MEDICINA ALTERNATIVA

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Ayurveda

Conhecimento médico milenar desenvolvido na Índia que deu base à medicina tradicional chinesa.

POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

O que é Ayurveda?

Considerada por muitos estudiosos a mais antiga ciência de cura, a Ayurveda é uma abordagem holística para a saúde destinada a ajudar pessoas a viverem mais tempo, saudáveis e bem equilibradas. O termo Ayurveda é composto pelas palavras em sânscrito ayus, que significa vida ou expectativa de vida, e veda, que significa conhecimento. Tem sido praticada na Índia há pelo menos 5.000 anos e recentemente se tornou popular nas culturas ocidentais. O princípio básico da Ayurveda é prevenir e tratar doenças mantendo o equilíbrio do corpo, da mente e da consciência por meio de bebidas, dieta e estilo de vida adequados, como também remédios herbais.

Há dois tipos principais de Ayurveda: tradicional e Maharishi. A Maharishi é uma versão da Ayurveda tradicional baseada na tradução de textos clássicos por Maharishi Mahesh Yogi. Os profissionais de ambos os tipos da Ayurveda prescrevem ervas, acreditam que as doenças resultam de desequilíbrios dos doshas (veja abaixo) e utilizam muitos dos mesmos remédios para tratar doenças. A Ayurveda Maharishi, entretanto, enfatiza o papel da consciência suprema em manter uma boa saúde e promove a meditação transcendental (MT) como forma de vivenciar a consciência pura do universo. Também destaca a expressão de emoções positivas e a necessidade de harmonizar a sua vida aos ritmos naturais do corpo.

Como funciona?

Assim como cada um tem uma digital única, de acordo com as crenças da Ayurveda, cada pessoa tem um padrão distinto de energia, uma combinação específica de características físicas, mentais e emocionais. Também acredita-se que há três tipos básicos de energia chamados de doshas, presentes em todas as pessoas:

  • Vata: a energia que controla as funções corporais associadas ao movimento, incluindo a circulação sanguínea, respiração, piscar dos olhos e batimentos cardíacos. Quando a energia vata está equilibrada, há criatividade e vitalidade. Em desequilíbrio, a vata produz medo e ansiedade.
  • Pitta: a energia que controla os sistemas metabólicos do corpo, incluindo a digestão, absorção, nutrição e temperatura. Em equilíbrio, a pitta leva ao contentamento e à inteligência. Em desequilíbrio, a pitta pode causar úlceras e despertar a raiva.
  • Kapha: a energia que controla o crescimento no corpo. Fornece água a todas as partes do corpo, hidrata a pele e sustenta o sistema imunológico. Em equilíbrio, a kapha é expressada como amor e perdão. Em desequilíbrio, a kapha leva à insegurança e inveja.

Todas as pessoas têm vata, pitta e kapha, mas normalmente 1 ou 2 são dominantes em uma pessoa em particular. Muitas coisas podem perturbar o equilíbrio energético, como o estresse, uma dieta pouco saudável, o clima e relações familiares tensas. O distúrbio aparece como uma doença. Os profissionais da Ayurveda prescrevem os tratamentos para retornar os doshas ao equilíbrio.

De uma perspectiva da medicina ocidental, o alívio do estresse parece ser uma das formas com que a Ayurveda trabalha para ajudar na luta contra as doenças. Por exemplo, estudos mostraram que a meditação transcendental, um componente da Ayurveda Maharishi, reduz a ansiedade. Outros estudos mostraram que a Ayurveda reduz a pressão sanguínea e o colesterol, retarda o processo de envelhecimento e acelera a recuperação de doenças. Muitas ervas utilizadas da medicina ayurvédica têm efeitos antioxidantes, o que significa que podem ajudar a proteger contra doenças a longo prazo, como doenças cardíacas e artrite. Muitos profissionais da Ayurveda também recomendam uma dieta vegetariana, que se acredita ser melhor para o seu coração do que dietas contendo carne vermelha.

Aproveite para avaliar como anda seu nível de Estresse e Ansiedade em nossos testes.

O que devo esperar de um tratamento ayurvédico?

O tratamento ayurvédico concentra-se em equilibrar os doshas. Em sua primeira visita, o profissional solicitará um histórico médico detalhado, verificará o seu pulso, sentirá o seu abdômen, examinará a sua língua, olhos, unhas e pele, e ouvirá o tom de sua voz. O profissional também fará perguntas sobre sua saúde geral, com atenção especial ao seu estilo de vida, dieta, hábitos e ambientações. O profissional, então, recomendará formas de restaurar o equilíbrio natural de seus doshas, o que quase sempre inclui mudanças no estilo de vida, especialmente na dieta. Os profissionais têm à sua disposição mais de 20 tipos de tratamento, mas aqueles prescritos com maior frequência incluem:

  • Pranayama: exercícios de respiração. A prática do pranayama ajuda você a sentir-se calmo.
  • Abhyanga: massagear a pele com óleos herbais para elevar a circulação sanguínea e extrair toxinas do corpo pela pele.
  • Rasayana: uso de mantras (palavras ou frases repetidas) durante a meditação em combinação com certas ervas para rejuvenescer uma pessoa.
  • Yoga: combinando pranayama, movimento e meditação. A yoga tem mostrado melhorar a circulação e digestão e reduz a pressão sanguínea, os níveis de colesterol, a ansiedade e dor crônica.
  • Pancha karma: limpeza do corpo para purificá-lo e reduzir o colesterol. Os profissionais utilizam métodos que causam sudorese, movimentos intestinais e até vômito para limpar o corpo de toxinas.
  • Medicamentos herbais: prescrição de ervas para restaurar o equilíbrio de doshas.

Para que a Ayurveda é boa?

O objetivo da medicina ayurvédica é prevenir doenças. Estudos têm sugerido que a Ayurveda pode ser eficiente na redução do risco de doenças cardíacas. Por exemplo, um estudo descobriu que a Ayurveda ajudou a reduzir a placa e reverteu o espessamento das paredes de artérias, conhecido como aterosclerose, tanto em adultos saudáveis quanto em adultos com alto risco de doenças cardíacas. A aterosclerose é uma doença lenta e complexa na qual o colesterol, gorduras e outras substâncias acumulam-se no revestimento interior de uma artéria. Esta formação, conhecida como placa, pode levar a infartos ou derrames.

A combinação de yoga com certos remédios herbais ayurvédicos pode reduzir a dor e a incapacidade em pessoas com artrite.

Diversos remédios herbais ayurvédicos foram examinados, embora algumas vezes faltem estudos de alta qualidade. Por exemplo, guggul (Commiphora mukul), um medicamento ayurvédico tradicional utilizado para tratar o colesterol alto, é amplamente utilizado na Índia. Parece bloquear a produção de colesterol no fígado, reduzindo os níveis de colesterol. As sementes do fenacho (Trigonella foenum graecum) podem reduzir o colesterol "ruim" LDL e os triglicerídeos (gorduras no sangue) e elevar os níveis de colesterol "bom" HDL. Seus efeitos parecem vir de suas habilidades em reduzir a absorção de colesterol pelo intestino e podem estar relacionados ao alto conteúdo de fibras da semente. Este alto conteúdo de fibras das sementes de fenacho também ajudam a controlar o açúcar no sangue se você tiver diabetes.

Outras ervas ayurvédicas estão sendo estudadas para o tratamento da doença de Alzheimer, ansiedade, asma, câncer, demência, dismenorreia (menstruação dolorosa), herpes, pressão sanguínea alta, doença de Parkinson, problemas da perimenopausa e tensão pré-menstrual, entre muitas outras condições. As ervas ayurvédicas combinadas com medicamentos convencionais também podem ser úteis para a acne, constipação crônica, síndrome da fadiga crônica, síndrome do intestino irritado, obesidade e miomas uterinos.

Há riscos?

A maioria das terapias ayurvédicas, como pranayama e rasayana, tem poucas chances de desenvolver efeitos colaterais ruins. As ervas ayurivédicas, entretanto, podem interagir com medicamentos e, como todas as ervas, não são boas para qualquer pessoa. Converse com o seu médico. Além disso, metais pesados, como chumbo e mercúrio, contaminaram alguns suplementos de ervas ayurvédicas. Consulte o seu médico sobre escolher suplementos de qualidade para você e para a sua família. Certifique-se de conversar com o seu médico antes de tentar a Ayurveda, especialmente se você utiliza medicamentos ou se tem uma dieta especial (para o controle de diabetes, por exemplo).

Balasubramani SP, Venkatasubramanian P, Kukkupuni SK, Patwardhan B. Plant-based Rasayana drugs from Ayurveda. Chin J Integr Med. 2011;17(2):88-94.

Baliga MS. Triphala, Ayurvedic formulation for treating and preventing cancer: a review. J Altern Complement Med. 2010;16(12):1301-8.

Bhat S, Lavekar GS. Ayurvedic approach to pathya (ideal diet planning)--an appraisal. Bull Indian Inst Hist Med Hyderabad. 2005;35(2):147-56.

Chopra A, Lavin P, Patwardhan B, Chitre D. A 32-Week Randomized, Placebo-Controlled Clinical Evaluation of RA-11, an Ayurvedic Drug, on Osteoarthritis of the Knees. J Clin Rheumatol. 2004;10(5):236-245.

Chopra A, Lavin P, Patwardhan B, Chitre D. Chainani-Wu N, Silverman S Jr, Reingold A, et al., A randomized, placebo-controlled, double-blind clinical trial of curcuminoids in oral lichen planus. Phytomedicine. 2007;14(7-8):437-46.

Garodia P, Ichikawa H, Malani N, Sethi G, Aggarwal BB. From ancient medicine to modern medicine: ayurvedic concepts of health and their role in inflammation and cancer. J Soc Integr Oncol. 2007;5(1):25-37.

Gautam R, Saklani A, Jachak SM. Indian medicinal plants as a source of antimycobacterial agents. JEthnopharmacol. 2007;110(2):200-34.

Govindarajan R, Vijayakumar M, Pushpangadan P. Antioxidant approach to disease management and the role of ''''Rasayana'''' herbs of Ayurveda. J Ethnopharmacol. 2005;99(2):165-78.

Jurenka JS. Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma longa: a review of preclinical and clinical research. Altern Med Rev. 2009 Jun;14(2):141-53.

Kales SN, Christophi CA, Saper RB. Hematopoietic toxicity from lead-containing Ayurvedic medications. Med Sci Monit. 2007;13(7):CR295-8.

Khalsa KP. The practitioner''''s perspective: introduction to Ayurvedic herbalism. J Herb Pharmacother. 2007;7(3-4):129-42. Review.

Krishnamurthy MN, Telles S. Assessing depression following two ancient Indian interventions: effects of yoga and ayurveda on older adults in a residential home. J Gerontol Nurs. 2007;33(2):17-23.

Mamtani R, Mamtani R. Ayurveda and yoga in cardiovascular diseases. Cardiol Rev. 2005;13(3):155-62.

Manjunath NK, Telles S. Influence of Yoga and Ayurveda on self-rated sleep in a geriatric population. Indian J Med Res. 2005;121(5):683-90.

Narayana A, Subhose V. Standardization of Ayurvedic formulations: a scientific review. Bull Indian Inst Hist Med Hyderabad. 2005;35(1):21-32.

Park J, Ernst E. Ayurvedic medicine for rheumatoid arthritis: a systematic review. Semin Arthritis Rheum. 2005;34(5):705-13.

Samy RP, Pushparaj PN, Gopalakrishnakone P. A compilation of Bioactive Compounds from Ayurveda. Bioinformation. 2008;3(3):100-10.

Singh BB, Mishra LC, Vinjamury SP, et al. The effectiveness of Commiphora mukul for osteoarthritis of the knee: an outcomes study. Altern Ther Health Med. 2003;9(3):74-79.

Singh OP, Das B, Padhi MM, et al. Kushtha (skin disorders) in vedic and other religious literatures -- A review. Bull Indian Inst Hist Med Hyderabad. 2002;32(1):51-55.

Singh RB, Pella D, Otsuka K, et al. New insights into circadian aspects of health and disease. J Assoc Physicians India. 2002;50:1416-1425.

Singh RH. An assessment of the ayurvedic concept of cancer and a new paradigm of anticancer treatment in Ayurveda. J Altern Complement Med. 2002;8(5):609-614.

Siripurapu KB., Gupta P, Bhatia G, et al. Adaptogenic and anti-amnesic properties of Evolvulus alsinoides in rodents. Pharmacol Biochem Behav. 5-14-2005.

Sreemantula S, Nammi S, Kolanukonda R, et al. Adaptogenic and nootropic activities of aqueous extract of Vitis vinifera (grape seed): an experimental study in rat model. BMC.Complement Altern Med. 1-19-2005;5(1):1.

Subapriya R, Nagini S. Medicinal properties of neem leaves: a review. Curr Med Chem Anti-Canc Agents. 2005;5(2):149-6.

Subhose V, Srinivas P, Narayana A. Basic principles of pharmaceutical science in Ayurveda. Bull Indian Inst Hist MedHyderabad. 2005;35(2):83-92.

Thabrew M I, Senaratna L, Samarawickrema N, et al. Antioxidant potential of two polyherbal. preparations used in Ayurveda for the treatment of rheumatoid arthritis. J Ethnopharmacol. 2001;76(3):285-291.

Tripathi YB. Molecular approach to ayurveda. Indian J Exp Biol. 2000;38(5):409-414.

Tripathi YB, Tripathi P, Arjmandi BH. Nutraceuticals and cancer management. Front Biosci. 5-1-2005;10:1607-1618.

Ulrich-Merzenich G, Panek D, Zeitler H, Vetter H, Wagner H. Drug development from natural products: exploiting synergistic effects. Indian J Exp Biol. 2010;48(3):208-19.

Vayalil PK, Kuttan G, Kuttan R. Protective effects of Rasayanas on cyclophosphamide- and radiation-induced damage. J Altern Complement Med. 2002;8(6):787-96.

Virdi J, Sivakami S, Shahani S, et al. Antihyperglycemic effects of three extracts from Momordica charantia. J Ethnopharmacol. 2003;88(1):107-111.

Wu J, Xia C, Meier J, et al. The hypolipidemic natural product guggulsterone acts as an antagonist of the bile acid receptor. Mol Endocrinol. 2002;16(7):1590-1597.

comentários

  • Naturopatia

    Especialidade de saúde com terapias e métodos naturais para o bom funcionamento do organismo e prevenção.

  • Osteopatia

    Técnicas manuais que estimulam as articulações e a capacidade de recuperação do corpo sem medicamentos e cirurgias.

  • Técnicas de Relaxamento

    Métodos que auxiliam o relaxamento muscular, nervoso e mental para equilíbrio e tranquilidade.