereiro de 2008). Ficha histórica: Atlantida: mensário artístico, literário e social para Portugal e Brasil (pdf) Hemeroteca Municipal de Lisboa. Visitado em 17 de Junho de 2014.