A profissão do futuro , matéria, capa, youtubers

A profissão do futuro

O Youtube tem revelado talentos em torno de todo o planeta. Em Ribeirão Preto, jovens contam como atingiram o sucesso. Alguns já passam de 250 milhões de visualizações em seus vídeos

A internet, já há algumas décadas, tem movimentado bilhões de pessoas ao redor do mundo. Essa demanda atrai cada vez mais investidores, que buscam por uma chance no mercado on-line, o que proporciona a criação de sites e novas formas de interação. Parte disso, o site Youtube tem sido o maior divulgador de conteúdo alternativo no formato de vídeos. Na plataforma, há material destinado a todos os públicos, que podem ser postados por qualquer pessoa. 

Fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros da internet, o Youtube permite aos usuários que carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (alguns com restrições), mais de um bilhão de usuários — quase um terço de acessos na internet — já visualiza os vídeos que estão no site. De acordo com dados divulgados pelo Google (que detém o YouTube), a cada dia, pessoas assistem a milhões de horas de vídeos no Youtube e geram bilhões de visualizações, sendo 80% fora dos Estados Unidos. 

No Brasil não é diferente e milhares de pessoas publicam os próprios conteúdos. Mas se destacar nesse universo digital não é tarefa fácil. A explosão no país veio em 2010, com seis canais semelhantes aos programas de televisão, que produzem até hoje conteúdos diferentes. Essa época ficou conhecida como “Era de Ouro”, por ter sido o berço de nomes hoje famosos entre os internautas. Felipe Neto e o Não Faz Sentido, PC Siqueira e o Maspoxavida, Cauê Moura e o Desce a letra, Kéfera Buchmann e 5incoMinutos, Iberê Thenório e o Manual do Mundo e, por fim, o Monark com o canaldoMonark. A soma das visualizações desses seis canais batia 2.341.444.947 até o momento desta publicação. Esse número significa quase 12 vezes a atual população brasileira, estimada em 200 milhões de cidadãos. 

Esses publicadores de conteúdo em vídeo na internet fizeram do Youtube um meio de negócios. Empresas de todos os setores anunciam ou patrocinam essas pessoas com o intuito de divulgar sua marca. Isso faz com que milhares busquem por uma chance de destaque no circuito em Web. São vloggers, produtores de WebShows, cozinheiros, e tantos outros, que são, hoje, definidos em apenas uma palavra, já considerada profissão: “Youtubers”. 

Em Ribeirão Preto, essa nova forma de entretenimento tem feito com que muitas pessoas ganhem destaque, não só na região, mas em todo país e até no exterior. Christian Figueiredo, paulista de 21 anos, destacou-se com vídeos de conselhos a adolescentes. Com mais de 400 milhões de visualizações, o garoto possui atualmente dois livros publicados pela editora ribeirãopretana Novo Conceito. As obras estão entre as cinco mais vendidas do Brasil. “Comecei meu canal Eu fico loko em 2010, ainda no ensino fundamental, como um hobby. Era a minha maneira de extravasar, já que sempre sonhei em ser cineasta. O sucesso veio aos poucos e, hoje, recebo uma multidão de fãs sempre que participo de algum evento. É surreal, algo que não esperava. Meu próximo projeto virá no ano que vem. Teremos um filme sobre o Eu fico loko rodando os cinemas de todo o Brasil. Só tenho a agradecer as pessoas que me acompanham nessa jornada”, conta Christian. 

Nessa rede, o sucesso é tamanho que as pessoas já optam pela internet no lugar da televisão, considerada por muitos da nova geração como “falecida”. O ramo de games, responsável pelo maior canal do Youtube no mundo — o PewDiePie, com 10 bilhões de views, apresentado pelo sueco Felix Kjellberg — também tem um grande representante em Ribeirão Preto. O canal T3ddy Games, feito por Lucas Olioti, nasceu no dia 15 de janeiro de 2012. Dessa data em diante, já são quase dois milhões de inscritos e 250 milhões de visualizações do conteúdo. Na comparação com sua terra natal, seriam necessários aproximadamente 375 munícipios de Ribeirão Preto para chegar a esse total.

