Série ASérie BEuropa
atletico-goatletico-mgatletico-pravaibahiabotafogochapecoensecorinthianscoritibacruzeiroflamengofluminensegremiopalmeirasponte-pretasantossao-paulosportvascovitoria
abcAmerica-MGBoa Esporte Clubebrasil-de-pelotascearacrbcriciumafigueirensegoiasguaraniinternacional1909juventudelondrinaluverdensenauticooesteparanapaysandusanta-cruzvila-nova
arsenalatm_logobarcelonabayern-de-muniquebenficaborussia-dortmundchelseainter-de-milaojuventus-fc-logoliverpoolmanchester-citymanchester-unitedmilanmonacoparis-saint-germainportoreal-madridAs-Romasevillashakhtar-donetsktottenhamvalencia

- Atualizado em

Nem sempre ganha o melhor:
'Tragédia do Sarriá' faz 30 anos

Zico, Falcão & Cia. contam ao Esporte Espetacular as alegrias e tristezas da trajetória da Seleção de 82 até a derrota para a Itália, de Paolo Rossi

Por Espanha

Mesmo 30 anos depois, ainda há o que dizer sobre a traumática eliminação da Seleção para a Itália na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. A derrota por 3 a 2, com três gols de Paolo Rossi, quando a geração de Zico, Falcão, Sócrates & Cia. podia até empatar para chegar às semifinais, ganhou nome, 'Tragédia de Sarriá', e proporcionou muitas histórias, de antes e depois do trauma. São momentos inesquecíveis, dentro e fora das quatro linhas, que os envolvidos revelam ao Esporte Espetacular três décadas depois, completadas exatamente no próximo dia 5 de julho.

- Na saída, eu me lembro que tinha uma faixa. Nós pegamos o ônibus para o hotel e a vi, escrita em espanhol, dizendo assim: “Valeu Brasil! Nem sempre ganha o melhor”. Isso é o nosso troféu, esse é o troféu que aquela seleção tem, o reconhecimento – disse Falcão, hoje treinador do Bahia.

Júnior 82 (Foto: Reprodução/TV Globo)Júnior gravou samba antes da Copa de 1982 (Foto: Reprodução/TV Globo)

Mestre Telê, o artífice do esquadrão

O responsável pelo encantamento daquele time foi o técnico Telê Santana. Em Minas Gerais, seu filho Renê Santana mantém um pequeno museu sobre o pai com peças valorizadas, como quadros com pinturas que retratam momentos da campanha. A ideia de Renê é preservar as ideias do pai.

O bom trabalho não é uma garantia para vencer, mas é o caminho para vencer "
Renê Santana, filho de  Telê

- Ele tinha muita vontade de realizar um grande trabalho. E foi isso o que aconteceu. O bom trabalho não é uma garantia para vencer, mas é o caminho para vencer – disse Renê.

Voa canarinho, voa

Foi com esse espírito de vitória que a delegação partiu para a Espanha, há 30 anos, decidida a realizar o sonho do tetra. Pouco antes do embarque rumo ao Velho Mundo, Júnior “Capacete” gravou o samba “Voa canarinho, voa” que virou símbolo daquele time.

- Nós estávamos concentrados, e o Alceu do Cavaquinho, meu compadre, me ligou e falou: “Olha, eu estou com uma música aqui”. Era um cassete naquela época. Quando eu coloquei para escutar, chamei o Edvaldo e falei: “Deva, escuta isso aqui”. Ele escutou e elogiou – disse Júnior.

Foi ao ritmo do samba gravado por Júnior que o Brasil viajou. Antes de chegar ao país-sede daquele Mundial, a delegação desceu em Portugal para um período de treinos.

- Encontramos uma atmosfera ultrafestiva, um calor danado. Parecia o Brasil, o Rio de Janeiro – afirmou o atual comentarista da TV Globo.

Elogios ao adversário

Se o resultado não foi bom, as outras coisas compensaram"
Júnior

O Brasil seguiu viagem, encantou na primeira fase, com vitórias sobre União Soviética, Nova Zelândia e Escócia, e se classificou para as quartas-de-final, disputadas num triangular na Copa de 1982. Enfrentou a Argentina de Maradona, campeã do mundo em 78. Com uma vitória por 3 a 1, partiu com moral para enfrentar a Itália, que havia se classificado na etapa de grupos sem ganhar uma partida e vinha de uma vitória sobre os hermanos. Podendo até empatar, foi justamente contra os italianos que a Seleção experimentou o sabor mais amargo na Espanha.

- O time da Itália tinha Zoff no gol, que, talvez, fosse o melhor goleiro da Europa. Tinha Cabrini, que era o melhor lateral, Scirea, que era o melhor líbero. Tinha Tardelli, tinha Bruno Conti... Era um timaço – argumentou Falcão, que na época já atuava na Itália, pelo Roma.

Falcão 82 (Foto: Reprodução/TV Globo)Falcão lembra com respeito dos adversários da seleção italiana (Foto: Reprodução/TV Globo)

Cabeça erguida

Mesmo derrotada e eliminada, após voltar para casa, a Seleção Brasileira deixou saudades na Espanha. Basílio, dono do bar do hotel onde os jogadores do Brasil ficaram hospedados, afirma nunca ter visto nada igual ao clima da ocasião.

- Em todos esses anos trabalhando aqui, nunca vi gente como os brasileiros. Pessoas simpáticas, agradáveis. Ninguém importunava ninguém – afirmou.

Apesar do resultado negativo, Júnior confirma o clima positivo do time ao se recordar do Mundial da Espanha.

- Eu, quando lembro da Copa de 82, me alegro. Pra mim é motivo de satisfação. Conheci tanta gente... Se o resultado não foi bom, as outras coisas compensaram. Pelo menos pra mim. Quando o time adversário tinha a bola, parava a música e ficava só marcando “pam-pam-pam, Brasil! Pam-pam-pam, Brasil” – finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Michel Franco
    2012-07-01T13:16:41

    PARTE 3 : Obrigado a todos esses artistas da bola por terem proporcionado um inesquecível espetáculo, e ainda com certo "rancor" agradeço ao camisa 20 de nome Paolo por ter marcado a minha infância. Glenda, pensei que eu seria o único a pagar mico: desmanchei-me em lágrimas também, tentei me conter, mas não deu, pois foi uma época mágica de minha infância. Obrigado ZICO, JUNIOR e CIA !!!

  • Michel Franco
    2012-07-01T13:13:27

    PARTE 1 :Máquina do tempo ! Voltei à minha infância e ao período mágico de minha vida. Sou Flamenguista e em 82 o Flamengo era o recém-campeão do mundo, com um time que era uma verdadeira Seleção (13 / 12 / 1981) e que dava o tom àquela inesquecível Seleção Brasileira (Zico, Junior e Leandro), mas que o continha um BRASIL de craques de outros times: (continua na segunda mensagem)...

  • Rodrigosalessousa
    2012-07-01T13:02:47

    vao se passar 100,200 anos mais esssa seleção sera historica!pelos jogadores q passaram por ela!eu nasci um mes depois dessa copa,mais parece q eu vi pois cada ves q eu vejo alguma reportagem sobre essa seleção de 82 me emociono!vlw galera do esporte espetacular pela essa linda homenagem!

  • Leandro Feitosa
    2012-07-01T13:01:21

    EMOCIONANTE E UMA BELA REPORTAGEM!!! VALEU BRASIL!!!!

  • Iverton Santos
    2012-07-01T12:58:18

    O Brasil tem orgulho de dizer que vc foram,são eserão para sempre nossos heróis

  • Rodrigo Rocha
    2012-07-01T12:55:42

    Tenho 32 anos, e não pude curtir essa que foi disparada a melhor seleção Brasileira de todos os tempos! Não sei de quem partiu a idéia de fazer essa matéria, mas me emocionei de montão! Estou tentando resumir com palavras toda essa emoção! Parabéns pela EXCELENTE MATÉRIA! Uma Homenagem mais que justa para todos que estiveram envolvidos na copa daquele ano. Uma pena ter demorado tanto tempo. Parabéns, Melhor matéria de esporte que assisti!!

  • Kleudo Santos
    2012-07-01T12:53:32

    RELEMBRAR ESSA TAL ÉPOCA PARA MIM É NOSTÁLGICO, AINDA NAO TINHA NASCIDO, PORÉM A MELHOR SAFRA DO NOSSO FUTEBOL JOGOU AQUELA COPA. DENTRO ELES UM DOS MAIORES NOMES QUE PASSARAM PELO SAO PAULO SE NAO O MAIOR. "VILA TELE SANTANA"

  • Valdenio Mesquita
    2012-07-01T12:53:04

    Um show de reportagem, a melhor seleção de todos os tempos. Voa canarinho voa......

  • Hugo Andrade
    2012-07-01T12:50:00

    MUITA TRISTEZA GOSTO NEM DE LEMBRAR

  • Edieliton Sousa
    2012-07-01T12:50:07

    Até hoje lembro a escalação, futebol é isso!!

  • Edieliton Sousa
    2012-07-01T12:47:49

    Grande Seleção, ficou marcada na história mesmo sem levar o Título!!

  • Vamberth Lima
    2012-07-01T13:18:03

    Eu tinha 5 anos em 1982, o e que me recordo era das festas das vitórias, e do choro de minha família na derrota. Então, 30 anos depois, nós estávamos acompanhando a reportagem, e presenciei um DEJA VU, todos chorando de novo, emocionados e saudosos desta grande seleção, que foi muito mehor do que a robótica e previsível seleção de 1994. Parabéns aos jogadores e ao mestre Tele Santana. O defeito da Seleção de 1982 era Serginho Chulapa, Nunes e Reinaldo eram melhores.

  • Paulyer Vidigal
    2012-07-01T13:17:19

    não era nascido na época cheguei no mundo 6 anos depois, mais para quem é apaixonada por futebol não tem como não se emocionar e ficar triste por não poder estar num momento que marcou a historia do no futebol. bom mais com muita alegria vi o brasil vencer 94 e 2002 sem explicação o que passa na mente da gente quando aquilo aconteceu ... ORGULHO DE SER BRASILEIRO E SABER QUE ESTE ESPORTE EM ESPECIAL NO BRASIL UNI MUITA GENTE ...

  • José Oliveira
    2012-07-01T13:31:17

    Muito choro foi a minha recordação pela magia e encanto dessa belissima seleção. A maior seleção de craques quevi jogar. Emocionante reportagem mesmo sendo fã dos narradores Cury e Valdir Amaral as narrações da globo eram de Luciano Do Valle em grande fase e vale o registro tambem de Dirceu que hj nao esta mais com agente junto com o doutor e o grande telê o grande mestre.

  • Lauro Neto
    2012-07-01T13:28:31

    Bela seleção. Tinha o Zico... Maior jogador brasileiro de todos os tempos... Não teve uma Copa do Mundo, azar da Copa do Mundo. Messi pode não ter a sua também, mas será o maior jogador de todos os tempos.

  • Marcos Rizzotti
    2012-07-01T13:27:09

    Foi a seleção dos sonhos de todo o brasileiro naquela década. Eu e minha esposa ficamos emocionados em relembrar imagens marcantes daquela copa. Como dizia a faixa em espanhol, "Nem sempre ganha o melhor". VALEU BRASIL!!!

  • Emerson Degan
    2012-07-01T14:00:51

    Cade o programa em vídeo?

  • Claudia Soares
    2012-07-01T13:56:18

    Parabéns,foi uma reportagem emocionante sobre a Copa de 82! Ser derrotado,realmente foi uma tristeza!Mas nada apaga o brilho que foi aquele time. As vitórias de hoje,não representam a milésima parte do orgulho de termos torcido e chorado com a Seleção de 82!

  • Walter Vidal
    2012-07-01T13:54:46

    Tinha 14 anos, não tenho dúvida foi a maior seleção de todos os tempos. É impossível jogar um futebol melhor do que aquele. Que saudade do mestre Telê, até as entrevistas dele eram especiais, como se uma pessoa, talvez uma personalidade , talvez um grande estadista estivesse sendo entrevistado. O time nem se fala, o golaço de Socrates contra a URSS, Zico com aquele futebol mágico, que pena, que pena...Ficou para a história de qualquer forma. Viva quem era daquela geração que pôde ver o clima do momento no Brasil. Nunca houve nada igual.

  • Francisco Bezerra
    2012-07-01T13:53:13

    Assisti a reportagem no Esporte Espetacular e é inevitável não se emocionar... Acho que foi a grande tragédia da história do futebol, por todos os componentes envolvidos...A comprovação de que o futebol é o maior esporte inventado pelo ser humano

  • Alessandro Santos
    2012-07-01T13:50:03

    Não tem como esquecer, horas antes do jogo a minha bandeira caiu três vezes e o Brasil levou três gols da itália. Seleção inesquecível mesmo.

  • Joao Neri
    2012-07-01T13:44:28

    poxa cade a materia em video queria ver

  • Vamberth Lima
    2012-07-01T13:41:11

    A derrota do Brasil no demolido Estádio Sarrià, na cidade de Barcelona, deve ter sido o embrião do esquema quase infalível do FC Barcelona. Josep Guardiola deve ter assistido o jogo e por isso é o maior plagiador do futebol, pois copiou o esquema tático do Mestre Tele Santana e introduziu no FC Barcelona: Messi é o Zico; Xavi é o Sócrates; Busquets é o Cerezo; Iniesta é o Falcão; Pique é o Oscar; Daniel Alves é o Leandro; é observar, o esquema é o mesmo, tudo com as devidas proporções.

  • Valdir
    2012-07-01T13:38:34

    que bela seleção recordo muito bem, na epoca chorei muito mais convenhamos foi a melhor seleção de todos os tempos. a rede globo estar de parabens por mostrar esse espetaculo de futibol. fiquei emocionado valeuuuuu.

  • Josimar Loiola
    2012-07-01T13:36:49

    nossa...ainda lembro tinha 4 anos ..mas lembro de muitas coisas inclusive meus irmão chorando.