Televisão • Home• Revista 11/6/2007
FOCO
A PEDRA DO REINO
O Brasil de Quaderna para milhões

Daniel Schenker Wajnberg

Envie esta matéria para um amigo
Microssérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho comemora os 80 anos do escritor Ariano Suassuna

Leia também

Cinema
Exposição
Música
Livros
Teatro
Internet
Televisão
Gastronomia

Os diferenciais estabelecidos por Luiz Fernando Carvalho na televisão são claros: reação à velocidade “vapt-vupt” em favor de um ritmo mais contemplativo e defesa de uma minuciosa preparação dos atores. Depois de Os Maias, de Eça de Queiroz, e Hoje É Dia de Maria, de Carlos Alberto Soffredini, o diretor mergulha no universo de A Pedra do Reino, transposição do livro de Ariano Suassuna, O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vaie- Volta, que estréia na terçafeira 12, na Globo, às 22h40.

O escritor, que completa 80 anos no sábado 16, teve participação ativa na realização da microssérie de cinco capítulos, o primeiro exemplar do projeto Quadrante. “No período da preparação do roteiro, Suassuna acompanhou nosso estudo sobre o livro. Bráulio Tavares, Luís Alberto de Abreu e eu moramos em sua fazenda. Depois, no galpão de ensaios, conversou com os atores e visitou as filmagens”, conta Carvalho. “A idéia de adaptação me parece redutora. O que busco é uma espécie de resposta aos textos, uma reação criativa à leitura e à literatura.”

Filmada em Taperoá (PB), A Pedra do Reino conta com elenco liderado por Irandhir Santos, que vive o protagonista Quaderna, Marcélia Cartaxo, Luiz Carlos Vasconcelos e Cacá Carvalho, além de um time de atores nordestinos. “A maior alegria foi me entregar ao mistério de tantos talentos locais. Soaria imitativo falar de um Brasil tão profundo sem representantes tão oficiais”, afirma Carvalho, que define a microssérie como “um organismo audiovisual”.

O processo é lembrado com entusiasmo pelos atores. “Acordávamos às 7h e trabalhávamos o dia inteiro. Luiz Fernando estava presente em todas as etapas, incluindo cenografia, figurino e maquiagem”, relembra Marcélia, que faz Tia Filipa. Escalado para interpretar o cruel Arésio, Luiz Carlos Vasconcelos investiu num trabalho de desconstrução. “A Pedra do Reino foi como a minha volta ao teatro”, afirma ele.

LITERATURA NA TEVÊ

O PROJETO QUADRANTE , DIRIGIDO POR LUIZ FERNANDO CARVALHO PARA A GLOBO, CONTARÁ COM A ADAPTAÇÃO DE OUTROS LIVROS.

CAPITU, a partir de Dom Casmurro, de Machado de Assis

DOIS IRMÃOS, de Milton Hatoum

DANÇAR TANGO EM PORTO ALEGRE, de Sergio Faraco

ELES ERAM MUITOS CAVALOS, de Luiz Ruffato