Chamado de Teddy pelo público, o jovem engrenou no Youtube por assistir a muitos canais já famosos da época. “Um dia pensei: quero fazer parte dessa galera que faz conteúdo na internet. Na época, eu estudava e fazia curso técnico em informática, além de trabalhar  com meu irmão em uma empresa de web design”, relembra.

Teddy explica que seu conteúdo se resume a humor. “Não é que eu seja o cara mais engraçado da internet, mas sou bem-humorado e as pessoas se sentem entretidas ao me assistir. Comecei com os jogos e hoje faço todo tipo de coisa, como vlog e desafios, tanto é que não sou mais considerado apenas um gamer. Minha profissão é ser um youtuber e mostrar o que tenho vontade”, diz. 

Esses jovens contam como lidam com a fama e ficam satisfeitos quando são reconhecidos nas ruas por causa dos vídeos. “Lidar com o público é muito gostoso, não sei explicar, mas quando uma pessoa te admira a ponto de te seguir na vida, é uma sensação muito gratificante. No começo, criei o canal já com o intuito de crescer nesse ramo, não esperava chegar onde estou, mas sabia que, com determinação, alcançaria meus objetivos. Hoje, meu ganho se deve aos meus vídeos na internet”, finaliza Teddy, que ainda conta que no próximo ano vem novidade por aí.

Vlog

Outra garota de Ribeirão Preto também conquista fãs por todos os cantos do país. Mello Collela estreou seu canal aos 13 anos, em 2008, e hoje conta com mais de 12 milhões de visualizações, número superior aos habitantes da cidade de São Paulo. Mello ressalta que nunca teve a intenção de ficar famosa, apenas queria compartilhar um pouco da sua vida. No entanto, o resultado foi melhor que o esperado. “Ao ganhar minha primeira câmera digital filmadora, simplesmente me apaixonei pela ideia de fazer vídeos, então, comecei a filmar momentos da minha rotina e resolvi postar na internet porque queria exibir no meu Orkut, que era a rede social mais popular naquela época”, conta Mello. 

Atualmente, a jovem tem 21 anos e cursa publicidade na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Segundo a estudante, seu conteúdo mudou ao longo do tempo: hoje, os vídeos são mais centrados em assuntos constantes na vida de uma pessoa. “Escolho um tema, que desenvolvo em mais ou menos seis minutos. Isso me deu estabilidade na internet e me tornou original de certa maneira”, explica. 

Moda

Engana-se quem acredita que o Youtube é um lugar em que adolescentes postam apenas determinado conteúdo, ou vídeos aleatórios. A internet é, atualmente, um dos locais por onde mais circula dinheiro, em função da vasta abrangência de públicos. Nesse quesito, uma youtuber tem conquistado meninas de toda região com o seu canal Tomara que caia agora. Com dicas variadas, Giovana Alves, que mora em Ribeirão Preto, prova que toda menina pode ter seu estilo sem sofrer preconceito. 

Com periodicidade semanal, seus vídeos abrangem tudo sobre maquiagem, conteúdos de moda, look do dia, tutoriais e outras recomendações que objetivam elevar a autoestima do público. “Eu sempre gostei de moda, inclusive, queria ser estilista quando eu era criança. Esse sonho funcionou até eu descobrir que não sei desenhar. Antes do Youtube, já possuía meu blog, mas com o incentivo do meu pai, que sempre me estimulou a fazer jornalismo, iniciei as gravações e, uma vez que a gente começa, não tem como parar”, conta Giovana. 

Inspiração

Como já dizia o intelectual canadense Marshall McLuhan, “o meio é a mensagem”. Por conta dos meios que já conhecia em 2010, essa mensagem chegou rápido aos olhos do José Victor. O estudante, inspirado por alguns blogueiros, decidiu iniciar o seu próprio canal no Youtube e hoje conta com quase 8 milhões de visualizações.  Com o foco em cultura Geek, o canal zevicttt traz desde jogos até críticas cinematográficas.

“Sou filiado a TGS, uma das maiores produtoras de conteúdo para o Youtube do planeta. Meu objetivo de vida é continuar sendo feliz. Então, pretendo continuar fazendo meus vídeos do jeito que eu gosto. Sempre gostei e ganho para fazer isso. Meu objetivo no futuro é ser feliz como já sou. Temos de ser amanhã melhor do que somos hoje”, conclui.

