Acompanhamos, com as melhores expectativas, o lançamento deste veículo eletrônico de informações sobre a Reitoria da PUC Minas, a newsletter digital Canal Aberto. O comunicado terá periodicidade similar à do Jornal PUC Minas, com três edições semestrais, e reunirá as informações mais importantes relativas às ações da nossa Reitoria. Com a newsletter Canal Aberto, avançamos, temos certeza, no nosso objetivo de construir uma convivência transparente, objetiva e fraterna.

Certamente este novo veículo informativo contribuirá, também, para que toda a comunidade acadêmica acompanhe, mais diretamente, nosso trabalho cotidiano na compreensão e participação das ações e processos tão desafiadores que se colocam para nossa Universidade.

No momento em que a PUC Minas comemora meio século de uma belíssima e feliz trajetória, renovo o convite para que, juntos, continuemos a construção deste sonho. Que cada um de nós coloque para si, com o necessário arrojo e imprescindível amor à educação, o desafio que um dia tocou o coração de Dom Cabral: inventar uma universidade que, afetiva e efetivamente, dê sua contribuição para uma sociedade mais digna e justa e um mundo mais humano.

Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor

"No momento em que a PUC Minas comemora meio século de uma belíssima e feliz trajetória, renovo o convite para que, juntos, continuemos a construção deste sonho."
PUC Minas entre as melhores do país

O Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, divulgado no dia 8 de setembro, confirmou a PUC Minas entre as melhores instituições de ensino privado do País. A nota máxima que pode ser alcançada pelas instituições é 5. O dado é importante, pois a PUC Minas faz parte de um grupo de 4,9% das instituições privadas que atingiram a nota 4. No Estado, a Universidade ocupou o primeiro lugar entre as particulares.

O IGC mede, em cada instituição, a qualidade de todos os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos em campi e municípios onde atua. O índice mostrou, ainda, que as instituições de ensino confessionais são preponderantes entre as universidades privadas com melhor avaliação. Ao lado da PUC Minas estão outras universidades católicas, como a PUC de São Paulo, PUC do Rio de Janeiro e PUC do Rio Grande do Sul.

Marta Carneiro
Atuação cada vez mais estratégica

A Reitoria anunciou, no dia 5 de setembro, os primeiros resultados de um ano de profundas reflexões sobre a estrutura universitária. As alterações propostas são decorrência do trabalho não só da administração superior, mas de 30 comissões, que durante seis meses se dedicaram à produção de um diagnóstico que retratou o funcionamento administrativo e acadêmico da PUC Minas.

O objetivo foi o de subsidiar a Reitoria a preparar um novo desenho da Universidade, capaz de colocá-la ainda mais ágil e mais forte para enfrentar o quadro de mudanças estabelecidas para a educação superior do Brasil, na última década.

Para isso, como previsto estatutariamente, as propostas de alterações serão encaminhadas para apreciação pelo Conselho Universitário.

Entre as mudanças já ocorridas, relacionamos a nomeação de novos diretores e pró-reitores de campi e unidades, informadas no quadro ao lado.

Pró-reitoria Adjunta da PUC em Betim:
Prof. Eugênio Batista Leite

Pró-reitoria Adjunta da PUC em Contagem: Profª. Maria José Viana Marinho de Mattos

Pró-reitoria Adjunta da PUC em Poços de Caldas: Prof. Iran Calixto Abrão

Pró-reitoria Adjunta da PUC no São Gabriel: Prof. Miguel Alonso Gouvêa Vale

Diretoria Acadêmica de Betim:
Prof. Marcos André Kutova

Diretoria Acadêmica do Barreiro:
Profª. Maria do Socorro Araújo

Diretoria da Editora PUC Minas:
Prof. Geraldo Márcio Alves Guimarães
Cinqüentenário é destaque na Câmara Menção honrosa para práticas de estágio
"A postura agora é de gratidão. Nossa palavra é obrigado e a nossa vida é servir com muita alegria nessa casa de todos que se chama Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais". Com essas palavras, o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, encerrou a solenidade de homenagem da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte aos 50 anos da PUC Minas, na noite de 9 de setembro, no Plenário Amynthas de Barros. A iniciativa foi do vereador Arnaldo Godoy (PT). Leia mais
A PUC Minas recebeu, pelo segundo ano consecutivo, menção honrosa em premiação concedida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por ter as melhores práticas de estágio e pela inserção dos estudantes nas empresas. A premiação, realizada no dia 20 de agosto, no auditório da Fiemg, foi recebida pela coordenadora de Estágio Integrado da Universidade, professora Evanilde Maria Martins.
Dom Mol recebe homenagens

O reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, recebeu, no dia 16 de julho, a Medalha do Dia de Minas, em Mariana. A comenda é concedida pelo Governo de Minas Gerais, por ocasião das comemorações do Dia do Estado de Minas Gerais, e é destinada a personalidades de destaque em sua área de atuação.

Dom Mol foi também agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho – Categoria Grande Oficial, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A cerimônia de entrega da medalha foi no dia 11 de agosto, na sede do TST, em Brasília.

Ainda em agosto, no dia 27, o reitor recebeu a Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida, do Mérito Educacional e de Responsabilidade Social, conferida pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), a personalidades e organizações que, por suas ações afirmativas, cumprem importante papel no campo da responsabilidade social.

Wellington Pedro/Imprensa MG
Governador Aécio Neves cumprimenta o reitor da PUC Minas, um dos homenageados do Dia de Minas.

Vice-reitora se reúne com embaixador do Irã
O embaixador do Irã no Brasil, Mohsen  Shaterzadeh, esteve no campus Coração Eucarístico no dia 28 de agosto, quando foi recebido pela vice-reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, pelo chefe de Gabinete, professor  Paulo  Roberto de Sousa, e pela professora  Cynthia Soares Carneiro, assessora da Secretaria de Relações Internacionais.

Durante o encontro, do qual participaram também o chefe da Sessão Econômica e Comercial da Embaixada do Irã, Esmael Razaghi, e a empreendedora Pública da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Thaís Mascarenhas, o embaixador do Irã contou um pouco da história de seu país, destacou alguns pontos fortes da economia e pesquisa iranianas e manifestou o desejo de manter uma cooperação científica e de intercâmbio  com a PUC Minas. Em seguida, ele proferiu a palestra Parâmetros da Potência no mundo Atual, para estudantes de vários cursos.
Marta Carneiro

O embaixador do Irã no Brasil, Mohsen  Shaterzadeh

Vice-presidente da Fiat Powertrain visita campus para conhecer parcerias
A criação de uma comissão composta por engenheiros da Fiat Powertrain – empresa do grupo Fiat responsável pelo desenvolvimento de motores e combustíveis alternativos – e professores do Instituto Politécncio (Ipuc) para estudar inovações tecnológicas na área de Engenharia e a proposta de reativação do programa de estágio Visitas Técnicas.

Esse foi o resultado da visita à PUC Minas do vice-presidente da Fiat Powertrain, Rinaldo Rinolfi, e do superintendente para a América Latina, Franco Cirani, junto com outros profissionais da área de Engenharia da empresa, no início de agosto. Eles estiveram na Universidade para conhecer as parcerias existentes entre a Fiat e a PUC Minas e debater o projeto de ampliação do Centro Tecnológico Automotivo – um conjunto de laboratórios vinculado ao Ipuc.

Os executivos foram recebidos pelo reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, pela vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, e por outros membros da administração superior, além de professores do Ipuc.
Marta Carneiro

Os executivos da Fiat Powertrain João Medeiros, Franco Ciranni e Rinaldo Rinolfi foram recebidos por Dom Mol

Entre em contato: canalaberto@pucminas.br