Casa de Ruy Barbosa

Situada no Centro Histórico de Salvador, a Casa de Ruy Barbosa mantém um museu dedicado à memória do grande jurista baiano Ruy Barbosa, contendo seus objetos pessoais e publicações.

Baiano de nascimento, Ruy Barbosa morou até os 16 anos (de 1849 a 1865) numa casa situada na rua que hoje leva o seu nome, no centro da cidade de Salvador. É exatamente nesse local que hoje funciona o Museu Casa de Ruy Barbosa, recentemente reformado e com seu acervo restaurado.

A Casa de Ruy Barbosa foi arrematada em leilão pelo jornalista Ernesto Simões Filho, presidente do Jornal A Tarde, no início do século XX. Após uma frustrada parceria com a prefeitura para transformá-la em colégio, o projeto não vingou e o prédio foi abandonado. Em 1935, a ABI – Associação Baiana de Imprensa, reivindicou e conseguiu posse do casarão. No ano de 1971 fez-se uma restauração geral em função de problemas provocados pela chuva, com a substituição de tudo o que ficou sem condições de uso. Passou também por uma redefinição de suas instalações e recuperação da sua coleção de retratos.

O museu passou a ser gerido e mantido por nossa Faculdade através de um convênio firmado com a seccional baiana da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) desde 1999. A partir de então várias reformas foram necessárias para manter a estrutura física e o acervo intactos.

Percebendo a importância de desenvolver a cultura local, muito bem representada por Ruy Barbosa e outros personagens célebres de nossa história, a Faculdade DeVry | Ruy Barbosa desenvolveu essa parceria com a ABI para devolver à comunidade o espaço do Águia de Haia, como era conhecido o jurista baiano. A casa, que abriga hoje o acervo, é uma reconstituição feita em 1935 no imóvel original, que estava completamente em ruínas, composta por valioso acervo de livros, cartas e manuscritos relacionados a Ruy Barbosa.

No passado, a Casa de Ruy Barbosa chegou a ser invadida por ladrões que roubaram parte do acervo. A maior parte desses objetos foi recuperada e está disponível para exibição ao público. Fazem parte desse acervo, mais de mil volumes sobre o baiano, além de exemplares raros autografados, escritos e/ou traduzidos por ele. Além dos livros, o visitante pode encontrar no museu peças de época, pertences e imagens diversas de Ruy Barbosa e sua família numa emocionante viagem à segunda metade do século XIX e começo do século XX.

Atualmente, a Faculdade DeVry | Ruy Barbosa possui uma parceria com escolas e empresas a fim de manter a memória desse notável jurista sempre viva. Essa parceria consiste em aulas vivas ministradas no próprio museu para escolas de ensino médio, relatando a importância do baiano Ruy Barbosa, sua trajetória, história e a relevância da manutenção daquela casa. Tais aulas acompanham um city tour cultural pelos pontos históricos de Salvador, incentivando a manutenção do espírito regional de nosso povo.

Biografia Ruy Barbosa

Ruy Barbosa de Oliveira nasceu em Salvador em 5 de novembro de 1849 e é considerado um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo. Foi advogado, jornalista, jurista, político, diplomata, ensaísta e orador. Ruy Barbosa participou da Campanha Abolicionista, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Teve papel relevante na política, ganhando projeção internacional durante a Conferência de Paz de Haia (1907), em que defendeu a teoria brasileira de igualdade entre as nações.

Notável orador e estudioso da língua portuguesa, foi nomeado presidente da Academia Brasileira de Letras, sucedendo Machado de Assis. Como jornalista, escreveu para diversos órgãos, em especial “A Imprensa”, o “Jornal do Brasil” e o “Diário de Notícias”, jornal que presidia.

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Casa de Ruy Barbosa

Rua Ruy Barbosa, nº 12

Cep: 40020-070

Centro