Webshow

O ribeirãopretano de 16 anos João Vítor Zanato conquistou um prêmio de expressão para a cidade no início de novembro. O jovem participou do Rio WebFest, uma espécie de Oscar da internet. Sua websérie “Murder” ganhou o prêmio de melhor roteiro de drama entre programas de todo planeta. 

João Vítor conta que, diferente da maioria dos canais, opta por um conteúdo focado em curtas e webséries. O garoto é detentor de três canais no Youtube, sendo “Murder” o de maior expressão até o momento. “Desde 2011, faço programas diversificados para a internet. No princípio era algo bem amador, mas melhorou com o tempo. Sempre optei por falar de variedades, entrevistava artistas que vinham à cidade e criava muitas matérias como as do jornalismo. Hoje, opto por programas em que atuo, escrevo e produzo”, esclarece o adolescente. 

Velocidade

Com apenas quatro meses de vida, o canal Operação Cinema já possui um pequena legião de fãs. O criador e apresentador do conteúdo, Gabriel Dearo, ressalta que já são 10 mil pessoas inscritas e quase 500 mil visualizações. Número precioso, comparado a outros canais da mesma época. “A internet é o futuro já presente. Eu sempre consumi conteúdos on-line, principalmente no Youtube. Sempre amei ver vídeos, acompanhar meus youtubers e artistas favoritos, para entender como tudo funcionava por trás das câmeras. Até que um dia eu parei e pensei, poxa eu poderia fazer meu próprio conteúdo, fazer algo que eu gostaria de assistir. Assim, em parceria com o Lucas Precinoto, editor do canal, surgiu o Operação Cinema”, diz Dearo.

O garoto conta que o Operação Cinema, como o próprio nome diz, é focado em filmes e também em séries, desenhos e outros. “Muitas pessoas pensam que sou um crítico chato de cinema, mas, na verdade, sou como um amigo falando sobre um filme ou uma série. Temos quadros de curiosidades, outro que mostra o antes e o depois dos atores famosos. Sempre apresento de maneira divertida”, conta Gabriel.

Top 10 youtubers nacionais? até o dia da publicação

Porta dos Fundos
10.791.813 inscritos • 2.008.131.070 visualizações

Parafernalha
7.331.345 inscritos • 919.591.414 visualizações

Galo Frito
7.252.062 inscritos • 860.303.847 visualizações

Cinco minutos
6.396.300 inscritos • 498.492.037 visualizações

Canal Nostalgia
4.750.288 inscritos • 331.443.609 visualizações

Não faz sentido
4.637.318 inscritos • 303.040.852 visualizações

Whinderssonnunes
4.540.688 inscritos • 308.670.233 visualizações

VenonExtreme
4.510.801 inscritos • 681.696.254 visualizações

Manual do Mundo
4.323.400 inscritos • 691.204.880 visualizações

Rezendeevil
4.310.977 inscritos • 1.368.783.399 visualizações

Dicionário Web

Vlog:
Videoblogue (Videoblog, Videolog ou Vlog) é uma variante de weblogs cujo conteúdo principal consiste de vídeos. Sua estrutura é geralmente similar a de weblogs e fotologs, possui atualização frequente e constitui-se como um site ou canal pessoal, mantido por uma ou mais pessoas. 

Geek: É uma gíria inglesa referente a pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries. 

Youtuber: Este é o termo dado a quem produz vídeo e pública no Youtube com certa frequência e reconhecimento.
Blogger: Quem possui um Blog e o administra com periodicidade. 

Websérie: Uma websérie ou webshow é uma série de episódios lançados na internet ou por telefone celular e faz parte de um novo meio chamado de web televisão. Sites como Videoblog, YouTube e o MySpace permitem o alojamento e a distribuição das webséries.
Views: Semelhante a visualização, é o termo utilizado na pronúncia de exibições no Youtube.

Vlogger: Videologger, ou popularmente Vlogger, é o termo utilizado para identificar produtores de vídeo pessoais para internet, similar ao termo videomaker, com o diferencial que suas produções têm como objetivo principal a exibição via web.

Gamer: Gamer ou gameplayer geralmente se refere a jogadores de videogame ou de jogos no computador.

Texto: Pedro Gomes
Fotos: Julio Sian, Ibraim Leão e Lucas Chaibub
Agradecimento: Estúdio fotográfico UNAERP

Compartilhar: