Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Fale com a Redação

Sáb, 12/01/2013 às 21:32 | Atualizado em: 12/01/2013 às 21:33

Campeões contam a história da tradicional travessia

Luiz Teles

Você:


Seu Amigo:


Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com ","(vírgula).

Ex.: nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Máximo 200 caracteres


(*) Todos os campos são obrigatórios

Reportar Erro:

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo A TARDE preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Máximo 200 caracteres

(*) Todos os campos são obrigatórios

-A A+
  • Lúcio Távora | Ag. A TARDE

    Ana Marcela é bicampeã geral da prova que exige muito preparo e concentração do atleta - Foto: Lúcio Távora | Ag. A TARDE

    Ana Marcela é bicampeã geral da prova que exige muito preparo e concentração do atleta

Após 49 edições repletas de emoções e muitas braçadas no mar, a Travessia Mar Grande / Salvador chega hoje à sua 50ª prova, cheia de vitalidade. A prova, que tem largada neste domingo, 13, às 8h, da Praia do Duro, em Mar Grande, e chegada no Porto da Barra, cerca de duas horas depois, exala tradição e é um marco do calendário esportivo baiano.

Como disse Manoel Tosta, vencedor da 2ª Mar Grande-Salvador (1956): "Por si só, sair de Mar Grande a nado e chegar a Salvador já é um grande feito. Vencer a prova é indescritível". E ele tem razão. Rogério Arapiraca, coordenador-geral da Travessia e diretor-técnico da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), diz que a Mar Grande / Salvador é um desafio sem igual para os atletas.

"São 12 km de uma prova que tem uma correnteza forte e muitas peculiaridades. É preciso muita técnica e preparo para vencer. Completá-la é certamente um orgulho para guardar para o resto da vida", disse.

Relatos de outros grandes campeões da prova criada pelo jornalista Genésio Ramos, ex-editor de esportes de A TARDE, reforçam as palavras de Arapiraca. "É uma prova muito técnica e às vezes temos que contar também com a intuição. Não existe um caminho obrigatório. O Elevador Lacerda e o Farol da Barra são os parâmetros dos nadadores, mas tem que sentir a correnteza para saber o lugar certo de apontar e chegar com mais velocidade próximo ao Porto da Barra", conta o experiente Lourival Quirino, pentacampeão e maior vencedor da Mar Grande / Salvador (1989, 1991, 1992, 1994 e 1995).

Na água aos 74 anos - Marília Barreiros, 74 anos, primeira mulher a concluir a Travessia, em 1957, e que vai nadar a prova de hoje, diz que o tamanho do desafio só é comparável à grandeza da satisfação de cruzar o funil de chegada. "Ouvi a transmissão da primeira travessia pelo rádio, em 1955, e disse que no ano seguinte participaria. Mas fiquei frustrada no segundo ano porque não tinha 18 anos para competir. Só no terceiro consegui participar. Saímos quatro mulheres, mas as outras três desistiram. Tive uma felicidade incrível ao completar a prova", lembra.

Outra mulher a fazer história na Travessia foi a bicampeã do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, Ana Marcela Cunha. Em 2006, aos 13 anos, sagrou-se a mais jovem campeã. Dois anos depois, em 2008, um feito repetido apenas por ela mesma, em 2012: venceu a prova superando os concorrentes masculinos e femininos, ficando com o título geral.

"A prova tem muitas decisões difíceis de serem tomadas. Há sempre a conversa com o guia e há muito de sua intuição também. Em 2007, tomei a decisão de ir direto para o Porto da Barra e perdi. Já em 2008 e 2012, escolhi certo e fui primeira no geral. Há o fator da condição do mar, de ver as estratégias dos outros nadadores. Já disputei a Mar Grande diversas vezes e o que posso dizer é que cada uma é bem diferente da outra", disse Ana Marcela.


Publicidade

Publicidade

comentários(0)
  • comentar

    Esqueceu sua senha?

    Digite aqui seu e-mail

    Esqueceu seu login e/ou senha?

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

outras notícias

10/01/2016 às 13:13

Nadador paraolímpico completa Travessia antes de 4h - Foto: Lúcio Távora| Ag. A TARDE

Nadador paraolímpico completa Travessia antes de 4h

02/01/2016 às 20:30

Allan do Carmo vira o ano treinando para a travessia - Foto: Arquivo Pessoal

Allan do Carmo vira o ano treinando para a travessia

10/01/2016 às 09:14

Allan do Carmo e Márcia Santos faturam travessia - Foto: Divulgação

Allan do Carmo e Márcia Santos faturam travessia

13/12/2015 às 08:00

Allan e Ana confirmam presença na Mar Grande/Salvador - Foto: Hannibal Hanschke l Reuters l 30.07.2015

Allan e Ana confirmam presença na Mar Grande/Salvador

< >

Imprimir

imagem

Antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente.

Se preferir, envie por e-mail ou gere um arquivo em .pdf

Deseja realmente imprimir? nãosim

Botão Fechar
Copyright © 1997 - Grupo A TARDE.Todos os direitos reservados.
Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA. CEP: 41.820 - 570 Tel.: ( 71 ) 3340 - 8500 | Redação: ( 71 ) 3340 - 8800
últimas notícias