Como o glúten pode ser perigoso para a nossa saúde em geral!

Você certamente já se questionou acerca das questões científicas que apelam à eliminação do glúten da nossa alimentação.

Muito se tem falado e poucas conclusões são retiradas. Desta forma e sendo um assunto bastante badalado decidi hoje pegar numa entrevista dada por um dos maiores especialistas do assunto na língua portuguesa.

Segundo o Dr. Rocha, o glúten é considerado “um verdadeiro veneno que está escondido em muitos alimentos saborosos”, como ele chama.

o-que-é-o-glúten

Antes de explicar se o glúten faz mal ou bem, deixe-me mostrar afinal o que é o glúten. Não é mais do que uma proteína que se encontra em diversos cereais, como o trigo, cevada, aveia e centeio.

Normalmente ele encontra-se em vários produtos mascarados como por exemplo as massas, os pães, todo o tipo de bolos e bolachas. Entre outros, que você certamente também já saberá, mas que para o efeito de hoje não iremos abordar.

A sua opinião como médico afinal qual é!

O Dr. Rocha tem se apresentado bastante discreto em relação a esta temática, apesar de ser bastante directo com os seus clientes. Mantém-se alinhado com a sua missão enquanto profissional de saúde e diz que apenas traz para o mercado a informação mais atualizada e com maior poder científico.

Num dos seus vídeos começa por falar como o glúten é responsável pela inflamação crônica em diversas partes do corpo. Cita que um artigo numa das revistas mais conceituadas do momento nesta temática ( a New England Journal of Medicine), listou cerca de 55 doenças que aparentemente estão ligadas ao glúten.

Vou passar a listar algumas das doenças que estão ligadas ao glúten:

– doença do intestino irritável
– osteoporose, anemia
– fadiga, enxaquecas
– depressão
ansiedade
– neuropatias (doenças que lesam os nervos)
– artrite reumatoide
– lúpus

Para além desta relação está a afectar a comunidade científica a alarmar as comunidades, ainda existem mais correlações perigosas. Segundo o Dr. Rocha, grande parte dos alimentos ricos em glúten, predispõem o aparecimento de diabetes e outras doenças associadas, como por exemplo a tensão arterial, colesterol alto, infarto e AVC’s.
Uma pergunta pertinente que se coloca como grande objecção!

as-doenças-ligadas-ao-glúten

O doutor explica que muitas pessoas falam que antigamente os seus avós comiam toda a vida pão e não eram obesos, nem tinham doenças graves.

A resposta mais plausível que o Dr. Rocha costuma dar é que o glúten da altura era diferente do de agora. Pesquisas têm mostrado que as doses de glúten presente é maior do que antigamente, para não falar que é bem mais maléfico face às alterações sugeridas pela indústria alimentar.

No seu consultório o doutor revela que muitas pessoas têm apresentado bons resultados adoptando este tipo de dicas na sua alimentação.

Um das alterações que aprendi com o doutor foi como ele próprio aprendeu a fazer alguns dos seus pratos em casa sem glúten. Um dos mais apetecíveis é o pão em glúten que ele faz em casa e que se tem revelado bastante saboroso, e pode saber como viver sem glúten aqui.

No vídeo abaixo o Dr. Explica detalhadamente: