IPVA 2018 MG


Para quem é cidadão de Minas Gerais e possui um veículo automotor há mais de um ano, já deve estar ciente de todos os tributos relacionados a propriedade de um veículo. Assim como o DPVAT e o licenciamento, o IPVA 2018 MG é outro imposto na categoria de tributos obrigatórios que deverão ser pagos no início de cada ano. O não pagamento implicará em uma série de consequências negativas para o motorista, que não poderá regulamentar a situação do seu veículo.


Uma vez irregular, o motorista poderá sofrer uma série de penalidades. Uma delas é ser parado e levar multas por estar com os documentos atrasados – podendo até perder pontos na carteira.


Para que nenhuma consequência negativa aconteça, o motorista deverá estar em dia com o IPVA Minas Gerais relacionado a sua propriedade. Por isso trouxemos todas as informações necessárias para que o motorista – principalmente os de primeira viagem – saibam tudo sobre o IPVA.

IPVA 2018 MG

O Imposto sobre a Propriedade do Veículo Automotor, mais conhecido como IPVA MG, é um imposto estadual, sendo recolhido anualmente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Minas Gerais – Detran MG. Esse tributo é cobrado todos os anos e seu pagamento é realizado, geralmente, acompanhado da primeira parcela do DVPAT 2018 MG – outro seguro obrigatório pago todos os anos.

IPVA 2018 MG

Metade do dinheiro recolhido por meio do IPVA Minas Gerais vai para os cofres do Estado. Outra parte é destinada para o município que registrou aquele veículo. O principal objetivo do IPVA 2018 é recolher dinheiro, não havendo atribuições oficiais para essa verba. Contudo, muitos governadores utilizam esses recursos para construir ruas, melhorar as condições de estradas, assim como realizam investimentos nas áreas públicas que competem ao Estado.

Caso o motorista não estiver em dia com o pagamento do documento, o proprietário do veículo corre riscos de sofrer uma série de penalidades. Para que isso não aconteça, confira a seguir como você poderá consultar quanto um veículo tem que pagar de IPVA.

Consulta IPVA 2018 MG

Por meio do site do Detran MG é possível realizar uma série de consultas a cerca de todos os veículos cadastrados junto ao órgão. Graças a internet, hoje em dia não é mais necessário enfrentar tanta burocracia para consultar simples informações, imprimir boletos/2ª via e outras atividades que, antes da web, demoravam dias para serem realizadas.

Para consultar o valor do IPVA 2018 MG, o motorista poderá acessar o site do Detran para conferir essas informações. Antes de prosseguir, será importante pegar os documentos do veículo que você pretende consultar. Confira, a seguir, todos os passos necessários:


IPVA 2018 MG


Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e clique no endereço a seguir www.detran.mg.gov.br e espere a página carregar por completo.


Passo 2: Agora, você poderá consultar o veículo de duas formas. A primeira é através da marca/modelo do veículo; A outra é pelo número do Renavam. Escolha a melhor opção para você espere a próxima página carregar.


Passo 3: Próximo passo é inserir as informações necessárias. Depois de informar todos os dados do seu carro para fazer a consulta, clique em consultar e espere a outra página carregar. Dentro de poucos segundos você poderá conferir o valor IPVA Minas Gerais.


Tabela IPVA 2018 MG

A tabela IPVA MG funciona como uma espécie de calendário com as datas que os motoristas deverão pagar os impostos – baseando-se no final das placas de seus veículos. Dessa forma, fica muito mais fácil saber o prazo para realizar o pagamento do tributo de acordo com o número do veículo.

O calendário IPVA MG 2018 geralmente é divulgada em dezembro, com as datas de pagamento para o ano seguinte. É divulgada através do site da Secretaria de Fazenda. Para saber quando você deverá realizar o pagamento do imposto, confira a tabela IPVA 2018 MG na imagem a seguir:

IPVA 2018 MG

Pagamento IPVA 2018 MG

IPVA 2018 MGO primeiro passo a fazer é imprimir a sua guia de pagamento. A impressão do documento pode ser realizada no próprio site do Detran MG. Depois de realizar a consulta IPVA 2018 MG do veículo e quanto deverá ser pago de IPVA, o motorista deverá clicar na opção clicar guia de pagamento para poder quitar os seus débitos.

Uma vez com o guia de pagamentos em mãos, chegou o momento de pagar a dívida.

O pagamento do IPVA 2018 MG pode ser pago em qualquer banco, tanto nas caixas, guichês de autoatendimento quanto com as atendentes. Basta o motorista pegar o dinheiro e a conta a ser paga, ir num banco mais próximo e informar a algum funcionário da instituição financeira que deseja pagar tal dívida.


  • Conclusão

Estar em dias com suas dívidas é essencial para viver bem. Especialmente quando se trata dos documentos relacionados ao seu carro/moto. Não pagar o IPVA MG vai te trazer dores de cabeça. Por isso é bom pagar esse imposto quanto antes!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação ao IPVA 2018 MG, deixe um comentário. Boa sorte!

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário